RESPEITÁVEL PÚBLICO!

VENHAM TODOS! VENHAM TODAS!

sexta-feira, 25 de março de 2016

O tango verdadeiro...



“A luta do homem
contra o poder
É a luta da memória
contra o esquecimento”
(Milan Kundera)


Nem iríamos falar sobre o assunto, o que não quer dizer que o ignoremos.
Afinal, este picadeiro de terra batida e lona furada de circo não é um “blog profissional”. Não somos, nem eu, nem Strovézio, nem os artistas que dizemos que estão aqui, blogueiros.
Somos aventureiros na escrita... Tomamos nossas posições, claramente, sem rodeios. Há quem concorde com elas, há quem não concorde e sempre recebemos as manifestações com franqueza e fraternidade (em que pese algumas poucas vezes a recíproca não ter sido verdadeira).
Mas, diante da importância de 24 de março para a América Latina e do que vimos ontem nos jornalões brasileiros (com a devida exceção do Repórter Brasil, na TVE), nos sentimos com a responsabilidade de não deixarmos pra lá.
– Até porque muitos jornalistas e blogueiros sérios fizeram suas manifestações, né não, Russo?
– Isso, Strovézio... mas temos, também, nosso compromisso e nossa história.
Em 24 de março de 1976, a Argentina foi testemunha de mais um Golpe de Estado orquestrado pelos Estados Unidos, na América Latina. Paraguai (1954), Brasil (1964), Peru (1968), Bolívia e Uruguai (1971), Equador (1972) e Chile (1973).
Destas, a Argentina teve uma das mais sanguinárias... e cujo general-presidente foi condenado e morreu na prisão (não se sabe de nenhum caos político na Argentina por conta disso, como temem os militares e apoiadores da ditadura no Brasil, ao ponto de omitirem fatos e “condenarem” julgamentos)
E eis que o presidente dos Estados Unidos visita a Argentina, com um novo governo disposto a alinhar (no quintal, claro) às suas diretrizes políticas e econômicas, exatamente no dia 24 de março. Se eu, aqui em terras brasilis, me senti ofendido, imagina seu povo.
Ok, OK, vão me dizer que na programação oficial do presidente americano, haviam atividades relativas à data, visita a monumentos e o escambal. E, também, tangos para ele e sua esposa e um passeio a Bariloche, que foi tão importante quanto sua consternação pseudo-humana.
Mas, o que impressiona...
... quer dizer, nem impressiona mais.
Às ruas, movimentos contra a visita de Obama, com milhares de pessoas. Eu disse milhares.
Marcha de 24 de março de 2016 - Buenos Aires

A mídia brasileira gosta de milhares de pessoas, faz jornalismo ao vivo quando elas acontecem... mas quando lhes interessa. É isso que não impressiona mais.
Pois os jornalões brasileiros nem ou muito mal e porcamente fizeram alguma reportagem decente sobre o que significa esta data ao povo argentino e a infeliz visita do representante maior do mentor histórico daqueles tempos. E ainda representa.
O Golpe Militar na Argentina, em 1976, significou um dos exemplos mais cruéis da Política Neoliberal nascente (que retomou nos anos 90 do século passado e praticamente quebrou o país) e de ataque aos direitos dos trabalhadores. Segundo Marco Burkún, o Estado Terrorista “submeteu a maioria da população através da tortura, do desaparecimento e da morte de pessoas, da prisão, do exílio e todas as humilhações próprias das piores práticas dos regimes mais obscuros da história da humanidade, comparáveis com o holocausto, a inquisição ou a eliminação dos povos originários na época colonial” (2012*).
Não foi diferente nos demais países... não foi diferente no Brasil (e este picadeiro sabe muito bem disso). Não dá para defender o retorno deste regime.
Pois bom...
As imagens cedidas por amigos, para nós, são um pequeno alento, pois demonstram que há indignação e, mais ainda, querem que alcance muita gente.
O Universal Circo Crítico, humildemente, cumpre com sua militância e seu compromisso com sua identidade latino-americana.

Calle 13 - Latinoamérica

Em tempos de desesperança, as imagens que nos foram presenteadas nos servem, também, para mantermos viva a nossa esperança na humanidade e por tempos não apenas melhores (não nos confundam com essa direita fascista que acampa em frente da FIESPE e nem com o Governo que continua a incidir ataques aos direitos da classe trabalhadora), mas tempos outros, antagônicos aos que vivemos.
Grato Juan Chapu!
O Universal Circo Crítico homenageia o povo lutador argentino, em seus dias de não esquecer os 40 anos do golpe militar que tentou extinguir com a sua esperança. Não conseguiu.

Larga Vida a los combatientes del Pueblo Argentino!
Vida Longa os Lutadores e as Lutadoras do Povo... sempre Vivas!

Nuestro Honor, en Mercedes Sosa

Canción para mi América - Mercedes Sosa

Venham Todos!
Venham Todas!



Nenhum comentário:

Postar um comentário

O Universal Circo Crítico abre seu picadeiro e agradece tê-lo/a em nosso público.
Espero que aprecie o espetáculo, livre, popular, revolucionário, brincante...! E grato fico pelo seu comentário...
Ah! Não se esqueça de assinar, ok?
Vida Longa!
Marcelo "Russo" Ferreira