RESPEITÁVEL PÚBLICO!

VENHAM TODOS! VENHAM TODAS!

sábado, 19 de dezembro de 2015

Por Janis, por Kaia e por Hércules...




Da esquerda para a direita: Hércules, Kaia e Janis Joplin
            “Au au au / hi-hó hi-hó!
            Miau miau miau / cócóricó!
            O Animal é tão bacana,
mas também não nenhum banana!
(...)
Mas chega um dia... chega um dia.
Que o bicho chia... o bicho chia...
Bota pra quebrar, eu quero ver quem paga o pato.
Pois vai ser um saco de gatos”
(Bicharada / Saltimbancos
Chico Buarque)

Certo dia, lá pelas bandas de junho – ou seja, nos aproximando das festas juninas, Fogueira, quadrilha e FOGOS – uma postagem de uma ONG me chamou a atenção. Era a EcoDesenvolvimento.org e a foto de uma manifestação canina “Contra os Fogos de Artifício!”.

Foto: EcoDesenvolvimento.org
A foto postada pela Entidade (uma Organização Educacional) só tinha cães. Mas, claro, sabemos que outros animais também sofrem. Em casa, há quem tenha gato que reclama (e os/as gatos/as também).
           
Frida e Dovar...

            Ou, há muitos que falam o quanto fogos e artifícios matam passarinhos... inclusive em nossas praças, como por exemplo, no Círio de Nazaré, em Belém. Periquitos e outros pássaros de vivem no Centro Arquitetônico de Belém morrem aos montes com o “tradicional” espetáculo de encerramento da festividade, com queima de fogos. Só para falar do lugar em que estou e acompanho de perto.

Foto: www.anda
O Universal Circo Crítico também tem seus companheiros caninos: Kaia, Hércules e Janis Joplin... E, naquela oportunidade, publicamos a foto que abre este texto e somamos nossa solidariedade pela campanha, dizendo: “Por Kaia, Hércules e Janis Joplin”. Ficamos sensibilizados, pois, por um lado, foram muitas as manifestações como as nossas e, por outro, muitos “curtiram” a foto de nossos amigos caninos.
Houve um tempo em que talvez nem nos preocupávamos muito com isso. Fogos eram bacanas, muitos deles bonitos, coloridos e tals... Fogos e Artifícios reúnem centenas, milhares de pessoas em determinadas circunstâncias...
... como as festas de Fim de Ano.


Mas, já faz um bom tempo que este picadeiro celebra estas festas de fim-de-ano com outra perspectiva, com manifestações que giram por outro entendimento de celebração. Reconhecemos, exercício difícil de fazer em um circo não pequeno. De certa medida, ainda participamos de celebrações “tradicionais”... mas fazemos nosso exercício de caminhar caminhos diferentes. Fizemos (ou tentamos) isso em: http://ouniversalcircocritico.blogspot.com.br/2011/12/natal.html

Este ano, fazemos nossa campanha natalina (e de virada de ano) também em solidariedade aos nossos muito amigos de muitos que os tem como amigos. Cães pequenos, médios, grandes.  Gatos e gatas, manhosas, preguiçosas e “da night”.

Nós gatos já nascemos pobres! Po-rém... já nascemos livres! (Palhaço)
– O Strovézio só na cantoria!

Passarinhos, inclusive aqueles que ainda são deixados em gaiolas... E, possivelmente, muitas outras espécies, domésticas ou não. Sofrem, e muito, porque queremos preservar a tradição... Não me parece, sinceramente, sensato.

Ainda assim, perguntei a todos/as aqueles que, ainda em junho, também apoiaram a campanha. Com a autorização de seus "donos" (amigos, pais etc.), o nosso Picadeiro de terra batina e longa furada de circo abre espaço e dá voz a eles...
Hã... dá o latido...
Ou, talvez, a miada...
A cantoria?

          Por outras formas de celebrar, sem fogos!
Por Juba e Gobi...


Por Dudinha...


Por Malu e Kyra...

Por Dudu...

 Por Trovinha...

Por Valente...

Por Princesa...

Por Apolo...


          Por Buddy...

           ... e por centenas de cães, gatos, pássaros, hamster e outros bichos afora.

           E, se isso rolar, ó nosso presente: um self da bicharada!



           Venham Todos!
Venham Todas!

2 comentários:

  1. Marcelo, parabéns pelo texto, pelo blog e pela iniciativa em apoiar os peludos que tem medo de fogos! Abraço. Paola

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Paola.
      Grato pela visita ao nosso picadeiro de terra batida e lona furada... E que em meio a tantas lutas de todos os dias, que possamos celebrar, em breve, o fim dos fogos...

      Excluir

O Universal Circo Crítico abre seu picadeiro e agradece tê-lo/a em nosso público.
Espero que aprecie o espetáculo, livre, popular, revolucionário, brincante...! E grato fico pelo seu comentário...
Ah! Não se esqueça de assinar, ok?
Vida Longa!
Marcelo "Russo" Ferreira