RESPEITÁVEL PÚBLICO!

VENHAM TODOS! VENHAM TODAS!

terça-feira, 1 de setembro de 2015

Hoje, não me dê "Parabéns!"... por favor...




“A guerra, que aflige com os seus esquadrões o Mundo,
É o tipo perfeito do erro da filosofia.
A guerra, como tudo humano, quer alterar.
Mas a guerra, mais do que tudo, quer alterar e alterar muito
E alterar depressa.
Mas a guerra inflige a morte.
E a morte é o desprezo do Universo por nós.
Tenho por consequência a morte
A guerra prova que é falsa.
Sendo falsa, prova que é falso
Todo o querer-alterar”
(Alberto Caiero/Fernando Pessoa
Poemas Inconjuntos)


                Há alguns anos, nosso Picadeiro de terra batida e lona furada assim registrou o 1º de setembro:
                “Na história da humanidade, o 1º de setembro é marcado pela invasão Hitleriana com tanques de guerra até os dentes pela fronteira polonesa e, desta invasão, o mundo testemunhou um dos períodos mais sangrentos da história moderna: a Segunda Grande Guerra!
                Hoje, como herança geopolítica deste conflito, a ONU ainda tem como membros do Conselho de Segurança os mesmos vencedores daquele conflito, ainda que a realidade política mundial tenha sido alterada profundamente...
                Qualquer semelhança com o que hoje, no Brasil, alguns ousam celebrar com o “Dia do Profissional de Educação Física” não passam tão distante daquele fato de 1939.
                Ainda que não estejamos falando de “Guerra Mundial”, falamos do assalto violento à luta por uma educação de qualidade, por uma formação comprometida com a transformação social, por uma educação física libertadora.
                Por trás desta data, temos a expressão da opressão, da coerção e da coação, ações idênticas as que o movimento nazista (seguido por Mussolini) empregava contra povos judeus, tchecos, poloneses, austríacos e disseminavam pelo oriente e América Latina.
                Não existe (ainda que alguns queiram) mais ou menos opressão, mais ou menos coação, mais ou menos coerção... são todas elas violência. Foi assim na II Grande Guerra, é assim com o Conselho Federal de Educação Física e seus regionais, o Sistema CONFEF/CREF.
                Não defender, no olhar à história da humanidade, os princípios do nazismo é, igualmente, não defender os princípios deste sistema, expressão explícita da coisificação do homem e (da manifestação defesa em colocar) “trabalhador/a contra trabalhador/a”.
                A lição é a mesma: aprendemos com a História, passada e presente, o preço de nossa ilusão, ignorância e, principalmente, de nossas próprias correntes!”

                Naquele não tão distante ano de 2010, mantínhamos a nossa posição de estarmos ao lado da Classe Trabalhadora e dos/as Trabalhadores da Educação Física (PROFESSORES/AS) e, portanto, na trincheira oposta ao Sistema CONFEF/CREF.
                – Dá pra parar com esses termos de baixo calão??? (Palhaço).
                – Perdoe-me, Strovézio... mas para expor minha posição, tenho que citar o inimigo.
                Houve, à época, alguns “protestos”, centrados, precisamente, à minha analogia acerca do 1º de setembro entre o início da Segunda Guerra Mundial e o Dia do Profissional de Educação Física... e, claro, as ofensas a este humilde apresentador.

                De qualquer maneira, mantemos firmes e mais claras ainda nossa posição: nossa luta contra os CONFEF/CREF é nossa luta em defesa dos trabalhadores e trabalhadoras das práticas corporais, é nossa defesa aos Professores (que somos) e Professoras de Educação Física...
                E não recuaremos... nosso direito a cambalhotas, equilíbrio, lançamento, saltos, força e nossas várias outras práticas corporais continuará.


               Sim... o Dia do Profissional de Educação Física é uma farsa... Nós somos PRO-FES-SO-RES! E celebramos o dia 15 de outubro...
                Venham Todos!
                Venham Todas!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O Universal Circo Crítico abre seu picadeiro e agradece tê-lo/a em nosso público.
Espero que aprecie o espetáculo, livre, popular, revolucionário, brincante...! E grato fico pelo seu comentário...
Ah! Não se esqueça de assinar, ok?
Vida Longa!
Marcelo "Russo" Ferreira