RESPEITÁVEL PÚBLICO!

VENHAM TODOS! VENHAM TODAS!

quinta-feira, 31 de dezembro de 2015

Personalidade do ano...



Foi num dia de novembro deste ano, exatamente uma sexta-feira 13...
Naquele dia, assistiríamos matérias enormes sobre os atentados de País.
Mas, pela manhã (antes dos atentados) assisti “desatento” uma matéria no Bom Dia Brasil que dizia que um grupo empresarial poderoso “Sei-lá-que-porcaria-era” homenageava o atual presidente da Globo, Irineu Marinho, como personalidade do ano (e, mais recentemente, a chanceler alemã, Angela Merkel - que, com a Troika, destruiu a Grécia com chantagens e coerções) é eleita a Personalidade do ano pela Revista Time).
Da maneira como caminhou o que eu ainda dou um pouco de atenção (não por confiança, claro) na Globo, que são os programas jornalísticos, fiquei realmente pensando por qual motivo essa premiação se deu... respostas obvies, claro.
Um Jornalista de uma Rede de Comunicação grotesca, tendenciosa até a alma, com jornalismo seletivo (junto com seus pares Band, Record, SBT e, uma pena, TV Cultura), que deforma tem, seu presidente, a premiação de Personalidade do ano..
Daí, pensamos já a partir daquele momento e hoje, o Universal Circo Crítico inaugura o seu “Personalidade Lutadora do Povo do Ano!”... e hoje, começa a votação!

(     ) Todos/as que enfrentam, todos os dias, a destruição e assassinato de pessoas e meio ambiente que atingiu os 600 km de lama da Samarco, Vale e BHP. 
  

(     ) Os alunos das escolas públicas paulistas - e, agora, as de Goiás - que as ocuparam contra o Governo Estadual, que está dando sua "efêmera" contribuição à destruição da educação pública brasileira.












(     ) Os Professores das Redes Estaduais do Paraná, Pará, São Paulo, Goiás e de outros lugares neste país, que lutaram e até enfrentaram a violência (física, institucional e midiática) em defesa da Educação Pública.


(     ) Os Docentes, Técnico-administrativos e Estudantes (graduação e pós-graduação) das Universidades Públicas Brasileiras – e os Sindicatos nacionais SINDISESF e ANDES/SN em uma das mais difíceis greves da história recente da Educação Superior.









(     ) Os tantos e tantos trabalhadores deste país, em particular, os Trabalhadores Terceirizados que assistem, sem forças (sem comida, sem casa, sem saúde, sem direitos...) os poucos quase ainda direitos cada vez mais retirados, inclusive por Leis que aprofundam essas perdas.







(     ) Os indígenas do Matogrosso do Sul (há 40 anos, pelo menos) e de outras regiões da Amazônia que enfrentam valentemente os fazendeiros e políticos (e as Polícias Militares locais e Federal), em defesa de suas terras.












(     ) Os comunistas... hã... porque são comunistas. E os terroristas de nossas viagens em “Terroristas e Humanitários” (picadeiro de 29 de julho).








(     ) E as crianças, que nascem comunistas, dialéticas e,
 enquanto se tornam humanas são desumanizadas pelos que se acham humanos? Raul, Nina, Aquiles que chegaram esse ano e todas as crianças por quem chora a hipócrita burguesia que lucra com seu sofrimento, com sua morte em praias, favelas, cidades destruídas.

 (     ) Às mulheres, tantas mães, outras tantas não, que enfrentam o machismo de seus “#AmigosSecretos” ou não, que cuidam de suas crias e de seus companheiros.








(     ) Bertold Brecht, e seus poemas que a direita não entende.








(     ) Haroldo Junior, o menino levado e pimpão.















(     ) Hiram de Lima Pereira e os artistas de “Arquivo 64/15 – Porões da Ditadura”.


(     ) O (perigoso) Palhaço Tico Bonito.















(     ) Os amigos do Universal Circo Crítico? (aí, o povo vota em si mesmo).













(     ) Fernando Brant? Eduardo Galeano? Aldyr Araújo? Katiúcia?



(     ) Turma Darci e Francisca, de Professores de Educação Física.









            (     ) Negros e Negras que gritaram NEGRA!!!! NEGRO!!!!












            (     ) Nossos cães, gatos, passarinhos, camundongos, pintinhos e todos os bichos que queremos cuidar ao nosso lado.















            (     ) Quem mais...

            Para nós, a personalidade é coletiva.
É até estranho esse lance.
Tanto que nunca fizemos..

Mas...vale pela festa...
Vale pela celebração de tudo o que celebramos, porque a celebração nos ajuda a mantermos nossas forças, nossa luta, nossa esperança...

Venham Todos!
Venham Todas!...
,,, as personalidades deste nosso Grande, de terra e lona furada, CIRCO!
Adoramos estarmos vivos em 2015...
... manter-nos-emos em 2016!


3 comentários:

  1. Respostas
    1. Viva Viva, Lilian...
      Mas é muito bom te ver por essas bandas circenses... E que legal que gostou deste último espetáculo!
      Venha sempre à nossa Lona Furada...
      Vida Longa!

      Excluir

O Universal Circo Crítico abre seu picadeiro e agradece tê-lo/a em nosso público.
Espero que aprecie o espetáculo, livre, popular, revolucionário, brincante...! E grato fico pelo seu comentário...
Ah! Não se esqueça de assinar, ok?
Vida Longa!
Marcelo "Russo" Ferreira