RESPEITÁVEL PÚBLICO!

VENHAM TODOS! VENHAM TODAS!

quinta-feira, 3 de outubro de 2013

Hiram de Lima Pereira... PRESENTE!



Hoje, 03 de outubro!
            Centenário do nascimento de Hiram de Lima Pereira... Jornalista, ator, poeta... militante do Partido Comunista Brasileiro (PCB)... Clandestino, capturado, torturado e morto nas mãos do Estado Ditatorial Militar nos anos de chumbo (1964-1985), no Brasil.
       
     Meu avô!
            Ainda aprendo sobre sua história... assim, meio que distante de quem poderia meu ensinar mais e todos os dias sobre ele. Pela distância física, também...
            Mas, neste centenário do “Velho”, e na conjuntura de retomada da violência do Estado contra trabalhadores (Rio de Janeiro e Rio Grande do Sul, como modelos mais atuais desta expressão, mas não apenas), parece-me dar uma lição inquestionável de sua luta, que chegou às vias de fato durante a ditadura.


            O Velho foi preso sem nunca ter pego em armas durante a ditadura. Era jornalista e ator... homem de ideias e por isso era perigoso à ditadura.
            Dizem os defensores dos anos de chumbo (lamentavelmente, inclusive jovens de hoje) que as prisões, as mortes aconteciam por conta da violência dos revolucionários, que eram comunistas e que queriam implantar uma ditadura comunista no Brasil... às favas, tamanha imprudência pseudo testemunhal.

            A nossa homenagem a Hiram de Lima Pereira, o Velho, meu Avô vem reacender o Universal Circo Crítico, hibernado a algum tempo, mas nunca em silêncio, muito menos parado.
            Nossos artistas e nosso picadeiro de terra batida e lona rasgada não poderia ficar em silêncio hoje. E fazemos justamente com uma poesia de sua companheira (minha Vó), Célia Pereira ou, artisticamente, Maria Célia.
            Em suas duas obras (uma póstuma) a expressão de sua saudade, imposta necessariamente pela luta em nome e defesa da Classe Trabalhadora. E é essa luta, contraditória no seio familiar, que fez deste picadeiro a sustentação de seus valores e da defesa intransigente da Classe Trabalhadora.
            O sacrifício do Velho junto à família tinha uma razão maior, e essa razão continua viva, nas ruas, nas escolas, nas praças, na organização de trabalhadores e trabalhadoras mundo afora.
        
 

 “Meu coração calado, / magoado, /mostra um riso fingido, / mascarado. / Como um palhaço, / gargalha, sem cessar, / procurando, com riso, / o soluço abafar. / Conversa,  / canta, ri, / dá cambalhotas / e provoca na plateia / hilaridade, / que em su’alma ecoa, / como um canto noturno / de Carpas a gritar” (Meu coração é um Palhaço – Maria Célia).





            Hiram de Lima Pereira... o Velho... Meu Avô!
            Presente!

            Venham Todos!
            Venham Todas!

            Vida Longa!

Marcelo “Russo” Ferreira

4 comentários:

  1. Tábita Nascimento03 outubro, 2013

    Vida Longa a memória do Velho Hiram de Lima Pereira!
    Vida Longa a Família Pereira e toda sua história!
    Vida Longa a defesa da Classe Trabalhadora!
    Vida Longa a herança deixada por esse lutador calado por aqueles que temiam suas palavras, mas vivo na memória dos seus descendentes... Vivo na memória e no coração de seu neto... Um Brincante cantador, um incessante Lutador do Povo!
    Vida Longa a sua Luta Pequeno!

    ResponderExcluir
  2. Linha Pequena...
    Somos todos Lutadores e Lutadoras do Povo e assim sempre seguiremos...
    Vida Longa!

    ResponderExcluir
  3. Vida Longa a Sr. Hiram!
    100 anos! Que data linda e histórica!
    Vida Longa a D. Célia! Que palavras fortes e verdadeiras!
    E esse filme, marcelo?! Queria saber quem sao as pessoas que falam nele!
    Tua mae esta nele?
    Viva a Vida! Viva a Luta!
    Bjs
    Maris :)

    ResponderExcluir
  4. Olá, Maris, querida.
    Sim, Mainha e as três irmãs dela, além de outras pessoas importantes na luta contra a ditadura militar e toda forma de opressão... Foi uma jornalista daí de Recife (Leila Jikings) quem o fez. Espero assisti-lo por completo e, claro, divulga-lo profundamente.
    Vida Longa!
    Abreijos
    Há braços!

    ResponderExcluir

O Universal Circo Crítico abre seu picadeiro e agradece tê-lo/a em nosso público.
Espero que aprecie o espetáculo, livre, popular, revolucionário, brincante...! E grato fico pelo seu comentário...
Ah! Não se esqueça de assinar, ok?
Vida Longa!
Marcelo "Russo" Ferreira