RESPEITÁVEL PÚBLICO!

VENHAM TODOS! VENHAM TODAS!

sexta-feira, 14 de setembro de 2012

Da Arquibancada... O que os voluntários apóiam...






Ainda há gente que não sabe,
quando se levanta,
de onde virá a próxima refeição
e há crianças com fome
que choram.”
(Nelson Mandela)


... mas a Copa é mais importante.




            Já falamos sobre isso...
            Á bem da verdade, nosso espaço não fez muita questão de pesquisar mais sobre os números envolvidos na campanha para inscrição de voluntários da Copa 2014. Mas, nos corredores, dos diálogos aqui e ali, as manifestações demonstram que até convencemos (quando nos perguntam, principalmente... não sei porque, mas é raro isso acontecer), mas, ainda assim, muitos de nosso público se inscreveu.
            O nosso picadeiro e nossos artistas sempre manteve e manterá sua postura de aprendiz, mas de Lutadores/as do Povo. Vez em quando, pensamos nas posturas de flexibilidade, que são mais temporais do que permanentes, e a tomamos. Por outro lado, há posturas que precisamos, não apenas por princípios, mas em defesa da verdade, da vida, dos Direitos Humanos, não cedermos um passo sequer.
            E apesar de termos temas mundo afora bem mais gritantes, bélicos do início ao fim, provedores da fome e da miséria, a Copa do Mundo e os Jogos Olímpicos escondem coisas, mentiras, roubos muito mais vis do que nossa pretensa “van filosofia” possa imaginar.
            Daí, a nossa ousadia... nossa comparativa ousadia.
            Já denunciamos (ou ajudamos a denunciar, haja vista nosso circo ser bem humilde em termos de seguidores – atingiremos 100??? – público e visitantes, mas sempre estamos aqui) as violações dos Direitos Humanos, particularmente, em relação à moradia, com o despejo de famílias e comunidades inteiras no Rio e nas capitas da Copa 2014 pelo Estado Brasileiro, algumas com ordem de despejo para o dia anterior.
            Já denunciamos (idem) a submissão que o Governo, com o apoio e incentivo de nossa rede de comunicação tupiniquim (a imprensa golpista de sempre, que só falta registrar no TSE para assumir-se de vez como Partido Político), à Lei Geral da Copa, a expressão mais vil da submissão de um Estado e da soberania de seu povo aos interesses privados (http://ouniversalcircocritico.blogspot.com.br/2012/05/da-arquibancada-e-lei-geral-da-copa.html).
            E, logo após o lançamento da tal campanha “Voluntários da Copa”, também fizemos nossas vozes soarem, ousando uma caracterização desta campanha com a formação de novos escravos... de luxo, mas escravos (http://ouniversalcircocritico.blogspot.com.br/2012/08/da-arquibancada-trabalho-escravo.html). Quase 100 mil inscritos e a AGU já denunciou a falta de transparência nos gastos com a Copa.
Gostaríamos muito, mas muito mesmo, que as greves dos trabalhadores do/no Maracanã e dos demais Estádios em reforma ou construção, além da justa reivindicação salarial e outras garantias, fossem também em defesa das famílias despejadas de suas casas só para que as Cidades-sedes garantam o deslocamento daqueles que pagarão (e muito, visse “voluntários”?!?!) para assistir aos jogos da Copa e, nos anos seguintes, os Eventos Olímpicos do Rio de Janeiro.
“Cruzamos os braços! E manteremos os braços cruzados até que os despejos cessem e as casas sejam reconstruídas!!!”...
Mas, a necessidade imediata de trabalhadores/as da construção civil fala mais alto e a nossa sociedade capitalista já nos ensinou (e muitos aprenderam) como é bom o “cada um no seu quadrado!”.
Então, já que não conseguimos mobilizar os trabalhadores da construção civil dos Estádios e Vilas/Complexos Olímpicos, pelo menos os voluntários! Mas queremos ousar mais e falar, agora, não apenas aos já inscritos voluntários, mas também àquele/as que por ventura acharam “bacana” a ideia do voluntariado.
As casas destruídas para a viabilização de mobilidade da Copa e dos Jogos Olímpicos, conforme denúncia do Documentário “A Caminho da Copa” (do Instituto Pólis e Pólis Digital), eram marcadas. Uma sigla e um número... E se a população ameaçada (ou já sem suas casas) achassem que tinham direito a se indignar, eram recebidos a bala e bombas de gás lacrimogêneo. Ah! E quem atirava era o braço do Estado... o Estado que deveria justamente proteger seu povo.
Na história da humanidade, muitas são as histórias do mais poderoso expulsar o mais fraco.
Assim foi durante o Apartheid (que ainda dura) na África do Sul...
Assim foi durante séculos (e ainda dura) nos Estados Unidos com o povo negro...
Assim foi na II Guerra Mundial, com o povo judeu...
Casas marcadas, corpos marcados, roupas marcadas... e o Estado violento contra qualquer tentativa de resistência...

Os voluntários da Copa e, em breve, dos Jogos Olímpicos... as Seleções e os seus “heróis” atletas... as empresas que financiam e tem lugar cativo nos mega eventos brasileiros. Todos cúmplices do apartheid (vida separada) brasileiro em nome do Esporte...
Que possamos convencer 100 mil inscritos a condicionarem seu voluntarismo a reverter o quadro abaixo, exposto em reportagens bastente públicas, mas, parece-nos, insuficientes para sensibilizá-los.
Abaixo, algumas lições... pelos menos a aqueles que acham que tudo está bem...

Venham Todos!
Venham Todas!

Vida Longa!

Marcelo “Russo” Ferreira


 


PS1: Nossa enquete foi interessante... Pela primeira vez, foi uma manifestação em que 100% dos "enquetantes" (inquietantes?) votaram unanimemente: Voluntários na Copa? Nem pensar!!!
PS2: nosso amigo de blog (http://esportemrede.blogspot.com.br/) também postou esse pequeno documentário, na ESPN. Mas a ESPN está "copabilizada e olimpializada" mais do que indignada...!
PS3: E os Jogos Paralímpicos? Por que não tiveram a mesma atenção da Record e/ou dos canais da ESPN (apenas um deu cobertura), mesmo com aquela comprando os direitos exclusivos de transmissão? É a "exclusão da competição inclusiva"??? Falaremos disso em breve, mas muito em breve...

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O Universal Circo Crítico abre seu picadeiro e agradece tê-lo/a em nosso público.
Espero que aprecie o espetáculo, livre, popular, revolucionário, brincante...! E grato fico pelo seu comentário...
Ah! Não se esqueça de assinar, ok?
Vida Longa!
Marcelo "Russo" Ferreira