RESPEITÁVEL PÚBLICO!

VENHAM TODOS! VENHAM TODAS!

terça-feira, 25 de agosto de 2015

Esperança...

http://1.bp.blogspot.com/-8RYNUe5qITs/TwryBUl6NKI/
AAAAAAAAFo0/FpOvIRXzkjo/s1600/esperanca.jpg






“– O que andas a fazer com um caderno?
– Nem sei, pai. Escrevo conforme vou sonhando.
– E alguém vai ler isso?
– Talves.
– É bom assim, ensinar alguém a sonhar”
(Mia Couto)



            Sim... Já falamos disso outras vezes.
            Mas, parece-me, falar de esperança deve ser um exercício diário. Mas não dá pra ser um exercício solitário.
            A esperança solitária engana as pessoas. Ela se traduz no emprego que se quer conquistar, na roupa que um dia quer usar, na comida que um dia quer experimentar, na viagem que se quer fazer pelo menos uma vez na vida.
            E, daí, esta esperança realizada, alcançada, se transforma em propriedade. Eu consegui! Eu tenho! Eu conheci! Eu fui lá!
            Não é difícil entender porque a esperança mexe com as pessoas assim, individualmente. Mas, isso não é esperança...
            A esperança se manifesta muitas vezes em coisas simples... como essa:
VÌDEO!
            Muitos (inclusive nós, deste picadeiro) vimos uma bela manifestação de uma criança, negra, de periferia, que sabe quem é, de onde é, pra onde vai, por que está lá e o que canta...
            Mas, eu também vi esperança...
            A intolerância sob todas as formas continuam a se expressar, mais descaradamente: racismo, homofobia, machismo... a violência em gestos, palavras, socos e pontapés se transformam diuturnamente em alimento à decadência humana...
            Mas, eu vi esperança em uma menina...
            O consumismo, o egoísmo, o “Eu primeiro, os outros tanto faz”. O Primeiro, o campeão...
            – O abençoado (Strovézio)...
            – Parte de nosso público pode até não gostar do que disseste, Strovézio... mas, tens razão...
            ... o melhor, o escolhido e a meritocracia que parece ser a única coisa que dignifica o ser e estar das pessoas...
            Mas eu vi esperança em uma menina...
            A corrupção, a mentira, a desinformação... as “meias verdades” que sempre são inverdades inteiras, presentes em manifestações repletas de hipocrisia. Aos nossos tudo, aos outros a lei...
            Mas eu vi esperança em uma menina....
            ... uma menina que faz mais do que rap.
            Um Circo tão pequeno... Artistas tão simples e, ao mesmo tempo, espetaculares. Um público sempre tão especial e importante... e nos emocionamos com uma menina que, talvez sem saber, nos mostra o que é ter Esperança...

            Venham Todos!

            Venham Todas!                      

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O Universal Circo Crítico abre seu picadeiro e agradece tê-lo/a em nosso público.
Espero que aprecie o espetáculo, livre, popular, revolucionário, brincante...! E grato fico pelo seu comentário...
Ah! Não se esqueça de assinar, ok?
Vida Longa!
Marcelo "Russo" Ferreira