RESPEITÁVEL PÚBLICO!

VENHAM TODOS! VENHAM TODAS!

domingo, 26 de julho de 2009

O Universal Circo Crítico... Deu na Carta Capital...

"A Semana - Fugjimore não escapa
(Peru: A Justiça condena o ex-presidente a sete anos e meio de prisão)

Só o Brasil parece não ter entendido não existir futuro sem um passado transparente. Enquanto continuamos com dificuldade até para ter acesso à memória da ditadura, mais um vizinho espanta seus fantasmas. Desta vez foi o Peru e a fratura nem sequer ocorreu há tanto tempo assim. Na segunda-feira 20, a Justiça peruana condenou o ex-presidente Alberto Fujimore a sete anos e seis meses de prisão. Fujimore também foi condenado a ressarcir o Tesouro do país em 1 milhão de dólares.
O ex-presidente, que comandou o Peru entre 1990 e 2000, foi um dos heróis do neoliberalismo latino e tentou se reeleger pela terceira vez com o apoio isolado de Fernando Henrique Cardoso na comunidade internacional, repassou 15 milhões de dólares de fundos públicos ao seu antigo assessor Vladimiro Montesinos, envolvido em tráfico de armas e drogas. É a terceira condenação de Fugimore, que cumpre penas de 6 a 25 anos por crimes contra a humanidade."

A história de mais uma condenação de Fujimore me leva a outras histórias na América Latina, como Pinochet no Chile e os militares da ditadura argentina. Foram casos em que se abriu a caixa de pandora dos regimes militares imperialistas nos anos 60 a 80 do século passado na maioria dos países latino-americanos (testemunhada, também, na América Central, no mesmo período até os anos 1990) e se passou a limpo e transparentemente a história de sangue escrita em nome da "liberdade", a ser entendida, à época, como "estarmos livres dos comunistas".
No Brasil, parece que passaremos em branco neste necessário resgate de nossa história recente, ao ponto de nem mesmo o atual teatro armado no Araguaia, onde Governo, Forças Militares e o PCdoB andam com a árdua tarefa de, mais uma vez, procurar as ossadas de militantes assassinadas nos anos 1970. Estranhamente (porque não deveria ser assim, não em tempos atuais), coordenado pelo Comando do Exército e, também estranhamente, com a ausência do Ministério Público Federal e da Secretaria Especial de Direitos Humanos da Presidência da República, ou a Comissão Especial de Mortos e Desaparecidos Políticos, essa criada ainda no governo FHC. Como menciona matéria de 22 de julho próximo passado. da mesma Carta Capital, é a raposa procurando sinais da galinhas que roubou do galinheiro.
Não há o que procurar, pois foi o próprio Estado brasileiro, através das Forças Armadas (em particular, a instituição do Exército brasileiro) quem matou e ocultou corpos de militantes e camponeses.
Mas, quando também testemunhamos declarações como a do Deputado Federal pelo PP do Rio de Janeiro, Jair Bolsonaro em 14 de julho último, no interessante mas barulhento MTV Debate, coordenado pelo Lobão, fico com a impresão de que esse será, à bem da verdade, o caminho da história do País. Em determinado momento do Programa, o nobre deputado falava com todas as letras sobre os militantes mortos durante os anos de Ditadura: "e pena que não mataram todos, terrorista que eram".
Com diria Paulinho da Viola, "quando penso no futuro, não me esqueço do passado". Não há outro caminho para o Brasil... Mas, parece, ele insiste em provar que há.
Por essas e outras, aprendo todos os dias a ser um militante.
Ainda falarei mais dos anos de chumbos por esses palcos.

Venham Todos!
Venham Todas!

Vida Longa!

Marcelo "Russo" Ferreira

PS.: Se és ou pretende ser assinante de alguma revista semanal, descarte Veja, Isto É e Época... Carta Capital é infinitamente melhor.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O Universal Circo Crítico abre seu picadeiro e agradece tê-lo/a em nosso público.
Espero que aprecie o espetáculo, livre, popular, revolucionário, brincante...! E grato fico pelo seu comentário...
Ah! Não se esqueça de assinar, ok?
Vida Longa!
Marcelo "Russo" Ferreira