RESPEITÁVEL PÚBLICO!

VENHAM TODOS! VENHAM TODAS!

segunda-feira, 24 de setembro de 2012

Um pouco de Música: Sonata ao Luar





“Os músicos utilizam 
de todas as liberdades
que podem”
(Ludwig Van Beethoven).



            Muitas vezes escutei “Sonata ao Luar” de Ludwig Van Beethoven e, há indícios, não foi assim chamada pelo próprio quando a compôs.
            À bem da verdade, nunca fui um conhecedor de Beethoven, mas esse extraordiário músico alemão, junto com outros autores e compositores da música clássica, se fizerem presentes em minha vida durante anos.
            Em minha infância e parte da adolescência, um piano baú e um violão Del Vecchio (uma das melhores acústicas que conheci, guardada minha limitada história musical), faziam parte do acervo musical de minha casa.
            Mas, a história, as andanças, as lutas, as opções, os lugares que passei e o lugar que escolhi ficar me levaram, fisicamente, cada vez mais longe daquela casa, daquele piano e daquele violão.
            Deles, talvez algumas das músicas que essa Lona Furada de Circo e o saudoso ArcaMundo (http://arcamundo.blogspot.com, onde escrevi durante um tempo) tenham sido compostas em parceria deles: o piano (“Os sinos de Londres”) e o violão (as canções do também saudoso Afã, a banda de rock deste andarilho e aprendiz de Lutador do Povo).
            Também as memórias, já decantadas neste picadeiro, as quatro mãos no piano, a tocar “Asa Branca”, com mainha.
Beethoven, segundo um de seus críticos mais sérios, resumiria sua obra como expressão de liberdade: política, artística, de escolha, de credo e de outros aspectos da vida. E é incrível como as inspirações subjetivas sempre se fazem presentes em nossa vida.
A melodia de Beethoven, em minha casa em São Paulo, tocada por mainha possivelmente inspiraram-me justamente a busca pela liberdade. Não uma liberdade individual (ainda que assim ela tenha começado), mas a liberdade do povo que, para ser livre, precisa também da arte... da música...
Mesmo clássica (aos ouvidos da nossa desqualificada indústria cultural e seus produtos lançados no mercado “sonográfico” que martela nosso ouvidos todos os dias), a música de Beethoven é revolucionária. Até porque parte dela foi composta quando sua saúde o “aprisionava” naquilo que, certamente, tentava torturá-lo: a surdez.
Há, na minha vida, lições diretas, indiretas (mas presentes) e subjetivas em meus aprendizados de Lutador do Povo. E espero que continue assim: de repente, um novo aprendizado.
Vendo mainha (a quem o tempo, a distância e as idéias nos “desaproximou”), mesmo que na contradição do silêncio de nossos contatos, aprofunda minha certeza de estar na luta certa, na trincheira justa, ao lado de bravos Lutadores e Lutadoras de Povo (termo que não me canso de falar)... assim como o silêncio fez da música de Beethoven sua, bem possível, mais importante contribuição à história da humanidade...

Viva Beethoven!
Viva Mainha!

Venham Todos!
Venham Todas!
(sssshhhiiii.... ela vai começar...)


Vida Longa!

Marcelo “Russo” Ferreira
           

4 comentários:

  1. Muito linda interpretação de sua mainha Marcelo. Parabéns! Adorei.
    Saudades. Um grande abraço.

    ResponderExcluir
  2. Olá, querida Borboleta...
    Saudade imensa de ti, de Du, de Luka, de Camilo...
    É a música em nosso picadeiro.
    Abreijos a todos/as
    Há braços!

    ResponderExcluir
  3. Paulo Fernandez10 outubro, 2012

    Essa música nos convida a uma introspecção relaxante(rs...). Nos faz refletir, sonhar, amar... Tudo, devidamente de olhos fechados. Nietzsce era quem realmente tinha razão: “A vida sem a música é simplesmente um erro, uma tarefa cansativa, um exílio”. Que a boa música inunde alma do mundo! Que a "revolução" dê-se através da poderosa via possível, a música.

    ResponderExcluir
  4. salve, Salve, caríssimo Paulo Fernandez.
    Seja muitissimo bem vindo ao nosso circo...
    E disseste algo que tocou a todos nós, apredizes de lutadores do povo de nosso humilde picadeiro: que a revolução dê-se através da poderosa via possível, a música.
    Não há revolução sem musica.
    abraçs
    Há braços

    ResponderExcluir

O Universal Circo Crítico abre seu picadeiro e agradece tê-lo/a em nosso público.
Espero que aprecie o espetáculo, livre, popular, revolucionário, brincante...! E grato fico pelo seu comentário...
Ah! Não se esqueça de assinar, ok?
Vida Longa!
Marcelo "Russo" Ferreira