RESPEITÁVEL PÚBLICO!

VENHAM TODOS! VENHAM TODAS!

segunda-feira, 14 de novembro de 2016

A Doutrina...






“Nossa missão não é divulgar a doutrina...
 ... mas é fazer você crer por meio da doutrina”
(no final a gente fala).




Está cada vez mais complicado manter o nosso humilde picadeiro em ação... funcionando... no tempo certo...
E não é a toa.
Ataques todos os dias, os dias inteiros, a cada um dos direitos da classe trabalhadora, ao mesmo tempo em que o tapete da política, da justiça, da imprensa e o escambal brasileiras fica cada vez mais entulhado de sujeira... e eles nem ligam.
Mas a juventude anda dando o recado, andam mandando bem na resistência... Sabíamos que a juventude iria resistir...
Já havia dado seus ares em 2013, ainda que vários e divergentes setores da sociedade terem pego carona, na história.
Daí, ninguém achava que iria rolar, a imprensa cumpria direitinho o seu papel de “silenciador dos fatos” – e tanta gente não percebe isso ainda – até quem em 2015, a estudantada avança nas escolas de São Paulo, ocupam tudo, ganham apoio da sociedade, artistas e demais personalidades...o governo tucano paulista recua... nem tanto, mas recua.
Avançam os ataques do então governo temer, capacho de marionete do capital... avançam seguindo a mesma regra, o mesmo formato de camaradagem da mídia e tals.
– Oooooooopa, opa, Russo... “camaradagem” não. Isso é coisa de gente suja, não de camaradas... (Strovézio)
– É vero, Strovézio, estás correto

Pois bom.
O fato é que este ano, os estudantes foram a vanguarda da luta. Particularmente este picadeiro de terra batida e lona furada de circo assim entende.
E vimos as ocupações... nas escolas, nas universidades, nos institutos federais. E são ocupações esclarecedoras, que inclusive desmascaram a opacidade e hipocrisia de alguns “doutores” Brasil afora.

– Bora, Russo... diálogo teatral curto!
– Bora Strovézio... Eu sou o doutor, tu és o “não-doutor-como ele”...
– Fechado!
...
– Precisamos nos organizar e encaminhar a greve, antes que destruam a Universidade! (conclama o “não-doutor-como-ele”).
– Eu sou contra... (“o Doutor”)
– Por que?
­– Por que greve não ajuda nada, só prejudica os estudantes. Precisamos de outras formas de reivindicação (ainda “o Doutor”).
– Pessoal, pessoal... os estudantes aprovaram em assembleia que vão ocupar a Universidade.
– Eu sou contra (de novo “o Doutor”).
– E por que? (o “não-doutor-como-ele”).
– Por que ocupar a Universidade não ajuda nada, só prejudica os estudantes que querem estudar... Precisamos de outras formas de reivindicação (“o Doutor”).

Incrível... Já não basta os ataques, a ferro e fogo, ainda temos que aguentar isso.
Pois bom...

E nestes tempos de lutas intensas e forte resistência, eis que a “doutrinação” vem se levantando como palavra perigosa. É uma maluquice no estilo da “ideologia de gênero” que uns idiotas fantasiados de “legisladores” Brasil a fora inventaram para criar resistências a mínimas políticas de proteção a mulher e aos direitos civis de pessoas homossexuais.
A Doutrina acompanha mais ou menos esta linha de idiotice.
E eis que surge uma imagem e, nela, uma “convocação”.




É incrível como um movimento (meia pataca, mas poderoso e manipulador) consegue cometer tamanha estupidez consigo mesmo.
Diz a mensagem:
“PAGAMOS 50 REAIS para alunos que obtenham vídeos de professores DOUTRINANDO alunos durante e dentro de sala de AULA de qualquer curso”.
Ainda que a frase seguinte destaque “político-partidária” (ainda que não deixe claro se há “distinções” partidárias nesta menção), é interessante com o que o MBL faz com a palavra mãe DOUTRINA.
Será que desconsidera a existência de “doutrinas religiosas”? Cristãs e, nestas, as doutrinas católicas, evangélicas, espíritas?
Por mais que nós defendamos (e defendemos) que as escolas, com atenção às públicas, não realizem orações de qualquer espécie, quer na entrada dos alunos, quer nas aulas – porque escola pública é laica – não me parece que os “garotos” do MBL irão pagar cinquentinha a quem filmar professor clamando pai-nosso ou seus correspondentes.

E o que dizer da “doutrina jurídica”? A expressão clara da sistematização e explicação de temas relativos à matéria do Direito... que, aliás, envolve a filosofia, a ciência e até o empirismo e, portanto, reúne um cabedal de princípios e diretrizes que, no final ao cabo, definem a aplicação da Lei... em tese, igual para todos.
Segundo o MBL, os cursos de Direito seriam todos, absolutamente todos, fechados. E, na outra ponta da corda, os Ministros do STF se limitariam a meras votações com a mão levantada... e em silêncio.
Em que pese o fato de muito juiz neste país ficaria muito a vontade atrás das grades...



E na Economia?
Ah! A Economia, a expressão central de sua organização: Movimento Brasil Livre vem, à bem da verdade, do princípio Liberal de Economia. Apesar de não saberem muito bem, defendem as bases liberais de Adam Smith, pai do liberalismo.
E é realmente incrível: o Liberalismo é um Doutrina Econômica, também conhecida como “Economia Política”.

– Russo... então...
– Então o que, Strovézio?
– Se é para filmar quem está doutrinando em sala de aula, qualquer professor que fala que “forma para o Mercado de Trabalho” (A “Ilha” tá cheio destes aí), vão pagar cinquentinha...
– Isso, Strovézio...
– Vão falir...

A Filosofia, a Economia, a Política e até a Religião possuem doutrinas. E são antagônicas entre si... mas a possuem.
À despeito da desculpa esfarrapada de “combater o marxismo”, o “bolivarianismo” e o escambal, tropeçam nas próprias idiotices e fazem do conhecimento uma expressão cada vez mais superficial.

Porém...
Por trás desta idiotice, coisas perigosos andam o submundo das lutas dos estudantes.
É a “Doutrina do Ouvi Falar”...



As escolas, assim como os Institutos Federais e as Universidades ocupadas, continuam a receber apoio... inclusive de artistas.
E a estupidez (não mais idiotice) toma conta.

– Russo... a última Doutrina.
– Diz aí, Strovézio.
– A Doutrina da Idiotice, que, filosoficamente, significa estares desconectados da realidade que o cerca e acreditar em tudo o que a aparência determina que é. Ensinado e transmitido, é a ideia básica da aparência. Por isso, Doutrina.
– É, Strovézio.... tempos perigosos.

A propósito...
A nossa epígrafe refere-se a Jesus: “mas é fazer você crer em Jesus por meio da doutrina”... A imagem? Doutrina do esquecimento...

Venham Todos!
Venham Todas!

Ocupemos e apoiemos as ocupações!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O Universal Circo Crítico abre seu picadeiro e agradece tê-lo/a em nosso público.
Espero que aprecie o espetáculo, livre, popular, revolucionário, brincante...! E grato fico pelo seu comentário...
Ah! Não se esqueça de assinar, ok?
Vida Longa!
Marcelo "Russo" Ferreira