RESPEITÁVEL PÚBLICO!

VENHAM TODOS! VENHAM TODAS!

domingo, 14 de fevereiro de 2016

Recomeçamos...


“Quando os trabalhadores perderem a paciência/
Não terá governo, nem direito, nem justiça/
Nem juízes, nem doutores em sapiência/
Nem padres, nem excelências”.
(Mauro Iasi)



            Deixamos passar um mês, após um ano de 2015 à qual esse picadeiro de terra batida e lona furada entendeu-se por muito feliz pela jornada percorrida, ainda que muitos temas nos incomodavam e incomodem profundamente.
            Mas, a Mídia burguesa continuou...
            Mas, o Congresso continuou...
            Mas, a violência também continuou...
            Continuaram a intolerância, o racismo, o preconceito, o machismo... continuam negros, mulheres (negras mulheres), gays, pobres, velhos sofrendo as mazelas do interesse que move o capital...
            Continuou...
            Continuou a Justiça... A In-justiça... A tendenciosa justiça injusta...
            Mariana perde para Samarco, Vale e BHP e sua derrota é, também, a derrota de quilômetros de rios e margens, meio ambiente, comunidades, produção agrícola. Aliás, este picadeiro de terra batida nem saberia (sem, claro, uma boa e paciente investigação no minúsculo jornalismo sério deste país) detalhar o quanto de destruição a ânsia pelo lucro destas empresas deixarão de rastro para além do caminho que os dejetos que ela soltou percorreram...
            Mas, hoje, inauguramos 2016 (com vontade de falar de um monte de coisa) para nos solidarizarmos, em particular, com os professores do Paraná.
            Em 29 de abril de 2015, o Governo daquele estado (incrível como foi preservado pela mídia tupiniquim) e seu Secretário de Segurança autorizaram uma IN-DIS-CU-TÍ-VEL ação de barbaridade contra professores (em sua maioria) que protestavam contra votações na Assembleia Legislativa que prejudicavam a categoria.
            Com boa dose de consumo midiático (assistir para mudar de canal, depois) a imprensa cobriu o conflito, omitindo questões e informações como, por exemplo, os helicópteros que lançavam bombas de gás lacrimogêneo... além dos ataques por terra, ataques aéreos.
            E eis que a Vara da Auditoria da Justiça Militar paranaense, através de seu promotor Misael Duarte Pimenta, mandou arquivar o inquérito policial militar que investigava os abusos (pra dedéu) cometidos pela força policial naquele dia, na que ficou – conhecida como Batalha do Centro Cívico...
            – Misael Duarte Pimenta? Tá explicado... (Palhaço).
            – Como assim, Strovézio?
            – Oras... “Pimenta” nos olhos dos outros, é arquivamento...
            – Haja sentido...
            Arrumando ainda, para 2016, o nosso picadeiro e nossa lona furada, pensando em novas ideias, novas viagens, viagens antigas, essa notícia – que, reconheçamos, não é a pior notícia deste mundo de poço sem fundo, mas que dói em nossos corações tanto quanto nos abalou.
            É verdade que quem mandou arquivar foi a Justiça Militar.
Portanto, não dá pra dizer que, em um “promotor” estudando e se posicionando, no alto de sua magistratura, se houve ou não abuso das forças policiais naquele dia, e ao concluir seu parecer, enaltece a atuação das mesmas, nos causou surpresa... Claro que não. Não somos ingênuos, do ponto de vista de quem promove o ato violento, ele "foi necessário".
A única imagem que me veio a cabeça foi...
http://informecritica.blogspot.com.br/2015/08/a-essencia-contrarrevolucionaria-do-pos.html

Mas, assim que soubemos deste parecer, lembrei-me de tantas notícias, de tantas lágrimas alheias (e rendosas imagens à nossa mídia carnívora), de tantos atos de protestos conclamando “JUSTIÇA” e tantas vezes assistindo, sem reação, o quanto ela é parcial... o quanto nós iremos ainda suportar silenciosamente.
Começamos 2016...
Sinceramente, não começamos como gostaríamos de começar...
Não é ressaca...
Não é falta de assunto...
Não nos falta inspiração...
Apenas começamos... e, parece, será realmente um ano difícil. 

Por isso mesmo...
Venham Todos!
Venham Todas!












Nenhum comentário:

Postar um comentário

O Universal Circo Crítico abre seu picadeiro e agradece tê-lo/a em nosso público.
Espero que aprecie o espetáculo, livre, popular, revolucionário, brincante...! E grato fico pelo seu comentário...
Ah! Não se esqueça de assinar, ok?
Vida Longa!
Marcelo "Russo" Ferreira