RESPEITÁVEL PÚBLICO!

VENHAM TODOS! VENHAM TODAS!

quarta-feira, 16 de dezembro de 2015

(A perda de) Direitos... Delírios e Devaneios*?



Capa de "A Mãe" - Maksin Glorky
www.bulhosa.pt
            “Nós somos revolucionários e assim seremos
            enquanto houver alguns que apenas mandam
            e outros que apenas trabalham (...)
            A propriedade exige um esforço
            demasiado grande para se defender e, na realidade,
            vós todos, nossos donos, sois mais escravos do nós:
            a vós, escravizam-vos o espírito;
            a nós, o corpo.
            Não conseguireis libertar-nos do jugo
            dos preconceitos e dos hábitos
            que vos matam moralmente;
            a nós, nada nos impede de sermos
            interiormente livres; (...)
            Arrancaste o homem da vida e esmagaste-lo;
            o socialismo unirá o mundo destruído por vós
            num único todo grandioso.
            Assim será”
            (M. Gorki – A Mãe)

            Por falar em (falta) de liberdade...

            Ano puxado (de absurdos) na Casa do Povo... Aliás, as “Casas do Povo” Brasil afora foram – exemplos incontáveis de uma festa de absurdidades...

– Uma verdadeira falta de absurdo, como diria o bom e velho Mago! (Palhaço)
– É vero, Strovézio... Maguinho** sempre perfeito em suas tiradas.

Coisa de louco. Até “Moção de Repúdio” a Simone de Beauvoir a gente viu (e foi em Campinas, ou seja, não era uma “Casa” pequena).
            Se a gente tentasse aqui, embaixo desta lona furada e picadeiro de terra batida, fazer um espetáculo – ainda que sempre humilde – só sobre a “Casa do Povo”, teríamos uma séria dificuldade em sintetizar. Isso se falarmos apenas do que a mídia se dá ao trabalho de divulgar.
            Afinal, nas últimas semanas, assistimos de tudo um pouco: Denúncias de todo o lado contra o Presidente da Câmara (Eduardo Cunha) e há quem apoie este crápula porque abriu processo de "impiximente" (mente pra dedéu) contra a PresidentA. A Câmara vem sendo um descaramento de golpes atrás de golpes e políticos inescrupulosos bancando pose de ética e honestidade. Os grandes Partidos Políticos gastando horrores com óleo de peroba, para manter as caras-de-pau lustradas... E um senador é preso...

            – Krak... foi um senador! (Palhaço)
            – Pois é Strovézio... mas...
            – Lá vem tu com “mas, porém, todavia, contudo, entretanto, no entanto”...
            – Não Obstante, serve?
           
Mas é sério... há quem ache que a prisão de um Senador, do PT (claro, “tinha” que ser do PT, ainda que assumidamente o mais “tucano”) irá mudar de vez a política neste país. Aliás, há que diga que vai mudar o país...
            Sei não...
            Afinal, o que muda o país, dentre outras coisas, são os interesses das pessoas deste país. Mas, desde que não fira os interesses das pessoas NESTE país. E que não necessariamente são DESTE país... Neste X Deste!
            Sacou?
            Bom... este picadeiro não é um blog de análises políticas profundas, que conhece minunciosamente o mundo da política, as relações, o quem é quem... mas, sempre pesquisamos um pouquinho a mais do que as redes sociais e a mídia tupiniquim nos apresentam...

            – A Mídia até pesquisa... (Palhaço).
            – E como, Strovézio... mas, como deturpam imundamente os princípios da tal “liberdade de imprensa”, dá nisso.        

            Enquanto assistia as notícias sobre a prisão do Senador Delcídio do Amaral, lembrei-me de um outro Senador, lá pelas bandas de 2007. Uma matéria da Veja assim descrevia o notável senador de Goiás, Demóstenes Torres: “(...) incansável (...) ele é uma das únicas vozes a exigir investigações sérias e denunciar as manobras para absolver sem apurar”. Um “menestrel da ética” que tinha relações obscuras com um tal de Cachoeira... O Senador minguou, e a história também. Ou seja, o DNA ficou...


Ainda com este tal “Senador Cachoeira”, teve toda uma onda de grampos em ligações dele com um dos piores quadros que o STF já teve (e ainda tem), o Gilmar Mendes. Chamaram até o Presidente Lula às favas. Não tinha grampo nenhum e nenhum “foi mal, aí!”. Demóstenes foi ao ostracismo e o Gilmar Mendes continua a mesma porcaria de sempre.



Tem DNA aí, e arrasta junto outros capas da política (Ronaldo Caiado – que “responde” denúncias sobre Trabalho Escravo em suas propriedades – Aécio Neves – eita filha longa – ou Agripino Maia, que só não dá pra dizer que é o que existe de mais sujo na política brasileira porque são muitos como ele)...
Ou seja, episódios políticos e jornalísticos de “Rádio Corredor”. Inventa muito mais do que apura, fala mais do que o fato diz... mas também fala muito do repórter/jornal e do entrevistado.


Pois bão (saudoso Pantaleão Pereira Peixoto)
Um Senador é preso no Brasil, enquanto um Presidente do Senado e outro Presidente da Câmara dos Deputados respondem a processos na mesma investigação a qual prendeu o tal Senador. Tão ou mais sujos.
Um Senador é preso no Brasil, enquanto outros senadores e uns tantos deputados, inconstitucionalmente, são donos de meios de comunicação, determinando (a favor e contra) quais interesses lhes convêm em torno do direito à informação, à cultura, à educação etc.
Um Senador é preso no Brasil em tempos em que a Justiça – quase sempre agindo em favor dos mais poderosos... ou em favor próprio – consegue sempre ser ágil ao mais pobre e moroso aos parceiros de poder.
Mas... um Senador é preso no Brasil em tempos em que Empreiteiros, Fazendeiros e Banqueiros são presos.
Um fazendeiro amigo de Lula é preso (a amizade com Lula era importante à notícia) e um banqueiro amigo de Aécio também (já, a amizade, nem tanto).
Um Banqueiro é preso no Brasil...
Ele parece ser mais novo do que eu. Deve ter trabalhado muito, mas muito na vida, segundo a tese dos defensores da meritocracia... Um Banco privado (o sétimo maior do país, no meio de bancos nada, nada pequenos) e suas relações com o Estado.
E eis que Mirian Beltrão, a âncora-comentarista econômica da Globo, perguntava no Bom Dia Brasil de 26 de novembro, mais ou menos assim:
– O que faz uma pessoa de tanto sucesso se envolver numa história destas?

– Aff! Ingenuidade ou cara-de-pau? (Palhaço)
– Na Globo? Acho que é mais a segunda hipótese...
           
Mas, tem algo estranho no ar.
            Políticos são presos... Outros ainda “não presos”, estão meio que “em baixa”, pois a lama que cerca o congresso só não é maior e mais tóxica do que a lama da Samarco, porque a fonte de apoio financeiro, institucional, legislativo e político é a mesma. E “Vale” mais...
            Empreiteiros, Fazendeiros e, agora, Banqueiros são presos... Explicitam de maneira incontestável o quanto que Capital e Estado estão imbricadamente, envolvidos e articulados, numa relação que vai além da “cumplicidade”... É uma relação quase que dependente...
            E ainda vemos o que há de mais conservador ganhando espaço...
            Comentamos recentemente sobre que caminhos a sociedade vem tomando, expressando nossa preocupação, mas não abrindo mão de nossa capacidade (necessidade) de luta: http://ouniversalcircocritico.blogspot.com.br/2015/11/os-comunistas.html
            Mas, é tanta “gente” que sai do armário (o dia 13 de dezembro foi mais um "bota fora" desta gente), que quando nos deparamos com o que vem abaixo, parece-me que é um povo que encontra chão bastante firme para pisar e seguir adiante... afinal, diga lá: quem imaginaria uma coisa assim?

http://g1.globo.com/pr/parana/noticia/2015/11
              
O Princípio é defendido a partir da briga por vaga em estacionamentos de shopping e supermercado. Só não falaram, ainda, das vagas para Pessoa Idosa.

– Mas...Senador, Banqueiro, Fazendeiro e Empreiteiro presos, a imprensa seletiva e o escambal... o que tem a ver com esse bando de malucos deste tal “Movimento pela Reforma de Direitos” com aqueles todos? (Palhaço)
– Oras, Strovézio... Com essa tuia de prisões, de denúncias, de investigações e o escambal (e é escambal pra dedéu) e um Congresso Nacional (e Assembleias e Câmaras Municipais) cada vez mais investindo em perdas de direitos... nada parece mais ser impressionantemente perigoso.

Sacou?
Em terras onde pessoas, grupos, “movimentos” sem o menor escrúpulo, defende a perda de Direitos que nem imaginávamos que alguém defenderia... o que mais ainda nos espera?

– Hei, Russo!!! (Palhaço)
– Diz aí, Strovézio...
– Achei o Coordenador do Movimento...


Venham Todos!
Venham Todas!

* Lembrei-me de um título de um livro um grande camarada da Educação Física, Francisco Mauri de Carvalho...
** Mago ou Maguinho... Nosso querido Henrique Marinho, companheiro da Luta Campesina, de Pernambuco para o Mundo!


2 comentários:

  1. Olá Marcelo...deixarei parte de um poema meu para ilustrar o que vejo/penso que a humanidade deveria ser e fazer...poema intitulado: "A VOCÊ QUE LUTA"

    [...] O deixar para amanhã é um bloqueio na estrada da felicidade.
    Fazemos da caminhada uma esperança
    Da ajuda, uma luta.
    Do amor, a luz que irradia nossos passos.
    Da busca, uma constante celebração.
    E da compreensão, um grande motivo para se viver.
    Só conseguiremos ser realmente felizes
    Quando conseguirmos fazer alguém feliz,
    Quando o outro está presente em nós, em nossa vida,
    Quando fazemos de nossa essência, do nosso ser, a essência do outro.
    O ser do outro...
    Assim; a você que luta... Lute![...]

    Sua amiga de Santa Catarina: Silvia Paulo

    ResponderExcluir
  2. Olá, Silvia...
    Seja bem vinda ao nosso picadeiro de terra batida e lona furada...
    Feliz por perceber em suas poéticas palavras o que sempre acreditamos como par entre indignação e esperança na humanidade... Sermos, também, para, pelo, do/a, com, o/a outro/a...
    Avante!

    ResponderExcluir

O Universal Circo Crítico abre seu picadeiro e agradece tê-lo/a em nosso público.
Espero que aprecie o espetáculo, livre, popular, revolucionário, brincante...! E grato fico pelo seu comentário...
Ah! Não se esqueça de assinar, ok?
Vida Longa!
Marcelo "Russo" Ferreira