RESPEITÁVEL PÚBLICO!

VENHAM TODOS! VENHAM TODAS!

domingo, 19 de julho de 2009

O Universal Circo Crítico... Deu na Carta Capital...

A Semana: Obama faz história (nº 555).

(África – A viagem do presidente – Barack Obama – a Gana pode significar novos tempos para a região)

“Os comentaristas internacionais foram unânimes ao clasificar a viagem de Barack Obama a um país da África Subsaariana, na semana passada, como histórica. Pela ascendência de Obama – filho de pai queniano – e pela esperada nova orientação da política dos EUA para o continente, relegado ao esquecimento durante os anos de Bush.
Por esses motivos, o presidente foi recebido com muita música. A escolha de Gana deveu-se ao histórico democrático do país, um caso raro no continente marcado por ditaduras. Com referências à parcela de responsabilidade que cabe aos países ocidentais nos conflitos, Obama convocou os africanos a aprimorar as democracias nacionais. 'Queríamos vir a um país africano depois do G-8 e da minha viagem a Moscou para enfatizar que a África não está isolada. O Ocidente sempre se aproximou como um protetor ou em busca de recursos. Mas o Ocidente não é responsável pela destruição da economia do Zimbábue, ou pelas guerras em que crianças são combatentes.' Além de defender as regras democráticas, incitou os africanos a combater a corrupção".

Hum...
O Ocidente protegia ou ia atrás de recursos????
Zimbabwe despertou a ambição inglesa e portuguesa (os ingleses levaram a melhor) nos idos do século XIX pro conta da riquesa mineral (principalmente ouro) descoberta naquelas terras que, em “homenagem” ao se descobridor – protetor? - se chamava Rodésia (de Cecil Rodhes), vivendo mais de um século de saques e promoção da miséria e destruição de suas tribos, etnias e cultura.
Mesmo com a independência, os colonizadores continuaram “donos” das terras, principalmente as propriedades agrícolas, o que, era inevitável, provocou a ascensão e crescimento dos conflitos de relações de propriedade e poder, típicos da sociedade capitalista, que ficou no continente africano como uma cólera social e cultural.
Em síntese: o Ocidente “sem culpa” passou séculos na África, promovel a pobreza local, experiências científicas às custas da promoção de doenças em seu povo, a descaracterização das fronteiras da região, a expropriação absoluta da riqueza mineral, a escravidão (findada pela necessidade de promover-se a mais valia advinda da ascenção pós-revolução industrial) e, o representante maior do AINDA Imperialismo Americano quer afirmar que foi, o Ocidente, apenas protetor e desbravador – não expropriador – de recursos?
Lutadores e lutadoras do mundo... fiquemos atentos à “nova orientação política dos EUA” no continente africano!
Venham Todos!
Venham Todas!

Vida Longa!

Marcelo "Russo" Ferreira

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O Universal Circo Crítico abre seu picadeiro e agradece tê-lo/a em nosso público.
Espero que aprecie o espetáculo, livre, popular, revolucionário, brincante...! E grato fico pelo seu comentário...
Ah! Não se esqueça de assinar, ok?
Vida Longa!
Marcelo "Russo" Ferreira