RESPEITÁVEL PÚBLICO!

VENHAM TODOS! VENHAM TODAS!

domingo, 30 de outubro de 2016

A Fala da Juventude...

Ilustração de Heitor Vilela
http://blogjunho.com.br/contra-a-escola-sem-partido/ 







“Se a Educação sozinha não transforma a sociedade,
sem ela, tampouco a sociedade muda”
(Paulo Freire)






E eis que chegamos a um tempo que não se encerra nesta chegada... Mas que são tempos cada vez mais complexos, estes o são, verdadeiramente.
A epígrafe que convidamos para este momento é de um dos maiores educadores do país e do mundo. Do país, irreconhecivelmente. Do mundo, reconhecido e enaltecido em várias línguas.
Mas, aqui nesta terra, que não é para amadores, chamada Brasil, há (e muitos) quem o considere até mesmo um criminoso da educação. Já vi e ouvi gente dizendo que “quanto ele foi Ministro da Educação, o país ficou analfabeto”...

– Hein? Opa! Como assim? Quando? Cheirou o suvaco, esse aí? (palhaços, malabaristas, equilibristas, mágicos... impressionados com o relato).
– E a pois, meus caros artistas... Coisa de maluco...

Mas, a epígrafe nos diz sobre o que nos angustia nestes tempos: para que, para quem, contra quem, contra o que a Educação se faz presente? E qual Educação estamos falando?
Os avanços dos ataques a direitos ganham uma força tamanha que nenhum setor que rege este movimento (Mídia, empresários e até nossa Justiça... ah! essa justiça seletiva) tem sequer vergonha de faze-lo...
Ataques contra a previdência estão sendo tocados por abastados políticos... aposentados:



Ataques contra os Direitos Trabalhistas, também em vento e popa... o que se soma a uma tuia de outros ataques e "desproporcionais" perdas à Classe Trabalhadora..


A bola da vez, chamada PEC 241, já mudou de nome... agora é PEC 55/2016, pois já tramita no senado. Resolveram colocar em “consulta pública”. Bom, ontem pela manhã nossos artistas foram lá votar... uma média de 1 voto a favor para 20 votos contra a PEC...
Mas como na política institucional (Congresso Nacional) só falta ao “auxílio óleo de peroba” (que, certamente, custariam milhões aos cofres públicos, pois seria distribuído também para parte do Judiciário brasileiro), a proporção acima pode até aumentar... mas a consulta corre o risco de ser mera “proforma”.
De qualquer maneira, a, agora, PEC 55 soma-se aos ataques à Classe Trabalhadora mais avassaladoramente. Não vem como “um tema pontual”.
Ganhou apelido da imprensa burguesa e dos setores interessados nela de “PEC do teto dos gastos públicos”, com um blá-blá-blá” aritmético. Claro, inúmeros temas não entram nesta aritmética.
Os gastos dos altos salários do Executivo Federal, o Legislativo e seus “auxílios-paletó” e do Judiciário, ah, o Judiciário, e seus super-salários que necessitam, inclusive, de auxilio moradia... De 4 mil reais. Aliás, quem não se lembra do JUIZ FULANO DE TAL defendendo tal estupidez? Já falamos disso, não custa repetir:



Os Movimentos Sociais, alguns Partidos à esquerda (alguns nem tanto, mas acreditam que são) e Sindicatos vem, à luz do contexto de golpe institucional e ataques do atual governo (que só acelerou a velocidade do que o governo anterior – deposto – vinha fazendo) se manifestando...
Mas, mais uma vez, a juventude é quem nos insiste em dizer: “Temos Esperança”.

As Ocupações voltaram...
A “ilha” foi ocupada!

UFPA/Castanhal OCUPADA! Reunião de Planejamento...
Escutei e vi inúmeras manifestações, de jovens estudantes inclusive, com os velhos mantras: “Ocupar não resolve nada”  e até sugerindo ocupar a Câmara Municipal...

– Hein???? Pera aí, Russo, deixa ver se entendi...
– Diz aí, Strovézio...
– Os ataques são do Governo Federal, da Câmara dos Deputados e até do STF... e a sugestão é ocupar a Câmara Municipal, não os espaços onde os ataques do Governo Federal, Câmara dos Deputados e até do STF atingem diretamente...?
– E a pois, Strovézio... algo como culpar o termômetro pela febre...

Também escutamos um mantra que sempre volta às paragens dos momentos de luta e que impregna a mente da juventude, até “bem intencionada”... Aquela frase “Seu direito termina onde e quando o meu começa”.
Frase de base filosófica liberal e que nunca se dá por completa, em que pese satisfazer aos seus verbalizadores.

– Posso tentar, Russo?
– Manda ver, Strovézio...
– O meu direito, portanto, termina quando começa o seu. E, se o seu direito começa no momento em que o meu termina, mas continuo a ter o mesmo direito, o seu direito imediatamente termina no exato momento do início do fim do meu direito começar... ou terminar de começar quando o seu começa de terminar... Se o meu e do seu direito tem início, meio e fim, têm, portanto, fim, meio e início...
– Já tá bom, Strovézio... acho que nosso público entendeu...



Mas, eis que chega e se espalha como um furacão, destruindo as vestes da elite e dos poderosos, uma jovem paranaense de 16 anos de nome Ana Júlia...
Este picadeiro de terra batida e lona furada de circo só é mais um a registrar suas palavras, que nos dois primeiros dias, ganhou o país e, quiçá, o mundo. Daqui, só admiramos...



Uma fala, um depoimento tão forte e verdadeiro, que pela primeira vez, mas pela primeira vez MESMO, vejo uma fala ser interrompida com aplausos e, como ato imediato, a jovem solta um sorriso de orgulho profundo e verdadeiro (aos seis minutos, mais ou menos)... e que lhe dá mais força ainda.
E, para um legislativo que já chamou professor de vagabundo e estudantes de baderneiros, a fala setenciadora: “as mãos de vocês está suja de sangue!”...
Irritam-se os paladinos da corrupção institucionalizada e protegida.
Indignam-se os ternos e vestes chiques de sujos políticos.
Ameaçam não deixar as palavras continuarem a serem ditas... por mais que sustentadas no Estatuto da Criança e do Adolescente, como completa a jovem.
Negar as palavras que foram ditas por Ana Júlia, já martelando na cabeça de vocês, não nega mais o fato: negar o sangue em suas mãos não é suficiente para dizer que não estão sujas. Acostumem-se com isso.
À bem da verdade, são muitos e muitas Ana’s Júlia’s espalhadas por aí... como, lamentavelmente, seus antagônicos também o são.
Mas, nos enaltecemos e mantemos viva nossa chama de luta e esperança naquilo que as Ocupações vem (e já vinham, desde 2015) nos ensinando: Não desistiremos!
As ocupações estão acontecendo por um ideal. E um ideal só o é, de fato, se o for um ideal de mundo, de relações humanas, de Direitos... de luta.
... de Felicidade... E nada como escutar palavras comprometidas com a Felicidade...

Venham Todos!
Venham Todas!


Vamos Ocupar Tudo!

4 comentários:

  1. Zodja Pereira30 outubro, 2016

    Perfeito!

    ResponderExcluir
  2. Que massa poder alimentar nossa hoje fragilizada utopia de um Brasil soberano e pleno de cidadãos com seus direitos garantidos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. ... mas muito o que fazer, muito por que e por quem lutar... Avante!

      Excluir

O Universal Circo Crítico abre seu picadeiro e agradece tê-lo/a em nosso público.
Espero que aprecie o espetáculo, livre, popular, revolucionário, brincante...! E grato fico pelo seu comentário...
Ah! Não se esqueça de assinar, ok?
Vida Longa!
Marcelo "Russo" Ferreira