RESPEITÁVEL PÚBLICO!

VENHAM TODOS! VENHAM TODAS!

terça-feira, 18 de setembro de 2012

Um pouco de música...




            Há tempos nosso Picadeiro e nossa Lona rasgada se manifesta pela música. As canções que este viajante já compôs (e retornará a compor) e suas histórias. As canções que falam de Pequenos Lutadores do Povo que saudamos e aqueles de celebramos nossa despedida.

            A música, mais do que um espaço do Universal Circo Crítico, inclusive nas epígrafes, é parte inerente de nosso picadeiro e nossos artistas.

            A música celebra nossas lutas, nossos amores, nossas amizades, nossas conquistas e nossas temporárias derrotas. Com a música, celebramos nossos caminhos e descaminhos.

            A música também conta e canta história que não conhecemos, mas que estão marcadas na história da humanidade e, para nós, sobretudo na história de trabalhadores/as, de campesinos/as, de militantes que seguiram lutando intensamente ao lado do povo explorado do mundo, tombando nestas lutas ou vivendo para contá-las e juntar forças contra aqueles que as criaram.

            Há tempos, também, como vários espaços que nosso picadeiro já “inventou” (Conversas ao Pé de Ouvido, Lá vai..., da Arquibancada etc.), já pensávamos em falar de música, de cantadores e cantadoras, solos ou em coletivos, com instrumentos o apenas com suas vozes.

            Porque ao longo da existência não apenas do Universal Circo Crítico, mas da vida deste brincante aprendiz de lutador do povo, a música contraditoriamente corria em minha vida, em meu coração, em meu sangue. Corria em tempos outros, em que a música não era, à bem da verdade, algo para investir-se profissionalmente, quando de meus tempos adolescentes.

            Era realmente uma estranha contradição, pois a música (assim como o teatro, a poesia, a literatura) sempre tão presentes na vida de minha família, de certa maneira, foi secundarizada, foi apresentada e permitida como um “algo a mais”, não essencial, apenas para ser sempre presente.

            Segui minha vida assim... realizado sem realização perante a música, como se quase ela fosse meu mundo mais precioso.

            Talvez um dia consiga, realmente, gravar minhas canções, com a ajuda de músicos mais próximos, amigos, companheiros. Mas até minha canções são apenas parte do quanto a música me ensinou e me ensina todos os dias.

            E é assim, anunciando, como nunca fizemos antes, que iremos falar da música que nos constrói todos os dias, dia-a-dia, noite e dia.

            Não iremos falar dos seus cantores, artistas, quem são, quem deixam de ser, quando gravaram, quem compôs e coisas do gênero. Não... pretendemos apenas falar das canções e suas lições e, também, apresentá-las aos nosso grande público e artistas e que nosso picadeiro também seja um espaço para aprendermos sobre outros cantadores e suas músicas.

            Por hora, apenas anunciamos: também falaremos de música!

Cantem Todos!

Cantem Todas!

Vida Longa!

Marcelo “Russo” Ferreira


Nenhum comentário:

Postar um comentário

O Universal Circo Crítico abre seu picadeiro e agradece tê-lo/a em nosso público.
Espero que aprecie o espetáculo, livre, popular, revolucionário, brincante...! E grato fico pelo seu comentário...
Ah! Não se esqueça de assinar, ok?
Vida Longa!
Marcelo "Russo" Ferreira