RESPEITÁVEL PÚBLICO!

VENHAM TODOS! VENHAM TODAS!

quarta-feira, 3 de outubro de 2012

Lá vão todos eles...

Eric Hobsbawn



"O mundo não vai a melhorar por si só"
Erick Hobsbawn


            E lá vão todos eles...



            Nelson Carlos Coutinho... em 20 de setembro...
            Neil Smith... em 29 de setembro
            Eric Hobsbawn... em 1º de outubro...
           
Hoje, 03 de outubro, nossa homenagem...

Carlos Nelson Coutinho
Em poucos dias, a morte, essa danada de sempre e de uma única vez, nos levou três importantes personalidades, três nobres intelectuais profundamente afinados, compromissados não apenas com o seu povo, mas com o mundo.
Nelson Carlos Coutinho, filósofo, baiano (eita terra boa, de grandes amigos/as e lutadores/as do povo), foi quem introduziu no Brasil um dos (se não o) maiores Educadores Marxistas da nossa história, Antonio Gramsci (aquele, que a Revista Veja – vamos falir a Veja, caramba!!! – chamou de terrorista italiano).
Neil Smith
Neil Smith que ainda nos anos 1970, nos Estados Unidos, já estudava e denunciava o processo de expulsão de moradores de bairros hipervalorizados imobiliária e economicamente. Isso lá na Terra do Tio (não meu, claro) Sam... Algo que já estamos a assistir principalmente em tempos de Megaeventos aproximando-se em 10 capitais brasileiras (já amplamente denunciado em nosso picadeiro, ah!, Estúpidos Voluntários da Copa!)
Eric Hobsbawn, que pelo menos teve a honra (???) de ser lembrado nos nossos meios de comunicação tupiniquim, historiador nascido em Alexandria/Egito e que se tornou cidadão britânico e que teve sua obra traduzida em dezenas de países.
Muitos amigos artistas, outros tantos de nosso público, alguns “muitos tantos” blogueiros bem mais conhecidos do que nós, com nossa Lona de Circo rasgada, já falaram deles... Professores, Políticos, Cientistas, Urbanistas, Jornalistas.
E nesse meio tempo, também foi-se uma artista brasileira. Mas que não rende homenagens em nosso espaço. Sentimos muito, claro que somos solidários aos seus parentes e amigos (até a seus fãs), mas ela não cabe em nosso Circo. Talvez porque seja “grande” demais e nosso picadeiro é popular. Mas, também, porque estamos (e continuaremos) em trincheiras opostas. Além do mais, recebeu suas homenagens, não precisa da nossa.
Nós escolhemos hoje, exatamente hoje, para homenagear quem VER-DA-DE-I-RA-MEN-TE esteve, em sua vida e obra, ao lado do Povo, que sempre destacaram a importância e necessidade de nunca esmorecermos na crítica e denúncia a injustiça social, a exploração do homem pelo homem.

Hriam de Lima Pereira
E hoje, 03 de outubro, nossa homenagem...

Afinal... hoje, 03 de outubro, rendemos homenagem ao que, para este humilde aprendiz de Lutador do Povo, é sua maior inspiração, sua maior referência, sua mais importante pulsação de Luta: há 99 anos, nascia Hiram de Lima Pereira.
Meu, seu, nosso avô, revolucionário, artista, político, militante que não cedeu, que foi até seu último suspiro, um Lutador do Povo.
Homenageamos Nelson Carlos Coutinho, Neil Smith e Eric Hobsbawn hoje, por hoje eles estão conversando “horrores” sobre o Mundo, a Humanidade e a certeza da necessidade de um Projeto Histórico Socialista. E o fazem na companhia do Velho Hiram.

Vida Longa a Nelson Carlos Coutinho!
Vida Longa a Neil Smith!
Vida Longa a Eric Hobsbawn!

Hiram de Lima Pereira! Presente!

Vida Longa!

Venham Todos!
Venham Todas!

Marcelo “Russo” Ferreira


Nenhum comentário:

Postar um comentário

O Universal Circo Crítico abre seu picadeiro e agradece tê-lo/a em nosso público.
Espero que aprecie o espetáculo, livre, popular, revolucionário, brincante...! E grato fico pelo seu comentário...
Ah! Não se esqueça de assinar, ok?
Vida Longa!
Marcelo "Russo" Ferreira