RESPEITÁVEL PÚBLICO!

VENHAM TODOS! VENHAM TODAS!

sábado, 22 de setembro de 2012

Greve nas Universidades... Acabou?





 “Um passo à frente
e você não está mais
no mesmo lugar”
(Chico Science)

            Nossas artistas estão convictos e a história da humanidade já nos deu muitas lições, como a que as Universidades vivem hoje: derrotas, assim como vitórias, nunca são permanentes.
            Ambas, como já refletimos inúmeras vezes em nosso Picadeiro, nos trazem lições, o tempo todo e, de tempos em tempos, novas lições.
            Nas vitórias que já clamamos, resgatamos, celebramos, sempre seguimos com uma bandeira histórica de Lutadores e Lutadoras do Povo; “Vida Longa!”...
            As derrotas, mesmo as mais difíceis, aquelas em que as perdas (inclusive de vidas) são incalculáveis, também assim declamamos: “Vida Longa aos Lutadores e Lutadoras! Vida Longa aos que tombaram, porque tombaram resistindo!”.
            Ao ver o fim de 4 meses de greve de docentes nas Universidades e Institutos Federais de Ensino deste país, o Universal Circo Crítico não tem dúvida: perdemos momentaneamente, porque não conseguimos fazer valer as nossas reivindicações históricas. Ao contrário do que a Imprensa Burguesa deste nosso país publica, não houve, nos aumentos escalonados para os próximos quatro anos, qualquer conquista salarial, não apenas dos docentes, mas de todo o serviço público federal. No máximo, tivemos um “deixamos de perder mais para perder um pouco menos”.
            As Universidades continuarão com limitadas condições estruturais, ainda que reconheçamos que a Universidade Pública e os Institutos Federais de Ensino tenham crescido e se espalhado neste país. Mas crescem na seguinte lógica: “primeiro, ponham mais alunos em sala de aula e, depois, nós daremos mais professores e material”. E a lógica da “sala de aula” como o espaço privilegiado para a formação ganhou mais força por parte do governo. Isso implica em perdemos condições para qualificar a pesquisa e a extensão, bem como a pós-graduação, nas nossas Universidades.
            A autonomia de nossas Instituições Federais de Ensino também está profundamente ameaçada: é o governo que pretende assumir a avaliação dos docentes, o que implica em um risco histórico de sermos (enquanto docentes) avaliados por quem estiver, a cada quatro anos, no poder.
            Mas, o que mais enojou nesse processo foi a forma como o governo encerrou as negociações com os docentes em greve. Assinar um acordo com uma Entidade que representa uma pequena fração de docentes (e que, nesta pequena fração, também fora derrotada em suas assembléias) e, pior ainda, não reivindicou nada é a demonstração inequívoca de que a velha frase “quer conhecer o homem, dê poder a ele” está absoluta em sua verdade histórica.
            Aos nossos artistas e público, apenas para entender esse último ponto, propomos uma pequena experiência lúdica e criativa. Um jogo, que funciona da seguinte maneira: leia a história abaixo e troque as personagens, o tema, o lugar.

            As crianças do bairro querem jogar Queimado no campinho da praça, mas o horário que normalmente está liberado é o do “esfria sol” (das 10 às 15 horas). Assim, as crianças recorrem ao Presidente da Associação de Moradores do Bairro para que elas possam ter um horário melhor para jogar Queimado.
            O Presidente da Associação então chama os jovens que jogam futebol na quadra, no horário que as crianças gostariam de jogar Queimado, e pergunta-lhes se eles estão insatisfeitos com os horários da quadra.
            O “dono da bola” do futebol dos jovens diz que não, que está tudo bem, que a comunidade está satisfeita com os horários de futebol, mas diz que vai fazer uma “consulta” sobre a situação.
            O “Dono da bola” e seus colegas entram no Facebook, se manifestam e “curtem” e chegam a conclusão de que os horários têm que ser mantidos para o futebol dos Jovens. As crianças, do Queimado descobrem o perfil no Face, não curtem e denunciam para a comunidade que a forma de consulta não é democrática e não leva em consideração as suas reivindicações sobre o uso da Quadra.

            O Presidente da Associação (que gosta de Futebol e não gosta de Queimado) chama os jovens e eles assinam um Regulamento de uso da Quadra que os prioriza a partir das 16 horas e à noite, quando conseguirem a Iluminação na quadra:
            – Primeiro vocês aumentem a quantidade de jovens na quadra jogando futebol e depois e coloco a iluminação.
            Os jovens aceitam, assinam um Acordo e um Regulamento com o Presidente da Associação Comunitária e encerram o assunto.
            As crianças ocupam a quadra no horário das 16 horas em diante, querendo que tanto o Presidente da Associação do Bairro quanto os Jovens voltem a conversar, com elas também, sobre a melhor e mais democrática maneira de organizar os horários da quadra.
            A crianças são “tocadas” da quadra e o futebol volta a acontecer normalmente...
Mas as crianças não irão desistir, pois crescerão e saberão o quanto é importante continuarem mobilizadas – mesmo que não joguem mais Queimado por um tempo – a defender o direito das crianças do bairro jogarem o que quiserem na quadra.

            Legenda:
            O Presidente da Associação do Bairro é o Governo Federal;
            O Dono da Bola é o PROIFES;
            As Crianças são o ANDES/Sindicato Nacional;
            A Quadra é o Ensino Superior Federal;
        O Jogo de Queimado é a reposição salarial, o Plano de Carreira e a Estrutura das Universidades e Institutos Federais;
            A Iluminação da quadra é o REUNI...

            E Vida Longa à Luta dos Trabalhadores e Trabalhadoras da Educação Brasileira. A greve está suspensa... o que é bem diferente de ter terminado.

            A nós, uma nova lição, parafraseando Fernando Sabino: a certeza de estaremos sempre começando... a certeza de que é preciso continuar o que sempre começaremos... a certeza de que poderemos sempre ser interrompidos antes de terminarmos...
            Venham Todos!
‘Venham Todas

Vida Longa!

Marcelo “Russo” Ferreira

7 comentários:

  1. Marcelo, obrigada amigo pelas constantes mensagem e incansável trbalho pela educação deste país. Continuamos na luta, vida longa!

    ResponderExcluir
  2. Olá, Socorro.
    Quanto tempo, hein? Bom lhe ver aqui em nosso picadeiro... E seguimos firmes, certo? COmo diriam os companheiros da Via Campesina:
    - Cansados?
    - Não!
    - Na luta do povo...
    - NINGUÉM SE CANSA!!!!

    Vida Longa!

    ResponderExcluir
  3. Caro camarada. Penso que o processo de luta que nós professores vivenciamos este ano traz muitos elementos para nossa reflexão. Quando digo "nossa", falo de todos os professores, tanto os que se alinham ao ANDES como os que se alinham ao PROIFES. Como uma greve tão poderosa não consegue arrancar o mínimo? Como explicar que um grupo tão minoritário como o PROIFES tenha sua pauta aceita pelo governo e o restante da categoria não ter forças para desautorizar? Penso que opor ao "democratismo" do PROIFES, o "vanguardismo" do ANDES não nos oferece horizontes animadores. Abraços fraternos.

    ResponderExcluir
  4. Salve, Camarada de Blog, Sandro.
    Seja sempre bem vindo ao nosso Picadeiro.
    Realmente, é intrigante: como uma mobilização forte como a que os Docentes das IFE's não oncseguiram fazer valer sua mobilização em ganhos.
    Acho que há um horizonte conjuntural que foi bastante contraditório. Os docentes, de certa maneira, mobilizaram outras categorias do Serviço Federal. E o governo, que até então, havia dito que não havia nada, teve que fazer acordos naqueles 15% em três anos (que não permitem ganhos) a várias categorias. Não foi, o governo, concretamente vencedor. Mas, se a estratégia do Governo era (e acredito na possibilidade) se preparar para dar o aumento, evitando dizer que dava até o último momento, aí sim, palmas para sua estratégia.
    Acho que o movimento docente viveu o que no nosso país sempre se estabelece: cansou da paralização. Nos nossos vizihos Latinos, a história talves fosse diferente...
    Mas, o ANDES/SN é nosso sindicato. O PROIFES nao, e demonstrou isso não reivindicando nada e assinando um acordo com o "patrão"...
    Os horizontes ralmente pouco nos animam... mas, vamos seguindo em frente...
    Abraços
    Há braços!

    ResponderExcluir
  5. Caro colega,

    Nesse seu posicionamento, penso que precisamos ser precisos: o PROIFES tinha uma pauta, tanto quanto o ANDES. E a pauta do PROIFES foi vitoriosa. Se ela é boa ou má, temos aí uma boa discussão. Aliás, acho que perdeu-se (por culpa de ambas direções - PROIFES e ANDES) uma boa oportunidade para, de fato, termos um debate sobre nossa Carreira, inclusive revermos a proposta do ANDES que, ao meu ver, em nome do anti-produtivismo e da isonomia, esconde a falta de respostas a diferenças dentro da prática profissional docente que são reais e não podem ser ignoradas.

    Abraços.
    Há braços.

    ResponderExcluir
  6. Olá, Sandro, amigo velho.
    Nossa, é a primeira vez que rola um "debate" no nosso picadeiro... Muito legal.
    Não sei, ainda acho que não havia proposta do PROIFES. Não de fato, pois a dois anos o Governo Federal acena com uma proposta que, nas assembléias de agosto, fora rejeitada (inclusive nas seçoes sindicais do PROIFES, à excessão da UFRN) e esse sindicato assinou, com uma consulta na internet.
    Acho que, realmente, o debate é mais amplo... precisamos inventar, aqui, em nosso picadeiro, uma "Tábula redonda de Artistas e Público"...
    Abraços
    Há braços!

    ResponderExcluir
  7. I'm not an expert when it comes to this. Didn't even know this was possible. Useful read, appreciate your posting this.
    Welcome to my blog [url=http://www.about-dogs.zoomshare.com/]www.about-dogs.zoomshare.com[/url].

    ResponderExcluir

O Universal Circo Crítico abre seu picadeiro e agradece tê-lo/a em nosso público.
Espero que aprecie o espetáculo, livre, popular, revolucionário, brincante...! E grato fico pelo seu comentário...
Ah! Não se esqueça de assinar, ok?
Vida Longa!
Marcelo "Russo" Ferreira