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VENHAM TODOS! VENHAM TODAS!

quarta-feira, 2 de dezembro de 2015

Escola de Luta...


Escola Salvador Allende (tinha que ser)
www.brasildefato.com.br
            “Escola ocupada tem aula de ioga,
            cordel, rodas de conversa,
            alunos e professores cozinham juntos...
            resumindo:
            a escola dos alunos é muito mais legal
            que a escola do Governo”
            (Tais Vinha – Em uma escola ocupada).




            Venhamos e convenhamos...
            Um artigo pequenininho, num picadeiro de terra batida e lona furada de circo, não dará conta de expressar todo o contexto que envolve o que hoje assistimos (com aquela resistenciazinha básica e medíocre da imprensa brasileira) nas escolas de São Paulo, tanto na capital, como no interior.
            Mas, ousaremos uma reflexão mais preocupante, ainda que imbuída de esperança e força pelo que assistimos ser construído por estudantes secundaristas do Estado mais rico do país... pelo menos no plano econômico.
            De início, o óbvio, o claro, o que está explicitamente manifesto sobre o que o estado paulista, no quesito “Escolas de Luta”, vem vivenciando. Comecemos pelos Atos da História destas Ocupações:
            Primeiro Ato: como sempre, e como é praxe no Estado Brasileiro, a tal “Reorganização das Escolas” em São Paulo é um projeto construído em gabinete e imposto de cima pra baixo. O Governo Paulista decidiu e ia (vai, segundo notícias) implementar e “ponto”...
            Segundo Ato: na linha do primeiro ato, em momento nenhum passou pela cabecinha da Secretaria de Educação Paulista discutir o projeto com a comunidade, quer seja alunos, entidades estudantis, professores, pais, vizinhos, porteiros, secretários, a Tia da Cantina... Foi fechado e de gabinete.
            PEQUENA OBSERVAÇÃO: o sempre enigmático (por isso, “desconfiável”) Ricardo Boechat – que vez em quando dá tiradas espetaculares, por outras vaticina – ao criticar as decisões sobre a Reorganização das Escolas Paulistas, disse da bancada do Jornal da Band que é hábito do “Estado Brasileiro” decidir as coisas de cima pra baixo. A questão é que ao dizer assim, “estado brasileiro”, ele nebliniza o fato em si da notícia, que é estritamente paulista.
            Terceiro Ato: Houve inúmeros protestos em São Paulo, mas muito, muito concorridos, daqueles que a Imprensa adora noticiar em horário nobre e nacionalmente... quando lhe convém. Ou seja, não havia diálogo mesmo quando as manifestações contra a tal reorganização já estavam em curso, antes mesmo das ocupações das escolas.
            Quarto Ato: com o hiato que talvez não percebamos, eis que as escolas começam a ser ocupadas pelos estudantes. No início, uma...depois cinco... vai pra 17... passam de 100. O que acontece nas ocupações? A gente fala daqui a pouco...
            Quinto Ato: Estado pede, na Justiça, reintegração de posse. Justiça ameaça conceder, mas recua. Chama conciliação. Mas, de um lado (dos estudantes) há a clara manifestação de “Não à Reorganização” e, pelo lado do Estado “Negociamos qualquer coisa, menos a reorganização”... Ou seja, o objeto dos protestos e das ocupações, para o Governo Paulista, não está em pauta...

            – Governo Leso, Justiça sonsa! (Palhaço)
            – É o que parece, Strovézio... mas, a justiça, neste caso, manteve o recuo.
            – Mas claaaaaaaro que tinha que manter! Como assim mandar os que usam a escola desocupar o lugar que usam? Nem faz sentido...

            Sexto Ato: Ocupações continuam, aumentam, se fortalecem. A PM atua aqui, assiste ali. O Governo não é bobo, por isso está a mais de 20 nos poder paulista. Começa a Guerra de informações. Reúne segmentos que precisam fazer a contraofensiva e... gasta 9 milhões de propaganda pró-reorganização.
            PEQUENA OBSERVAÇÃO 2: Esse valor NÃO ESTAVA PREVISTO!
Percebam: foi tirado de última hora, por conta das ocupações. Quando houve protestos, paralização, manifestações na Av. Paulista (com o silêncio da mídia, não nos esqueçamos), tava tudo “bem”... a coisa apertou, a imprensa teve que noticiar, então... replaneja...
            Sétimo Ato: a campanha de “terrorização” da Ocupação. Oras... mais de 20 anos no governo, é claro que o contra-golpe iria acontecer. A cultura de “direito de ir e vir”, do “direito a estudar” começa a surgir como forma de demonizar a ocupação das escolas. Um tal de “Devolve Minha Escola” nas redes sociais. Ou então a enfadonha estratégia de aumentar a quantidade de escolas ocupadas para, depois, dizer que não estão mais ocupadas, tentando mostrar: “está enfraquecendo” o movimento e as escolas estão voltando ao normal... “Guerra de Informação” (com uma mãozinha arretada da imprensa golpista) é para os fortes e o governo paulista domina-as com maestria. A falta d’água serve de exemplo.
            E eis que no dia 1º de Dezembro, a tal Reorganização é publicada e a “Guerra” segue seus primeiros passos...

            A Mídia... dei até tempo pra ela... não valeu a pena...

Oitavo Ato: a Organização das Escolas – voltando ao Quarto Ato.

Sempre Mafalda!!!!!

            E aqui, o que é mais bacana, aos olhos de um professor.
            As escolas ocupadas nas últimas semanas em São Paulo fizeram com que eu tivesse vontade de voltar à Sampa como há muito tempo eu não tinha. Mas só para dar uma Oficina de Cultura Corporal ou para propor um bom e arretado Cinema Cabano, com filme/documentário e debates calorosos. Ou até mesmo resgatar a velha “história do Rei”, dos meus tempos de Movimento Estudantil.
            Nas escolas Ocupadas, vemos estudantes organizados e auto-organizados em Brigadas. Cuidam da comida, da limpeza, na manutenção do espaço e equipamento público... Cuidam da Vida, do descanso e da Segurança... Cuidam da Educação, com oficinas, debates, aulas abertas... Cuidam da Cultura, com música, arte, dança, cinema...
            Cuidam da Escola!

            – Para desespero do Governo Paulista... E nem tentaram colocar uns “P2” lá dentro para depredar algo e, aí, legitimar a retomada à força...
            – É vero, Strovézio... Mas, calma, calma... lembremo-nos do Sétimo Ato ali em cima...

            Mas, sempre atentos.
Dizia Sun Tzu, em “A Arte da Guerra”: Se você conhece o inimigo e a si mesmo, não precisa temer o resultado de uma centena de batalhas”...
Ou o resultado de uma centena de escolas ocupadas... para o governo.
Ou o resultado de centenas de centenas de estudantes mobilizados, ainda assim poderá não fazer temer o opressor e sua reorganização.
Se os tempos são de testar a força dos Estudantes paulistas, então, é tempo de dizer a eles: VOCÊS NÃO ESTÃO SOZINHOS E NÃO ESTÃO APENAS POR VOCÊS!
– VOCÊS NÃO ESTÃO SOZINHOS E NÃO ESTÃO APENAS POR VOCÊS!
– VOCÊS NÃO ESTÃO SOZINHOS E NÃO ESTÃO APENAS POR VOCÊS!
– VOCÊS NÃO ESTÃO SOZINHOS E NÃO ESTÃO APENAS POR VOCÊS!

Ocupem mais Escolas!
Ocupem Escolas em todo Estado de São Paulo!
            Ocupem Escolas em toda região Sudeste!
            Ocupem Escolas em todo país!
            Ocupem Escolas...!   
E que as imagens que aqui humildemente publicamos possa servir

 Por solidariedade...!
www.esquerda.com.br
Por amizade...!
Fonte: Jornalistas Livres

Por auto-organização na partilha do que alimenta...!
Fonte: Jornalistas Livres
e do que se cuida...!
Fonte: Jornalistas Livres
Por Oficinas de Música...!
http://avaliacaoeducacional.com/

e de arte...! E que Arte Arretada!
Fonte: Jornalistas Livres
Por Música...!
Fonte: Jornalistas Livres
E mais música...! Uau! Por isso que gosto (e não gostam) de Chico Cesar...!
www.noticias.bol.uol.com.br
Por tudo isso e muito mais... E vai ter muito mais...

... Venham Todos!
... Venham Todas!
           Vamos Ocupar as Escolas...


Grande Laerte!!!!

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Marcelo "Russo" Ferreira