RESPEITÁVEL PÚBLICO!

VENHAM TODOS! VENHAM TODAS!

quinta-feira, 10 de setembro de 2015

A Greve IX... "O objetivo era nos humilhar..."

“Nenhum povo da região
nunca mais
deverá ter que negociar
sob o medo”
(Yanis Varoufakis
Ex-ministro das Finanças grego)
           
Passaram-se mais de 100 dias...
            Houve quem defendesse que a greve prejudicava mais do que ajudava e dizíamos que a greve cansava muito mais os que nela estavam e atuavam, mas que lutar era e é imprescindível.
            Falamos da imprensa e da opinião pública e o medo da primeira quando constata “o perigo” que é a população dar parecer favorável a grevistas.
            Falamos pelo que corríamos, em busca de que e a favor de quem nos ousávamos entrar em uma greve.
            Falamos também o quanto é imperioso a Universidade (e não apenas em tempos de greve) dialogar com a sociedade, mostrar a sociedade para que e para quem ela está lá, funcionando todos os dias. E porque é importante que ela continue pública, gratuita, laica e de qualidade.
            Falamos o quanto é importante fechar portões quando estamos em greve, por mais antipático que isso possa parecer.
            Falamos de Castanhal (nossa casa real), mas também servia para vários outros Institutos, Unidades que, à contramão da decisão legítima de entrar em greve, seguem seu dia-a-dia em silêncio ignominioso, como se nada estivesse acontecendo... como se a Universidade não corresse risco de continuar como tal.
            Falamos de quase tudo um tanto quanto. E o fizemos no sentido mesmo de defender aqueles que cruzam os braços pelo direito de não ter mais que cruzá-los. E isso é realmente tão difícil de entender aos que tem o umbigo como expressão maior de vida...
            Pois bem...
            Grécia, 2015... A Troika (Banco Central Europeu, Fundo Monetário Internacional e Comissão Européia...
            – Isso realmente não tem cara de gente... (Palhaço)

            ... estão preocupadíssimas com o desfecho das eleições do Syriza e da posição que este Partido defende e para o qual fora eleito: não aos ajustes de austeridade que infligiriam (e estão infligindo) a miséria ao seu povo. Milhões de gregos contra três, apenas TRÊS instituições financeiras que tem em seu currículo dar as costas às demandas da humanidade (ou do povo europeu)... A quem se interessar, pesquisem sobre o impacto destas em Portugal, Irlanda do Norte, Itália, Espanha...
            Seis meses (ou mais do que os nossos 90 dias de greve nas federais) e não houve um único, mas um milímetro que fosse, de recuo daquelas instituições para com as negociações com a Grécia.
            Para quem tem dúvidas, segue o relato do próprio Ex-ministro greto, Yanis Varoufakis:
            “Não havia mais dúvida. Se aceitássemos assiná-lo, o texto destruiria os últimos vestígios do Estado social grego. Exigiam de nós uma capitulação espetacular que mostrasse aos olhos do mundo que nos ajoelhávamos” (Le Monde, agosto de 2015, p. 15)
            Matéria completa em: http://www.diplomatique.org.br/artigo.php?id=1921

            – Apostaram no fim de um Estado Soberano... e venceram? (Palhaço)
            – Às palavras proferidas pelo ex-ministro parecem ser claras...
            É assim que se sangra uma nação até a morte. Isso acontece em países do eixo, digamos, “colonizados”: Panamá, Haiti, Nicarágua... Brasil.
            ...
       O Governo Federal, o Ministério da Educação (que já assumiu sua posição de “financiador” do Ensino Superior privado...publicamente), o Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão não deram um passo a menos durante esses seis meses. Agora, talvez, um pequeno recuo...
            Não se trata apenas de reposição ao já defasado salários dos professores. Mas, também, do eminente processo de destruição da Universidade Pública brasileira, que minguam país afora para pagar conta de luz, para pagar os contratos de terceirizados (que são demitidos por fazerem greve... por não receberem salários), para garantir o investimento em Pesquisa e Extensão, em Ciência e Tecnologia.
            Se trata também de lutar contra o deslavado e público processo de privatização da Universidade Pública brasileira, que já vem sendo defendido em editoriais de nossos já conhecidos jornalões da velha mídia e de setores de fomento ou representação da Pesquisa, como a CAPES e a SBPC.
            E o que vejo, mas muito claramente, nestes tempos de luta e greve, é a receita da Troika sobre a Grécia sendo experimentada em nosso país. E não acho que somos apenas cobaias.

            Estamos, claro que estamos exaustos...
            Mas, como diria a palavra de ordem da Via Campesina:
            – Cansados?
            – Não!
            – Na Luta do povo...
            – ... ninguém se cansa!

            Venham Todos!
            Venham Todas!
            Vamos lutar por essa Universidade... Ou eu falei grego?
www.correntes.blogs.sapo.pt
(
http://1.fotos.web.sapo.io/i/B8e14d388/18510254_Z8vDd.jpeg





Nenhum comentário:

Postar um comentário

O Universal Circo Crítico abre seu picadeiro e agradece tê-lo/a em nosso público.
Espero que aprecie o espetáculo, livre, popular, revolucionário, brincante...! E grato fico pelo seu comentário...
Ah! Não se esqueça de assinar, ok?
Vida Longa!
Marcelo "Russo" Ferreira