RESPEITÁVEL PÚBLICO!

VENHAM TODOS! VENHAM TODAS!

segunda-feira, 3 de setembro de 2012

Uma Campanha Não-eleitoral: Limpeza Urbana...







“Não é mais limpo o que mais limpa,
mas sim o que menos suja.”
(Robert Baden-Powell)






            Continuamos nossas reflexões e seguimos com uma linha parecida com a última manifestação sobre as eleições municipais deste ano.

Temas, à bem da verdade, não faltam: coligações partidárias, projetos e programas de governo, Estado e Religião (Governo e Igreja), bem coletivo e vantagens individuais, hipocrisias eleitorais, “político é tudo igual”... temas bons até para um blog exclusivo, que funcionaria de dois em dois anos (ou não). Mas cabem em nosso picadeiro perfeitamente.
Há temas que saltam aos olhos, são explícitos, escancarados a tal ponto que nos assustamos com o fato de não incomodarem.
Se já lançamos a campanha “NÃO VOTAMOS EM QUEM FAZ BARULHO EM FRENTE DE ESCOLA E HOSPITAL” (será que pegou? Aqui em Castanhal, não! Nenhuma Escola, Nenhum Hospital!... que pena), lançamos mais uma campanha ousada:

“NÃO VOTAMOS EM CANDIDATO QUE SUJA A CIDADE”...


Mas, não é apenas pela campanha, mas pela própria hipocrisia e a contradição da ausência dela.
Precisamos pesquisar: o que temos de propostas para Limpeza Urbana, Preservação de Meio Ambiente e temas afins? Se existirem, onde vocês moram, a maioria das candidaturas são hipócritas, pois defendem projetos ou programas de Limpeza Urbana e sujam a cidade para divulgarem seus quadros. E mais ainda: quanto mais dinheiro a campanha tem, mais suja a cidade fica.
Em que pese sermos obrigados a constatarmos que somos um povo (não só aqui, em terras brasilis) que suja sua casa, sua rua, sua cidade, jogamos papel pela janela de carros, ônibus e trens, não temos o hábito de tratar o lixo em sua capacidade seletiva e reaproveitável, incorporamos no hábito coletivo e urbano de jogar fora o que não presta mais (que aprendemos com o consumo desenfreado de nossos hábitos), acho que podemos olhar para nossas ruas em tempos de campanha eleitoral e tomar essa decisão... ousada, mas importante.
Se queremos colocar faixas, bandeiras e banner’s em nossas janelas, casas, muros, tá tranqüilo. É a expressão de nossas famílias, de nossos amigos, de nós mesmos. Nossos carros, também, da manifestação mais discreta (um adesivo), passando pelas mais públicas e até espalhafatosas (qual é a cor do seu carro, mesmo?)... também tá valendo.
Caixas de som nos carros? Já falamos sobre isso, em que pese temos levantado a bandeira da postura respeitosa pelo menos nas Escolas e Hospitais, mas não gosto dos carros de som altíssimos passando perto ou em frente de casa. Há um problema sério de entendimento de estratégias de campanha que acreditam que quanto mais alto o som falando do candidato (ou aqueles jingles “horroríveis”), mais certo votarmos no seu candidato.
Mas, entulhar as ruas de cartazes, faixas, banners, cada um a meio metro de distância do outro, um por cima do outro, imundecendo nossas ruas? Caberia perguntar, sem medo nenhum: e qual a proposta de Limpeza Urbana, Coleta Seletiva de Lixo e Preservação do Meio Ambiente de sua candidatura?

Se suja as ruas para se eleger, irá limpá-las quando eleito for?
Hummm... Temos dúvida!

Venham Todos!
Venham Todas!

Vida Longa... e voto consciente!

Marcelo “Russo” Ferreira

PS.: Já está na Rede a Campanha "Você já chutou um cavalete hoje?". Refere-se, claro, aos Cavaletes que ficam no meio do caminho, nas praças, nos canteiros centrais de vias públicas. Há de se tomar cuidado... Por incrível que pareça, se chutares um desses cavaletes, pode ser preso... O ideal, é encher a Ouvidoria do TRE de mensagens. E torcer para que ele não tenha, institucionalmente, uma preferência...

4 comentários:

  1. Os políticos não se intimidam em imprimir suas "caras" em inúmeros
    papéis de campanha eleitoral, para isso eles estão dispostos né?
    Talvez...talvez... sintam remorço em dar mais trabalho aos garis.
    Garis estes que passam horas e horas de seu dia fazendo seu serviço em
    meio a calor e muitas vezes não são percebidos em meio as paisagens de
    nossa cidade.
    Cidade está que é alvo de desejo de vários políticos...políticos estes
    que talvez não limpam nem a frente de suas residencias.
    Ficando estas para serem limpas pelos garis que recebem seus míseros
    salários que nem em sonho se igualam ao de tais políticos.
    Esses papéis demoram mais de 6 meses para serem decompostos pela
    natureza... natureza está que sede sua vitalidade para a manutenção de
    seu ecossistema que a cada momento tem seu ciclo alterado por diversas
    intervenções do homem...
    Esse homem que voz falo é aquele que pega o tal papel de propaganda
    política e o joga nas valetas, em praças públicas e na natureza
    tornando-as imundas e infestadas por tais propagandas...
    Esses papéis deveriam ser impressos em papel recíclado e bem macio,
    medindo 30 metros de comprimento por 10 cm de largura e aí sim...né?
    serviriam para alguma coisa...rsrsrs
    Desse modo, o gari, o "homem" e talvez o políticos destinaríam melhor
    o papel usado durante essas campanhas eleitorais.
    kkkk....
    Indignado,
    Wanderley

    ResponderExcluir
  2. Salve, Salve, Wanderley.
    Cadê o seu blog, camará? Estás amadurecendo, hein?
    Fostes fundo no tema. Realmente, não se trata apenas de Política de Limpeza Urbana, mas, também, de Política Ambiental. E neste tema, o que já falamos sobre carros de som entra na mesma linha: qual é a política ambiental e de qualidade de vida que esses candidatos propõem, se, para fazer campanha, usam e abusam do barulho?
    Realmente, como sempre falamos, tudo está articulado.
    Pensar em Eleições, em Política, tem que ser do geral para o específico... não tem saída.
    Vida Longa, Wanderley!
    Abraços
    Há braços!

    ResponderExcluir
  3. Prof°... falando em "chutar cavaletes"... Ontem, voltando pra casa passei em frente a Delegacia da Zona do Salgado e tive uma surpresa maravilhosa: a justiça eleitoral fez "um limpa" na avenida barão do rio branco. Foram apreendidos os lixos da propaganda eleitoral desses caras de pau (fulano e ciclano, principalmente kkk). Os cavaletes desses caras tavam, simplesmente, matando as plantinhas do centro da cidade. E a grama tbm! Eu sei que a grama e as plantinhas fazem parte de uma política de maquiagem, mas... pelo menos da poluição visual ficamos "livre" (por algumas horas - é claro!) kkkkkkk
    Turma de Ed. Física 2012! Abraço

    ResponderExcluir
  4. Salve, Salve, jovnes artistas da "TURMA DE EDUCAÇÃO FÍSICA 2012"... Primeiro depoimento coletivo de nosso Picadeiro...
    É verdade. MAs havia duas semanas que o TRE em Castanhal já havia avisado que os candidatos teriam 24 horas para retirarem, de vontade própria, os cavaletes... 24 horas em duas semanas...
    Ah! E a poluição vai p'ra outro ponto da cidade... pode esperar.
    Abraços
    Há braços!

    ResponderExcluir

O Universal Circo Crítico abre seu picadeiro e agradece tê-lo/a em nosso público.
Espero que aprecie o espetáculo, livre, popular, revolucionário, brincante...! E grato fico pelo seu comentário...
Ah! Não se esqueça de assinar, ok?
Vida Longa!
Marcelo "Russo" Ferreira