RESPEITÁVEL PÚBLICO!

VENHAM TODOS! VENHAM TODAS!

terça-feira, 2 de agosto de 2016

Conversa ao pé de ouvido de Paulo Henrique...



"Chega gente/
 Dá de garra nessa dança/
 Que é forro para as crianças
 E a alegria vai jorrar!"
(Forró das Crianças / Luiz Gonzaga) 


Salve, Salve nosso pequeno Paulo Henrique.
O Universal Circo Crítico te saúda. Nosso abraço e nossa celebração a seus pais, Paulo e Poliana, nossa “pequena” Poliana Vannucci...
– Rapidinho fica da altura dela, né não, Russo?
– Eras, Strovézio... maldade com a Poliana hehehe....
Mas é mais ou menos isso. A pequenina Poliana, sua mãezinha, é grande na atitude. Arrebentava nas Corridas da UFPA e, hoje, é professora de primeira...
– ... e de Educação Infantil também... (Strovézio)
– Te aquieta, Strovézio.

Chegastes em um 18 de maio, e nosso picadeiro de terra batida e lona furada de circo celebra duplamente: a sua chegada e o primeiro ano de vida de nosso Pequeno Lutador do Povo, Aquiles (http://ouniversalcircocritico.blogspot.com.br/2015/05/conversa-ao-pe-de-ouvido-de-aquiles.html)...
E isso é arretado!
Pois é!
E é a nossa primeira e honrosa referência à data de sua chegada: chegas no dia em que celebramos nosso pequeno Aquiles e, portanto, é a primeira vez que nós podemos celebrar uma aniversário e a chegada de mais um Pequeno.
Veja que massa, Paulo Henrique!
O Universal Circo Crítico sempre recebeu nosso pequeno público recém chegado contanto histórias que buscamos para além de nosso picadeiro, ainda que com estreita referência para nós.
Agora, com sua chegada, celebramos nela o que celebramos no nosso próprio picadeiro. E adoramos isso! Pra dedéu!
Se entre tu e Aquiles vai sair amizade, dupla de totó, de ping-pong, vôlei de praia ou música sertaneja, isso não sabemos. Mas, se vierem a cruzar o caminho mundo afora, lembrem-se sempre de celebrarem este dia, assim como o Universal Circo Crítico está celebrando.
– E viva Aquiles!!!!! (Strovézio)
– Viva!

Pois bom.
Nossas celebrações e referências não seriam muito diferentes, mas, mesmo assim, é importante não perdemos de vista que o mundo está em constante movimento, que as ideias se formam a partir de nossa prática social e, portanto, nada como reforçar ideias que nos passaram e que ainda precisam ser reforçadas para celebrar 18 de maio, Dia de Paulo Henrique!
Vivemos tempos bastante estranhos, aqui e além fronteira, pequeno Paulo Henrique. Tempos em que algumas palavras começam a ficar cada vez mais perigosas, tais como formação, organização, democracia, direitos humanos e por aí vai. Tempos em que até uma camisa (a depender da cor, da imagem, das palavras) pode se transformar em “crime”... Por hora, com justiceiros de rua, vestidos de (hipócrita) honestos e brasileiros. Mas há quem queira transformar em Lei.
Mas, sempre teremos em nossa memória, pois a história pode até ser escondida, mas não se apaga (assim como palavras podem ser esquecidas, mas nunca deixarão de existir e, portanto, sempre voltarão).
E, das pessoas que temos sempre respeito por sua história, destacamos Augusto Sandino. Ou, apenas Sandino, que também nasceu em um 18 de maio, lá na Nicarágua (América Central).
Um revolucionário que sempre lutou pela paz em seu país e que deixou de legado a sua história e sua coerência em defesa dos trabalhadores, principalmente campesinos, contra os interesses do capital ou de países imperialistas, como os EUA.
Celebramos você, Pequeno Paulo Henrique, celebrando Sandino e sua indignação contra a injustiça do homem consigo mesmo.
Chegas em um 18 de maio que, no Brasil, é o “Dia Nacional de Combate ao Abuso e a Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes”.
Sabe de uma coisa, Pequeno Paulo Henrique? Algumas datas e suas referências servem para celebrar, para comemorar algo ou alguém. Digamos que somos encantados por “datas”.
Mas há aquelas que, infelizmente, precisam ser marcadas para lembrarmos de algo que nunca mais deve acontecer. É o caso deste Dia Nacional de Combate ao Abuso e a Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes (é uma data sancionada por uma Lei de 2000), pois nos remete a uma outra pequena, de nome Araceli.
História triste e longa pra contar aqui (como também o foi quando saudamos Aquiles).
Portanto, de Sandino e Araceli, tiramos, como sempre fazemos, uma pequena e importante lição, que este picadeiro de terra batida e lona furada de circo espera que leves por toda sua vida, e pelas vidas que chegarão também por ti, futuramente: lutar sempre pelos Direitos de todos, como se fosse a luta por seus próprios direitos e de quem você ama. E o direito à vida vai muito mais além do que simplesmente respirar.
E vale a luta por uma vida inteira: lutar pelos, para, com os outros!
Tem música neste 18 de maio, pequeno Pedro.
E música que nosso picadeiro a-do-ra!
Tem um músico, que também nasceu em 18 de maio, que é fantástico. Daqueles que a gente diria, sem medo, “Du Canário!”... 70tentão, já. Ou seja, tem história e trabalho pra dedéu! É quase mágico...
Falo de Rick Wakeman, um inglês (é, tem mais do que The Beatles na Inglaterra), tecladista, pianista e um dos maiores nomes do rock’n’roll mundial, que tocou durante muito tempo com uma das maiores bandas de Rock Progressivo da história: Yes!
Deixamos uma canjinha que ele deu, um dia, aqui no Universal Circo Crítico (sqn hehehe).



Daí, imagina só esses seus dedinhos, ainda pequenininhos, mexendo pra lá e pra cá, incansavelmente, fazendo uma música quase completa? Né não?
– “Quase completa”, Russo? Oxi, por que? (Strovézio)
– Ué... porque não tem forró!

Mas...
Tem forró em 18 de maio! Fundação de Caruaru, a terra do Forró!!!!
Ou seja, se não for um piano, ainda tem a zabumba, a sanfona (que é parecido com o piano) e o triangulo.
Tá tudo certo!
Daqui por diante, na casa de Poliana e Paulo, vai ter Forró em 18 de maio!

– E viva as Festas Maiolinas!!!!! (Strovézio).
– Viva Viva, que agora é dois meses de São João, Strovézio!!!!



É assim...
Por isso tudo e por tudo o que virá!
Seja Bem Vindo, Pequeno Paulo Henrique!
Vida Longa!
Sempre Vida Longa!

– sssssshhhhhhiiiiiiiiiii..............! Silêncio, Russo. Paulo Henrique tá quase dormindo.
– Eita... Strovézio, canta uma canção de ninar aí, pra ajudar.
– Opa! Lá vai! Aprende aí, Poliana e Paulo!


Venham Todos!
Venham Todas!


Nenhum comentário:

Postar um comentário

O Universal Circo Crítico abre seu picadeiro e agradece tê-lo/a em nosso público.
Espero que aprecie o espetáculo, livre, popular, revolucionário, brincante...! E grato fico pelo seu comentário...
Ah! Não se esqueça de assinar, ok?
Vida Longa!
Marcelo "Russo" Ferreira