RESPEITÁVEL PÚBLICO!

VENHAM TODOS! VENHAM TODAS!

sábado, 1 de setembro de 2012

1º de Setembro: nada a Comemorar...


“O direito ao trabalho já se reduz ao direito de trabalhar pelo que querem te pagar e nas condições que querem te impor. [...] Enquanto caem os salários e aumentam os horários, o mercado de trabalho vomita gente. Pegue-o ou deixe-o, porque a fila é comprida”
(EDUARDO GALEANO)

            Em 2010, no dia 1º de setembro, o Universal Circo Crítico mencionou um outro 1º de setembro (1939 – Segunda Guerra Mundial) para estabelecer a semelhança entre o que nutriu esse trágico evento histórico, em particular, a perseguição de judeus, tchecos, poloneses, austríacos entre outros, entabulada pelo nazismo. Em 1939, a Alemanha invadia a Polônia, abrindo de vez as portas à Segunda Guerra Mundial (http://www.ouniversalcircocritico.blogspot.com.br/2010/09/1-de-setembro.html).
            Houve quem gritasse de indignação... Não o fizeram no nosso espaço, em nossa lona, à bem da verdade. Fizeram escondidos em seus e-mail’s. Mas fizeram.
            Hoje, o Universal Circo Crítico celebra apenas uma coisa neste 1º de setembro: a resistência, a força, a coragem de militantes e simpatizantes da Educação Física (professores, estudantes, pesquisadores) e até de outras áreas na luta contra não apenas o Sistema Confef/Cref mas, também, a luta pela Regulamentação do Trabalho, e não das profissões.
            Hoje, nesse espaço, em nosso picadeiro e nossa lona, saudamos...
Saudamos os/as bravos/as amigos/as, companheiros/as, camaradas do Movimento Nacional Contra a Regulamentação do Profissional de Educação Física (MNCR) e sua capacidade de não desistir deste enfrentamento.
Saudamos os/as bravos amigos/as, companheiros/as, camaradas do Movimento Estudantil em Educação Física e da Executiva Nacional dos Estudantes de Educação Física (ExNEEF) – da qual já fiz parte – por sua resistência e, principalmente, capacidade de formação.
Saudamos os/as professores/as que, Brasil afora, mesmo coagidos, ameaçados, violentados pelo policiamento do Confef/Cref em seus direitos de trabalhadores/as, nas escolas, nas academias, nos parques, nos projetos sociais, nos clubes etc.

Uma entidade que, mesmo ciente que não lhe cabe, continua invadindo a Escola, tanto pública quanto privada, exigindo que seus professores e professoras inscrevam-se para continuar atuando, precisa ser não apenas enfrentada, mas enfrentada até o seu fim, até sua extinção.
Uma entidade que, quando perde juridicamente o direito de impor a professores e professoras de Educação Física, principalmente nas escolas, a inscreverem-se em suas fileiras e, a despeito disso, impõe outras “regras” absurdas – como por exemplo, a de exigir a inscrição de professores (técnicos, no entendimento dela) para atuarem com seus alunos (equipes, no entendimento dela) em Jogos Escolares (municipais, estaduais ou federal) não pode ser entendida como honesta.
A luta contra o sistema Confef/Cref e pela extinção de sua Lei é uma luta árdua, contínua, de todos os dias... e é uma luta difícil.
Mas, mesmo sem 1% dos recursos financeiros que esse sistema possui, conseguimos, constantemente, estabelecer vitórias contínuas e definitivas contra ele... e seguiremos assim.
Esse picadeiro, essa lona de circo popular, guerreira, militante e lutadora do povo só lamenta duas coisas, nesta data:
Primeiro, ter que mencionar, nesse espaço, o nome desta bendita, mafiosa e infeliz entidade que se diz representar os professores de Educação Física no Brasil (mas nem reconhece o termo “professor” como mais importante), para o qual pedimos desculpas ao nosso estimado público.
Segundo, a saída covarde e oportunista de intelectuais, pesquisadores e nomes de referência na área da Educação Física de um embate atual importantíssimo para o fortalecimento de nossa área, a formação unificada da Educação Física (portanto, contra a divisão da Formação Superior em Educação Física em Licenciatura e Bacharelado). A esses, a lição que esqueceram: a luta sempre será dura, suada, hercúlea... mas sempre será digna, honrosa e vitoriosa!
Convidamos, por fim, a conhecerem nossa luta:





A Luta sempre será dura... Até a Vitória, sempre!

Venham Todos!
Venham Todas!

Vida Longa ao Movimento Nacional Contra a Regulamentação do Profissional de Educação Física – MNCR!
Vida Longa!

Marcelo “Russo” Ferreira

2 comentários:

  1. Vida Longa ao MNCR!

    Vida Longa a todos e todas, que lutam contra o SISTEMA CONFEF/CREF!

    Vida Longa àqueles que não lutam contra, mas sim a favor, pois um dia e mais um dia,e depois outro, presenciarão a nossa VITÓRIA!

    VIDA LONGA A VOCÊ...
    MEU COMPANHEIRO DE TODAS AS HORAS! E AOS SEUS ENSINAMENTOS DE LUTADOR DO POVO...

    ResponderExcluir
  2. É Pequena...
    E nos nossos ensinamentos de Lutador do Povo, nossos aprendizados também... pois sempre seremos aprendizes de Lutador do Povo.
    Vida longa a todos nós!

    ResponderExcluir

O Universal Circo Crítico abre seu picadeiro e agradece tê-lo/a em nosso público.
Espero que aprecie o espetáculo, livre, popular, revolucionário, brincante...! E grato fico pelo seu comentário...
Ah! Não se esqueça de assinar, ok?
Vida Longa!
Marcelo "Russo" Ferreira