RESPEITÁVEL PÚBLICO!

VENHAM TODOS! VENHAM TODAS!

segunda-feira, 21 de dezembro de 2015

Nossa Cantata de Natal...

... é a Cantata de Santa Maria de Iquique...

Capa do site chileno www.latinoamericano.jor.br
100 anos do Massacre na Escola de Santa Maria de Iquique
2007


“Señoras e Señores
veninos a cantar
aquello que la historia
no quiere recordar
Pasó em el Norte Grande
fue Iquique la ciudad
Mil novecentos siete
marcó fatalidade
Allí al pampino pobre
Mataron por matar”
(Quilapayún - Pregón
Cantata de Santa Maria de Iquique)


            Em tempos de vésperas da celebração cristão (Natal), em que frases do tipo “tempo de amar” e tals, nosso humilde picadeiro de terra batida e lona furada cumpre com uma dívida que tínhamos conosco mesmo... com a história e com a Classe Trabalhadora.
            Afinal, este “tempos de...”, em tese (e para os/as cristãos/ãs), serve para fortalecermos laços, celebrações, expectativas e coisa e tal. Serve para elevarmos nosso pensamento e coração às pessoas de todo o mundo, por um mundo melhor, paz, saúde, fraternidade.
            Fico pensando como passará, por exemplo, o alto escalão da Vale, BHP e Samarco. Afinal de contas, como passarão as vítimas (e, sendo vítimas, sofreram com um crime) do rompimento da barragem em Mariana/MG parece-me bastante óbvio. Longe de suas casas, de sua história, algumas delas longes de seus entes e amigos/as queridos/as...
            E foi pensando nestas Mineradoras que resgatamos, aqui, uma de suas tantas tristes histórias e, neste resgate, o registro de que a atuação destas na destruição de vidas vem de longa, bastante longa data.
            E foi com certa “curiosidade musical” que soube da História de Iquique/Chile, cidade localizada no corte do país, responsável pelo escoamento de salitre da região. Quando ela já tinha completado um século. Aliás, ao “celebrar-se” um século do fato que agora discorreremos, nossas pesquisas nos mostraram que muitas emissoras de TV, do país e de fora fizeram uma cobertura grandiosa, algumas ao vivo, desta marcação de tempo da história. Não no Brasil
Perfazia, a história, um século do Massacre de mineiros (ou salitreiros) e suas famílias. Era 21 de dezembro de 1907...
Eram 3.600 operários chilenos (e suas famílias) cercados e massacrados na Escola (uma escola!!!!!!) Domingo Santa Maria. Quem deu a ordem? Um general (portanto, o Estado)... Quem executou? O Exército... Quem solicitou?
Bom... dentro desta lona furada de circo, pedimos desculpas ao nosso pequeno público. Não conseguimos ir além do fato de ser uma Empresa Britânica (de história bem conhecida na América Latina)... Mas, sua herança se expressa em Vale, BHP, Lonmin, as Mineradoras Turcas e um cem número que este picadeiro desconhece.
A história pode ser melhor conhecida pelo site “latinhoamericano.jor.br” (http://www.latinoamericano.jor.br/memoria_viva_iquique.html). Afinal, o que conhecemos, foi com a ajuda deste.
E nós convidamos a que nosso respeitável público visite a história de Santa Maria de Iquique... E compreendam que às vésperas do Natal, 3.600 pessoas, entre homens, mulheres e crianças foram celebrar a chegada de seus patrões, certos de que receberiam boas novas às reivindicações de alguns poucos centavos e melhores condições de trabalho (ou menos piores condições de exploração e pobreza).
 
Arte de José Osório - Convocatória da Cantata




“Toma mujer mi manta,
te abrigará.
Ponte al niñito em brazos,
no llorará.
No llorará, confia,
vá a sonreír.
Le cantarás um canto,
se va a dormir”
(Canción II)






Foram 3.600 homens, mulheres e crianças cercadas em uma escola... Eram duas da tarde e o “silêncio” do Estado de Sítio declarado fora interrompido... e o som que interrompeu o silêncio manteve o silêncio ao longo da história.

“El desierto me há sido infiel,
Trabalhadores do Salitre
sólo tierra cascada y sal,
piedra amarga de mi dolor,
roca triste de sequedad.
...
Es la muerte que surgirá
galopando em la oscuridad.
Por el mar aparecerá,
ya soy viego y sé que vendrá”
(Canción III)

E assim se deu...

“Tres mil seiscientas miradas
que se apagaron.
Três mil seiscentos obreiros
Asesinados".
(Canción Letania)

O Natal...
Festa Cristã marcada, dentre outros atos, pela troca de presentes...

O Universal Circo Crítico, perto de descortinar seus espetáculos de terra batida e lona furada neste ano, presenteia nosso nobre público...
O público de um dia e o público de todos 76 pequenos espetáculos de 2015.
Nosso presente é a esperança... esperança que se expressa de muitas maneiras, algumas delas que passaram por aqui, para nosso orgulho e honra.

E presentamos nosso estimado público com uma das coisas mais belas que já assistimos (pena que não ao vivo) em nossas tão minúsculas existência e história.

Respeitável Público!
Apresentamos: Cantata de Santa Maria de Iquique...


E que possamos, um dia, dizemos: Iquique e Mariana não mais se repetirão.

“Unâmonos como hermanos
que nadie nos vencerá”
(Canción Final)

Venham Todos!

Venham Todas!

3 comentários:

  1. A arte é uma invencao impressionante, pois uma/um artista consegue repreoduzir com riqueza de detalhes um instante com toda a grandeza de sentimentos exatamente como quando ele acontece, mesmo quando a situação real já se esvai da lembrança. Estupendo.

    ResponderExcluir
  2. A arte é uma invencao impressionante, pois uma/um artista consegue repreoduzir com riqueza de detalhes um instante com toda a grandeza de sentimentos exatamente como quando ele acontece, mesmo quando a situação real já se esvai da lembrança. Estupendo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Salve, Salve, nossa queridíssima Lilian...
      Honrados com sua visita, novamente.
      Digamos que foi mais ou menos assim que fiquei quando conheci a história de Iquique e o trabalho de Quilapayún. O que ainda "dói" é quando vejo a juventude, ao conhecer esse trabalho, ao escutar essas músicas, achá-las ruim... sem conhecer a história, sem se apropriar do trabalho. A maneira consumista de escutar uma música e que está cada vez mais forte e presente... temos muito trabalho pela frente. Ainda vem que estamos juntos e temos as canções como a Cantata de Santa Maria de Iquique...
      Vida Longa!

      Excluir

O Universal Circo Crítico abre seu picadeiro e agradece tê-lo/a em nosso público.
Espero que aprecie o espetáculo, livre, popular, revolucionário, brincante...! E grato fico pelo seu comentário...
Ah! Não se esqueça de assinar, ok?
Vida Longa!
Marcelo "Russo" Ferreira