RESPEITÁVEL PÚBLICO!

VENHAM TODOS! VENHAM TODAS!

terça-feira, 14 de julho de 2015

Toda Nudez será castigada...


https://upload.wikimedia.org/wikipedia/pt/a/ad/TodaNudez.jpg

"A liberdade
é mais importante
que o pão"
(Nelson Rodrigues)





            Em que pese eu meio que ficar com ar de ceticismo sobre a relação entre nossa Juventude e elementos da Cultura, particularmente à literatura e ao cinema. Também, cá pra nós, né?
            Livrarias são coisas raras. Quando encontramos, os “livros mais vendidos”, “últimos lançamentos” estão a léguas de distância de “livros imprescindíveis”, “livros para sua formação humanitária”... ou “livros sobre a Verdade Revolucionária”.

            – Bora escrever um??? (Palhaço).
            – Bom, acho que escrevemos aos pouquinhos aqui, né?

            Sobre o Cinema... aff! O cinema... Se pensarmos nos pequenos e médios municípios (por exemplo, a nossa Castanhal), o que temos no limitado e pequeno circuito de cinema da cidade?
            “Toda nudez será castigada” é um filme de 1973... Talvez o primeiro motivo para a juventude de hoje ou desconhecer ou desconsiderar a possibilidade de assistir a essa obra de Nelson Rodrigues que, com sua astúcia trágica e humorística, coloca frente a frente o puritanismo profundo e a sexualidade exacerbada.

(Cenas da peça "Toda Nudez Será Castigada"
Armazém Companhia de Teatro)

            – Olha OS jovens começando a se interessar pelo filme, hehehehe (Palhaço).
            – E por que não AS jovens, Strovézio? Afinal, estamos falando da obra, não das possíveis cenas.
            – É vero...

            Enfim, uma obra escrita, filmada, encenada em Teatro... É expressão daquilo que muito temos que conhecer sobre não apenas a forma, mas os temas, os valores, os pudores, os costumes... a prática como critério de verdade.
            Mas, não é sobre a obra de Nelson Rodrigues que aqui estamos. É sobre o tema... Toda nudez será castigada...
            Minha tia Sacha Lídice, lá pelas bandas do Rio Grande do Norte, uma conhecedora da teoria marxista e da música (é da banda do nosso Circo) e que deu o primeiro banho neste apresentador-brincante desta lona furada, fez a provocação deste tema e, para além da relação tia-sobrinho, nos colocamos na relação de camaradas de luta e, como tal, solidários sempre. Entre nós e entre os nossos.
            Como grande provocadora de nossas reflexões, ela me mandou algumas poucas fotos e disse mais ou menos assim:
            – Tentei colocar no meu perfil do Facebook fotos que denunciavam a miséria humana, de mães famintas/mortas amamentando seus filhos não menos famintos. O administrador do face proibiu a publicação das fotos, alegando que eram... pornográficas.
 
Uma das fotos que Sacha Lídice envio ao nosso picadeiro... a mãe está sem vida


            – Hããããã... quem é o administrador do face? Um andróid? (Palhaço)
            – Acho que sim....
Segunda foto enviada por Sacha Lídice a este picadeiro
             O Picadeiro do Universal Circo Crítico não abriu mão de sua solidariedade às provocativas reflexões de nossa Sacha Lídice e aqui expressamos um pouco da nossa indignação sobre esse mundo em que as coisas está acima das pessoas, em que a miséria é necessária à produção da riqueza e em que o Capital está acima da Vida.

            Perguntariam, nossos artistas, em meio às lágrimas: seriam essas mulheres as culpadas pela falta de alento e leite a seus filhos?
            Aos que respondem “não!”, espero, também, que não venham defender teses do tipo “bandido bom é bandido morto” ou “em defesa da diminuição da maioridade penal”.
            Haverá, claro, quem diga que não há relação entre alhos e bugalhos...

            Olhos de olhar pensam assim...
            Preferimos olhos de ver...

            E, talvez, o Face também proibiria fotos assim... algum dia...

            Venham Todos!
            Venham Todas!

3 comentários:

  1. Belíssimo texto! Nos remete à uma reflexão profunda e sobre a hipocrisia humana e nos obriga a sair da falsa zona de conforto social para nos deparar com o pior que podemos ser. Confesso que nunca havia refletido sob esta ótica e com tal profundidade sobre o tema.

    ResponderExcluir
  2. Belíssimo texto! Nos remete à uma reflexão profunda e sobre a hipocrisia humana e nos obriga a sair da falsa zona de conforto social para nos deparar com o pior que podemos ser. Confesso que nunca havia refletido sob esta ótica e com tal profundidade sobre o tema.

    ResponderExcluir
  3. Saudações, Daniella
    Lisonjeado por suas palavras. Ainda que acredite que temos muitos e entre nós que expressariam o que expressamos com muito mais vida e profundidade, importa também tocar o coração das pessoas... e tocá-las revolucionariamente.
    Venha Sempre
    Vida Longa

    ResponderExcluir

O Universal Circo Crítico abre seu picadeiro e agradece tê-lo/a em nosso público.
Espero que aprecie o espetáculo, livre, popular, revolucionário, brincante...! E grato fico pelo seu comentário...
Ah! Não se esqueça de assinar, ok?
Vida Longa!
Marcelo "Russo" Ferreira