RESPEITÁVEL PÚBLICO!

VENHAM TODOS! VENHAM TODAS!

terça-feira, 18 de setembro de 2012

Da Arquibancada: Paralímpicos, paraolímpicos e outras histórias...





Refletir sobre o esporte
 para além das configurações
 táticas e técnicas
que lhes são próprias
e tendo o mesmo
como expressão singular
para pensarmos fenômenos
mais gerais da sociedade
(do Camarada Blogueiro
Wellington  Araújo
esportemrede.blogspot.com)



            De quatro em quatro anos, acontece... um espetáculo, transmitido ao vivo aos quatro cantos do mundo
– Redondo e, portanto, não tem canto!!! (diz o nosso palhaço)
– ok, meu artista preferido... deix’eu continuar...
De quatro em quatro anos, a Mídia Esportiva (até a mais “especializada”... economicamente, claro) mistura Jogos Olímpicos com Olimpíadas e repete a mesma baboseira sobre a Bandeira Olímpica (que ela representa os cinco continentes, aff!).
De quatro em quatro anos, também, escutamos às vésperas dos Jogos Olímpicos (portanto, durante as Olimpíadas) que “O Brasil esse ano vai bombar e tem a seguinte capacidade de medalhas!”... Só esquece de considerar que mais de 200 outros países também estão preparando seus atletas, nas modalidades esportivas mais particulares e de suas especialidades.
Daí, as competições conhecem os/as outros/as atletas, as medalhas não saem, começam a comparar o Brasil com outros países: 
– Como assim, ficarmos atrás de Jamaica, Irã, Cuba – égua do imperialismo – Nova Zelândia e quase colado com Etiópia e Belarus???). Ah! Em 2008 ficamos atrás da Etiópia, Quênia e de Belarus... Ufa! Ultrapassamos!!!
E, claro, se manifestam nossa mídia tupiniquim (que, vez em sempre, se veste de Partido Político – mas não admite) e os parlamentares surfistas que querem destinar recursos públicos com suas fotos do lado, anunciando: “A escola e as aulas de Educação Física, as quadras deterioradas, a falta de material são culpados! Vamos fazer mais quadras, material de qualidade para que possamos, nas aulas de Educação Física, formar os nossos atletas e ganharmos mais medalhas”.
O CONFEF (eca! Palavrão no picadeiro!!!!) aproveita o vácuo: “Precisamos de profissionais de Educação Física devidamente registrados no Sistema... (não vou falar de novo)!!!”.
E por cerca de 10 dias, com mais ou menos tempo em reportagens, a depender do interesse midiático e do poder público, o tema vai se seguindo. Envolve COI, COB, até a CBF e a FIFA (é muito palavrão) entram no meio...
Eis que começam os Jogos Paraolímpicos... Jogos Paralímpicos... e não entendo mais nada (claro que entendo, só tô provocando).
Primeiro, num abuso de gramática impressionante, começam a chamar os Jogos Paraolímpicos ou Paraolimpíadas de Jogos Paralímpicos ou Paralimpíadas (sem o “o”), só para adequarem o termo brasileiro as ditames das línguas estrangeiras. Tem um texto legal em http://esportemrede.blogspot.com.br/2012/09/paralimpico-haja-bobagem-e-submissao.html
Segundo, que o Brasil começa a desbancar medalhas atrás de medalhas. Em 2012 fica em sétimo (entre 165 país participantes e 63 “medalhados”), junta 43 medalhas (à frente de Etiópia, Quênia e Belarus!!!) e uma tuia de perguntas saltam aos olhos:
Por que a Record, que comprou os direitos de transmissão... não transmitiu?
E relaxa! Nenhuma outra emissora de TV aberta do país – que adoram discursos de inclusão – iriam transmitir também... Nadica de nada!!! A manifesta postura hipócrita de nossos meios de comunicação que acabam por ratificar que o Esporte Moderno que lhes interessa é o de pessoas SEM qualquer mínima deficiência.
Assistir os Jogos ParaOlímpicos ainda revelava a falta de conhecimento de narradores e comentaristas. Não conheciam os atletas, não falavam de suas marcas para chegarem aos Jogos ParaOlímpicos, não diziam “quem é quem” das competições, não chegavam nem perto da mesma qualidade de informações que davam durante os Jogos Olímpicos, poucos dias antes.
E as quadras, as escolas públicas, a Educação Física, os professores (PROFESSORES!!!!), material didático-esportivo? Não são piores para as crianças com deficiência?
Nadica de nada de novo, nenhuma matéria que explicasse porque a mesma estrutura de Escola Publica, Aulas de Educação Física, acessibilidade aos espaços das práticas corporais etc. que impede a formação de atletas olímpicos não impede a formação de atletas paraOlímpicos.

E o apoio, como será? 


É assim o Esporte no Brasil, na mídia esportiva, na nossa Imprensa Tupiniquim (mesmo em tempos de “Partido Político Golpista” enrustido).
Quem quiser contribuir com o debate, nossa Lona Rasgada sempre está a disposição.

Venham Todos!
Venham Todas!

Vida Longa!

Marcelo “Russo” Ferreira

PS: apenas para registrar: nossa enquete sobre os MegaEventos no Brasil é pública e democrática. O Universal Circo Crítico se posiciona contra. Quem pensa o contrário, não deixe de se manifestar, certo? Por isso, também, nosso Circo é Universal.

2 comentários:

  1. Amazing weblog! Do you might have any suggestions for aspiring writers? I'm hoping to start my own weblog soon but I'm a little lost on everything. Would you suggest starting with a totally free platform like WordPress or go for a paid option? You’ll find so several choices out there that I'm completely overwhelmed .. Any tips? Appreciate it!

    ResponderExcluir
  2. Thank you, I have recently been looking for facts about this question for a while and yours is the best I have found so far.

    ResponderExcluir

O Universal Circo Crítico abre seu picadeiro e agradece tê-lo/a em nosso público.
Espero que aprecie o espetáculo, livre, popular, revolucionário, brincante...! E grato fico pelo seu comentário...
Ah! Não se esqueça de assinar, ok?
Vida Longa!
Marcelo "Russo" Ferreira