RESPEITÁVEL PÚBLICO!

VENHAM TODOS! VENHAM TODAS!

terça-feira, 24 de maio de 2016

Os golpes após o Golpe nos golpes... eita bagunça da gota serena...



“[...] Eles consideraram isso sumamente necessário para evitar que fosse dada ao sectarismo e à confusão nova oportunidade dentro de... do governo ainda não jovem, que acabara de lograr sua unificação definitiva. E, como estavam em melhores condições do que eu para julgar a situação na...  no Brasil, fui obrigado a dar-lhes crédito. Além disso, o neófito manifestante... novo governante teve uma recepção calorosa por parte da imprensa... golpista – recepção esta que, na verdade, só tinha por objetivo a boa vontade do Sr.... jucá, mas que, ao mesmo tempo, deixava transparecer nessa parcela da imprensa do... governo a boa vontade de, justamente por conta dessa boa vontade de... jucá, comprar acriticamente a... honestidade doutrinária dele. Inclusive já havia gente se preparando para difundir essa doutrina aos trabalhadores numa versão... que ferrasse com todos [...]”¹
(Quase Engels...)


Pois é...
Já estávamos nos preparando para falar da Saúde e seu Ministro “placebo” bancado pelas pomposas empresas de Planos de Saúde (já anistiadas em 2013, na ordem de 1,9 bilhãozinho de reais), e da Ciência e Tecnologia e seu Pastor Ministro (ciência criacionista? Ai caramba!) e que, nos últimos tempos, tem sido pastas tão maltratadas.
E também do Ministério do Desenvolvimento AgrárioINCRA e do Ministério da Agricultura e Abastecimento (ou seja, para o Governo, só o latifúndio abastecia... os bolsos, os bancos, as indústrias de alimentos) e os conflitos de Programa para o Campo em duas pastas concomitantes em um mesmo projeto.
E, claro, falaríamos da pasta do Esporte, que é, de certa maneira, uma das que a gente mais saca em suas particularidades. Afinal, quando o Universal Circo Crítico levantou seu mastro principal neste picadeiro de terra batida, ainda estávamos por lá.
Mas, não deu tempo...
E a coisa é tão maluca, que parece que seria meio assim mesmo.
Dizem que dizia Maquiavel que “as injúrias devem ser feitas todas de uma só vez, a fim de que saboreando-as menos, ofendam menos; e os benefícios devem ser feitos aos poucos, a fim de que sejam bem saboreados”...

– Houve quem fizesse algo maquiavélico com Maquiavel... (Strovézio).
– Já imagino, Strovézio... mas diga lá.
– Sintetizaram o cara, pow: “Faça o mal, rapidamente. Faça o bem, bem devagar”...
– ‘tamo vendo o resultado...

Se foi maquiavelado ou não, discordamos dos dois pontos: nem a injúria ou o mal (seja a qual tempo for) por um lado, e o bem sem controle de velocidade nenhum. Se o bem for recheado de amor à humanidade, melhor ainda.
Mas, como dissemos no título e outras vezes: esta terra tanto não é pra principiante ou amador, que o que imaginávamos que viria passos largos pra cima da classe trabalhadora com o silêncio escroto da imprensa, de repente, vem acompanhando com uma cacetada que mais confunde do que explica.

– Ei...é fácil! (Strovézio).
– Eita que tá afiado... explica.
– Sem rodeios, ué! O machado (do Sérgio Machado) ceifou o jucá que o governo “temia” (do verbo “temer”)...
– Aff, Strovézio...!

Mas ainda assim, já que nossa tática de escritos teve que ser alterado porque a rapidez da maldade foi tanta que pegou até os maldosos de direita (porque tinham aqueles que – se julgavam que – eram de esquerda), vamos tentar fazer um resumo...E vai ser o tango-do-branco-maluco, já reconhecemos.

Pois bom...
A presidenta perdeu o mandato temporariamente... Ninguém por aqui entendeu por qual crime. Isso já está pra lá de explícito.
O seu governo estava guinando de vez pra direita, com cortes na Educação e na Pesquisa e “não vi nada” da Auditoria da Dívida Pública (que come metade do orçamento da união) que mudaria o quadro financeiro deste país e apertaria o cerco para os lucros da dívida. Pelo contrário, engavetou a proposta.
A saída dela não significava a interrupção das ações do governo contra a Classe Trabalhadora. Significava o aprofundamento da velocidade (estonteante) destes ataques. Pra não mencionar no quesito “combate à corrupção”.

Ok...
Entra os caras... Ninguém tem cara de santo. Tempo de transição pra quem estava no governo? Me poupem... de resto, só mais sujeira e da conhecida.
Aeroporto no sítio do parente aqui, helicóptero “doidão” ali, acordos com a Chevron sobre a Petrobrás aculá, acusação de conta ilegal e “trustiada” no exterior, processo por tentativa de homicídio, desvio de recursos públicos (maiores que a Lava Jato, inclusive) a dar com o pau... e a velocidade da mídia parecendo jogador estafado em fim de partida, segurando o jogo na bandeira de escanteio. Que o diga a dupla temer/jucá.
VemPraRua e MBL? Vigi... o segundo chega a até tergiversar sobre a onda pra cima do Jucá, dizendo que ele era do Governo Lula e pronto. Haja peroba.
A porrada, física e política, continua, afinal, a Lei Antiterrorismo já tá valendo, (assinada por quem?) e agora é gestada pelo ex-advogado do PPC e comandante do “terror dos secundaristas paulistas”... que não arregaram!

www.educacao.uol.com.br 
Escolas ocupadas por estudantes que a estão defendendo? Porrada neles...
E sem mandato de justiça. Pra que né? Tudo delinquente, que não quer saber de estudar, só fazer “revolução na/da Escola Pública”.
Manifestantes patéticos (por causa do Pato) morando sem pagar aluguel na Paulista, tranquilos, tranquilos. Perto da casa do presidente interino temer, porrada, bombas de gás lacrimogêneo e jatos d’água às 4 da matina...

No Congresso, um catatau de frentes contra os trabalhadores.
O PL 257/2016 que ataca diretamente os Servidores Públicos e oficializa o que já anda sendo feito de algum tempo. Salários congelados, fim dos concursos, ampliação da terceirização – e nas atividades fins, ou seja, até dar aula e pesquisar – e a consequente precarização dos já precários serviços públicos, o congelamento dos salários e a tal “demissão voluntária”.
– Demissão voluntária uma ova, né? Te impedem de ter aumento salarial, te cortam recursos, sucateiam a universidade, impedem de pesquisares... aí te dizem “Ó... mas tu pode pedir demissão... Tem até uma compensação financeira bacana”. (Strovézio)
– Pois é... e as portas fechadas nas instituições privadas, hoje, nas mãos de apenas três grandes grupos.

Trabalho escravo?... hunf! Se a ideia é aprofundar a perda de direitos, a extinção da CLT, papo furado, né? Daí, aproveita para diminuir a 15 minutos o horário de almoço do trabalhador e, nesta esteira, a idade mínima para o trabalho – não mais na condição de aprendiz – a 14 anos. Sem falar da previdência.

centraldaesquerda.com 

Ou a anistia às mineradoras, mesmo depois do Crime de Mariana/MG?
Uma rede de políticos capachos dos interesses do capital ao ponto de pedirem que “Deus abençoe” seu trabalho e, no plano legal (portanto, nada a ver com a Palavra, seja de onde vier, esteja escrita onde estiver, com P maiúsculo e tudo), flexibilização das leis ambientais para o avanço do que já foi provado destruir o indescritível.
A VALE???? Vale tudo pra ela...

Jovens presos aos 16 anos... liberação do posse de arma... criminalização do aborto (e estuprador se transforma, milagrosamente, em pai)... debate de gênero se transforma numa maluquice aterrorizadora, perigosa e mal definida “ideologia de gênero”. Aliás, “ideologia” é palavra perigosa de esquerda; direita não tem ideologia.
Escola Sem Partido, como se ninguém tomasse partido (inclusive na sigla partidária) de nada.
Crime de assédio ideológico, como se um simples debate sobre futebol não fosse construído com, por exemplo, uma ideologia de mercantilização do esporte e seus trabalhadores, que cruzam os braços no início das partidas oficiais.
E o que é a família, então? Exclusivamente formada por homem e mulher? Ok, não vejo nenhum problema padre, pastor, franciscano, budista, hare-hare, Bob Marley, Janis Japlin não realizarem casamentos entre homens, entre mulheres... Mas não terem direitos civis? Não poderem adotar? Construir patrimônio?
Taxar as grandes fortunas? Democratizar o concentradíssimoérrimo setor das Comunicações? Imposto das Igrejas (alguém duvida que essas instituições e seus pastores não enriquecem, inclusive a custa da “boa fé” de seus súditos?) e suas arrecadações a base de mentiras em fantasias de milagres?

Não sei... sério que não sei. Ou até sei, mas talvez insiste em não querer muito acreditar.
Mas é inegável, profundamente inegável que a relação mídia, política tradicional (e seus sobrenomes históricos), grandes oligopólios (mineradoras, bancos, construtoras e o escambal), “líderes” religiosos é um escrutínio sem tamanho.

Ainda bem que a juventude anda dando novas lições... só a Luta para enfrentar o Capital, os interesses escusos postos na política e o avanço duro e imoral contra a classe trabalhadora.
Mas é o que eu disse: é um tango-do-branco-maluco tão grande que mal cabe neste picadeiro.

Venham Todos!
Venham Todas!


¹ A citação original está no Prefácio da obra de F. Engels, “Anti-Dühring – a revolução da ciência segundo o Senhor Eugen Dühring”, de 1885. Os trechos em negrito-itálico-grifados, claro, foram trocados... coisas de Circo...

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O Universal Circo Crítico abre seu picadeiro e agradece tê-lo/a em nosso público.
Espero que aprecie o espetáculo, livre, popular, revolucionário, brincante...! E grato fico pelo seu comentário...
Ah! Não se esqueça de assinar, ok?
Vida Longa!
Marcelo "Russo" Ferreira