RESPEITÁVEL PÚBLICO!

VENHAM TODOS! VENHAM TODAS!

terça-feira, 14 de julho de 2009

O Universal Circo Crítico... Conversa ao pé de ouvido de Flora Luz...

“Um coração, de mel de melão
De sim e de não
É feito um bichinho no sol de manhã”
(Beto Guedes)

Olá, Pequenina Flora Luz...
Seja Bem-vinda!
Falo-te pequenina porque, em breve, irás reparar: seu pai e sua mãe são, digamos, pequeninos também... Mas, ó!, é só no tamanho, visse? Reizinho tem um nome/apelido que diz tudo: seu pai é Rei, mas não daqueles reis tiranos, da Terra do Minuê! Aliás, diz a lenda que a tirania dequelas longínquas terras além de Valar (cidade dos Elfos) foi vencida por conta da força de um grande guerreiro, antepassado de seu pai, que fez o povo daquelas terras se levantar ante a tirania daquele rei. Por isso o nome do seu pai... mas peça para ele contar essa história um dia.
Já o além-terra de Valar, cidade dos Elfos, acredito que conspirou a seu favor, para que chegasse aos nosso acalanto justamente neste dia 07 de julho. Afinal, o dia 07 de julho é o dia do dialeto Elfo! Mára Aurë, Pequena Flora Luz.
Já a pequena Gi, essa é luz em pessoa... Realmente o seu nome tinha que ter esse conjunto: Flora e Luz!, quase que rimando com Mel e Melão... Se Beto Guedes esperasse uns anos a mais para compor “Clareana”, com certeza, se poria em dúvida se o melhor título para a canção não seria, na verdade, “Flora e Luz”.
Mas, antes de tentar resgatar, com sempre faço neste “conversa ao pé de ouvido”, as datas de sua chegada, quero falar um pouquinho daquilo que seu nome me leva. Acho até que vai ser convite em tom de novidade para seus pais.
Nosso país, imenso país, tem a contraditória capacidade de produzir e eternizar o que existe de mais “lixo” na nossa música, ao ponto de construir no imaginário de nosso povo, “reis e rainhas” (não conheceram seus pais) da pior qualidade e, ao mesmo tempo, desconhecer a este mesmo povo, o que temos de melhor. E, lembrando de seu nome, lembro de uma cantora brasileira, mas que radicou-se nos Estados Unidos (ninguém é perfeito) e uma das mais belas vozes do mais belo Jazz mundial. Aliás, no youtube (é, vez em quando acabo me entregando a ele) tem um vídeo com ela cantando (e uma banda maneiríssima) na qual a única falha é não colocar os créditos de Naná Vasconcelos (que abre o vídeo tocando berimbau). E, lembrando da bela voz de Flora Purim, pequena-grande Flora Luz, fica a minha primeira lição: a música é algo profundo, rico, que fala de nossa vida, de nosso povo, de nossa história com muito mais fidedignidade e paixão do que o lixo da Indústria Cultural... Cante, Flora! Cante sempre, Flora e Luz, Mel e Melão...
E p'ra você ver o quanto é importante a música nas minhas lições. Em um 07 de julho, lá pelas bandas de 1940, nascia um cara chamado Richard Starkey Jr, mais conhecido com Ringo Star, um razoável baterista de uma das bandas de rock mais importantes da história do rock mundial, The Beatles. Tá, não era das minhas bandas preferidas, mas não podemos deixar de registrar esse fato nesta data, né?
Porém, não apenas pelos nascimentos, mas pelas partidas também, o 07 de julho nos dá oxigênio musical em nossas veias. Afinal, mesmo não sendo algo “gostoso” de se falar, esta data é importante para a história da música pois foi em um 07 de julho que o fantástico Cazuza nos deixou, em 1990, assim como Syd Barret, fundador do Pink Floyd, em 2006. Syd, em particular, ficou pouco tempo na banda, substituído, posteriormente David Gilmor. Diz a lenda que dois lendários trabalhos do Pink Floyd (A dark side de moon e The Wall) foram inspirados nele, já fora da banda... De qualquer maneira, jazz ou rock, percussão ou voz, cante sempre...
Dizem por aí que a tal luta contra o Imperialismo Norte-americano começou a se fazer presente na história da humanidade apenas depois da vitória dos revolucionários cubanos, quando derrubaram o ditator Fugêncio Batista da Ilha de Cuba... Não, cara Flora. Essa luta é de muito mais tempo e de muitos outros países e, como sabemos (o povo hondurenho não nos deixa mentir), continua dioturnamente em nossos tempos. Mas foi em um 07 de julho que o povo mexicano (que tem, hoje, sua representação mais digna no Exército Zapatista de Libertação Nacional), em um longínquo 1846, resolveu enfrentar a política expansionista norte-americana. É verdade que os filmes do Zorro não contam essa história direito, fazendo do Império Norte-americano o sempre salvador do povo pobre mexicano. De qualquer maneira, pequena-grande Flora Luz, deixo minha segunda humilde lição: faça de sua indignação, advinda da injustiça impetrada contra qualquer pessoa, em qualquer parte do mundo, assim como nos ensinava Che, seu maior e mais honroso legado de vida...
Alías, por falar em Che, foi em um 07 de julho de 1960 que o líder revolucionário cubano Fidel Castro devolveu ao povo cubano a sua produção, estatizando todas as empresas daquele país. Caramba! Democratizou a produção, pequenina Flora Luz! Égua da coisa arretada! É preciso lembrar que, concomitante a esse corajoso ato institucional e soberano, existia a constante política de Reforma Agrária e Educação naquele país, de forma concreta e verdadeira. Torço, cara Flora, que consigas a seu tempo e fantasia, compreender o quão importante é não apenas termos direito ao produto de um país, mas, principalmente, à sua produção irrestrita, e que te permita criticidade e alegria, seriadade e criatividade em todos os momentos de sua vida, brincando, estudando ou trabalhando.
Por fim, cara Flora, minha pequena e humilde lição de justiça. Não nasceste no dia de Santa Joana D'Arc (o dia da Santa é 20 de maio, s.m.j.), que antes de ser Santa, foi morta como sendo bruxa (essas viagens que a Igreja Católica até hoje apronta). Mas foi em um 07 de julho, em 1456, que ela, a guerreira Joana d'Arc fora absolvida da acusação de bruxaria... depois de já ter sido executada. Fica, p'ra essa minha humilde homenagem, a liçao da lutadora, da brava guerreira filha de camponeses que, por sua bravura e força, incomodou o olhar de homens e instituições. Que fique, nesta última lição, a alegria de ser uma pequena lutadora do povo.
Como pequeno presente, claro, minha veia mais do que musical, minha veia rock'n'roll, me leva a uma pequena viagem de Pink Floyd, num dos trabalhos citados acima (A dark side de moon). A passagem, acredito, representa a alegria mais profunda de seus pais, em especial, mas de todos nós que amamos seus pais e, claro, te amamos também:

"Não consigo pensar em nada para dizer, exceto
Eu acho isso maravilhoso!"
(Roger Waters – Brian Demage)

Venham Todos!
Venham Todas!

Vida Longa à Flora Luz!
Vida Longa!

Marcelo “Russo” Ferreira

PS.: Descobri, na internet, que tens uma amiguinha de mesmo nome na Paraíba. Vai conhecer ela, tá? (http://mackmelo.blogspot.com/2005/02/flora-luz.html)

2 comentários:

  1. "..anda, quero te dizer nenhum segredo" Eita menino iluminado, peço para poder te olhar nos olhos, passar as mãos nos teus cabelos, e dar boas e longas risadas com teu sorriso...um xeiro do tamanho do mar...

    ResponderExcluir
  2. Lindo, lindo, lindo... mais um texto lindo em homenagem a um momento lindo (o nascimento) de mais uma criança linda Flora Luz!

    ResponderExcluir

O Universal Circo Crítico abre seu picadeiro e agradece tê-lo/a em nosso público.
Espero que aprecie o espetáculo, livre, popular, revolucionário, brincante...! E grato fico pelo seu comentário...
Ah! Não se esqueça de assinar, ok?
Vida Longa!
Marcelo "Russo" Ferreira