Escola Salvador Allende (tinha que ser) www.brasildefato.com.br |
“Escola ocupada tem aula de ioga,
cordel, rodas de conversa,
alunos e professores cozinham
juntos...
resumindo:
a escola dos alunos é muito mais
legal
que a escola do Governo”
(Tais
Vinha – Em uma escola ocupada).
Venhamos
e convenhamos...
Um
artigo pequenininho, num picadeiro de terra batida e lona furada de circo, não
dará conta de expressar todo o contexto que envolve o que hoje assistimos (com
aquela resistenciazinha básica e medíocre da imprensa brasileira) nas escolas
de São Paulo, tanto na capital, como no interior.
Mas,
ousaremos uma reflexão mais preocupante, ainda que imbuída de esperança e força
pelo que assistimos ser construído por estudantes secundaristas do Estado mais
rico do país... pelo menos no plano econômico.
De
início, o óbvio, o claro, o que está explicitamente manifesto sobre o que o estado
paulista, no quesito “Escolas de Luta”, vem vivenciando. Comecemos pelos Atos
da História destas Ocupações:
Primeiro Ato: como sempre, e como é
praxe no Estado Brasileiro, a tal “Reorganização das Escolas” em São Paulo é um
projeto construído em gabinete e imposto de cima pra baixo. O Governo Paulista
decidiu e ia (vai, segundo notícias) implementar e “ponto”...
Segundo Ato: na linha do primeiro ato,
em momento nenhum passou pela cabecinha da Secretaria de Educação Paulista discutir
o projeto com a comunidade, quer seja alunos, entidades estudantis,
professores, pais, vizinhos, porteiros, secretários, a Tia da Cantina... Foi
fechado e de gabinete.
PEQUENA OBSERVAÇÃO: o sempre enigmático
(por isso, “desconfiável”) Ricardo Boechat – que vez em quando dá tiradas
espetaculares, por outras vaticina – ao criticar as decisões sobre a
Reorganização das Escolas Paulistas, disse da bancada do Jornal da Band que é
hábito do “Estado Brasileiro” decidir as coisas de cima pra baixo. A questão é
que ao dizer assim, “estado brasileiro”, ele nebliniza o fato em si da notícia, que é estritamente paulista.
Terceiro Ato: Houve inúmeros protestos
em São Paulo, mas muito, muito concorridos, daqueles que a Imprensa adora
noticiar em horário nobre e nacionalmente... quando lhe convém. Ou seja, não
havia diálogo mesmo quando as manifestações contra a tal reorganização já
estavam em curso, antes mesmo das ocupações das escolas.
Quarto Ato: com o hiato que talvez não
percebamos, eis que as escolas começam a ser ocupadas pelos estudantes. No
início, uma...depois cinco... vai pra 17... passam de 100. O que acontece nas
ocupações? A gente fala daqui a pouco...
Quinto Ato: Estado pede, na Justiça,
reintegração de posse. Justiça ameaça conceder, mas recua. Chama conciliação.
Mas, de um lado (dos estudantes) há a clara manifestação de “Não à
Reorganização” e, pelo lado do Estado “Negociamos qualquer coisa, menos a
reorganização”... Ou seja, o objeto dos protestos e das ocupações, para o
Governo Paulista, não está em pauta...
–
Governo Leso, Justiça sonsa! (Palhaço)
–
É o que parece, Strovézio... mas, a justiça, neste caso, manteve o recuo.
–
Mas claaaaaaaro que tinha que manter! Como assim mandar os que usam a escola
desocupar o lugar que usam? Nem faz sentido...
Sexto Ato: Ocupações continuam,
aumentam, se fortalecem. A PM atua aqui, assiste ali. O Governo não é bobo, por
isso está a mais de 20 nos poder paulista. Começa a Guerra de informações. Reúne
segmentos que precisam fazer a contraofensiva e... gasta 9 milhões de
propaganda pró-reorganização.
PEQUENA OBSERVAÇÃO 2: Esse valor NÃO
ESTAVA PREVISTO!
Percebam:
foi tirado de última hora, por conta das ocupações. Quando houve protestos,
paralização, manifestações na Av. Paulista (com o silêncio da mídia, não nos
esqueçamos), tava tudo “bem”... a coisa apertou, a imprensa teve que noticiar,
então... replaneja...
Sétimo Ato: a campanha de “terrorização”
da Ocupação. Oras... mais de 20 anos no governo, é claro que o contra-golpe
iria acontecer. A cultura de “direito de ir e vir”, do “direito a estudar”
começa a surgir como forma de demonizar a ocupação das escolas. Um tal de “Devolve
Minha Escola” nas redes sociais. Ou então a enfadonha estratégia de aumentar a
quantidade de escolas ocupadas para, depois, dizer que não estão mais ocupadas,
tentando mostrar: “está enfraquecendo” o movimento e as escolas estão voltando
ao normal... “Guerra de Informação” (com uma mãozinha arretada da imprensa
golpista) é para os fortes e o governo paulista domina-as com maestria. A falta
d’água serve de exemplo.
E
eis que no dia 1º de Dezembro, a tal Reorganização é publicada e a “Guerra” segue
seus primeiros passos...
A
Mídia... dei até tempo pra ela... não valeu a pena...
E
aqui, o que é mais bacana, aos olhos de um professor.
As
escolas ocupadas nas últimas semanas em São Paulo fizeram com que eu tivesse
vontade de voltar à Sampa como há muito tempo eu não tinha. Mas só para dar uma
Oficina de Cultura Corporal ou para propor um bom e arretado Cinema Cabano, com
filme/documentário e debates calorosos. Ou até mesmo resgatar a velha “história
do Rei”, dos meus tempos de Movimento Estudantil.
Nas
escolas Ocupadas, vemos estudantes organizados e auto-organizados em Brigadas.
Cuidam da comida, da limpeza, na manutenção do espaço e equipamento público...
Cuidam da Vida, do descanso e da Segurança... Cuidam da Educação, com oficinas,
debates, aulas abertas... Cuidam da Cultura, com música, arte, dança, cinema...
Cuidam
da Escola!
–
Para desespero do Governo Paulista... E nem tentaram colocar uns “P2” lá dentro
para depredar algo e, aí, legitimar a retomada à força...
–
É vero, Strovézio... Mas, calma, calma... lembremo-nos do Sétimo Ato ali em
cima...
Mas,
sempre atentos.
Dizia
Sun Tzu, em “A Arte da Guerra”: Se você
conhece o inimigo e a si mesmo, não precisa temer o resultado de uma centena de
batalhas”...
Ou o
resultado de uma centena de escolas ocupadas... para o governo.
Ou o
resultado de centenas de centenas de estudantes mobilizados, ainda assim poderá
não fazer temer o opressor e sua reorganização.
Se os
tempos são de testar a força dos Estudantes paulistas, então, é tempo de dizer
a eles: VOCÊS NÃO ESTÃO SOZINHOS E NÃO ESTÃO APENAS POR VOCÊS!
– VOCÊS
NÃO ESTÃO SOZINHOS E NÃO ESTÃO APENAS POR VOCÊS!
– VOCÊS
NÃO ESTÃO SOZINHOS E NÃO ESTÃO APENAS POR VOCÊS!
– VOCÊS
NÃO ESTÃO SOZINHOS E NÃO ESTÃO APENAS POR VOCÊS!
Ocupem
mais Escolas!
Ocupem
Escolas em todo Estado de São Paulo!
Ocupem
Escolas em toda região Sudeste!
Ocupem
Escolas em todo país!
Ocupem
Escolas...!
E que as imagens que aqui humildemente
publicamos possa servir
Por amizade...!
Fonte: Jornalistas Livres |
Por auto-organização na partilha do que alimenta...!
Fonte: Jornalistas Livres |
e do que se cuida...!
Fonte: Jornalistas Livres |
Por Oficinas de Música...!
http://avaliacaoeducacional.com/ |
e de arte...! E que Arte Arretada!
Fonte: Jornalistas Livres |
Por Música...!
Fonte: Jornalistas Livres |
E mais música...! Uau! Por isso que gosto (e não gostam) de Chico Cesar...!
www.noticias.bol.uol.com.br |
Por tudo isso e muito mais... E vai ter muito mais...
... Venham Todos!
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