RESPEITÁVEL PÚBLICO!

VENHAM TODOS! VENHAM TODAS!

sábado, 30 de maio de 2015

E o mundo está ficando perigoso (ou... E lá vai Aldyr Araújo!)

             Notícias daqui e dali, a gente vai “ajuntando” e, assim, construindo pequenos quebra-cabeças. E, não sei porque, nesta minha luta insana de minha esperança contra o ceticismo que a cada dia parece se instalar no olhar, nos ouvidos, nos sentidos próximos e alheios, as coisas parecem se encaixar... e não gosto do que vejo.
            Professores em greve aqui, ali e acolá. Paraná, Santa Catarina, São Paulo, Pará, Goiás em relação à Educação Básica... Polícia, bombas, bala de borracha de um lado! Governo descontando salários (e no Pará, até os que desistiram de lutar tiveram cortes)...
            – Ô! dó! (Palhaço)...
            – Mas isso não é brincadeira, caro Palhaço... a queda de braços sempre pende pro mais fraco, pro seu estômago, pra sua saúde, pra suas contas e até pra sua vida!
            – É verdade...
            Além dos descontos, a Justiça atua conluiamente, condenando a greve... A mídia? Ah! A mídia... essa não se cansa de ser descarada, cara-de-pau, de fazer matérias desequilibradas e até desonestas.
            Mas, a coisa vai mais longe... e é aí que fico pensando na primeira parte do título deste texto. Vamos aos fatos.
            Fato 1: Em São Paulo, desde o ano passado, movimentos do Exército e da Polícia Militar procuram “projetar” suas ações para uma possível crise d’água. Treinamentos para proteger prédios da SABESP com o aparato militar já são notícias... Mas, claro, não são notícias em nossa Mídia tupiniquim. O governo, mente. O Aparato militar protege a mentira. Uma das notícias está aí abaixo:
            Sobre o papel das Forças Armadas para defender esse bem valiosíssimo contra o povo, nós já tivemos notícias disso na Bolívia, em 2000. A Mídia? Bom, a tupiniquim dizia que as pessoas protestavam contra o aumento das taxas. Claro, não foi isso.
            Fato 2: inúmeros projetos estranhos e golpes explícitos são realizados todos os dias (úteis, não são muitos, mas estão sendo perigosos) não apenas na Câmara Federal, mas em várias Assembleias Legislativas Estaduais e Câmaras Municipais. Se estamos já bastante preocupados com os Ajustes Fiscais que o Governo Federal vem impondo à classe trabalhadora, não sabemos (para quem sabe rezar) do Pai-Nosso da Missa sequer o “Amém!”.
            Terceirização! Câmara Federal cercada pela polícia (a casa era do povo) e a mídia cumprindo seu papel. Nos jornalões, depoimento de sindicalistas contra e economistas a favor.
            – Como assim? Não tem economista contra, não?
            – Pra nossa imprensa, não...
            A tal Reforma Política? Colocada em votação (passando por cima dos Relatórios Oficiais da própria Câmara), perdeu a votação. Se perdeu, vota de novo. Até ganhar. E agora, o financiamento de empresas para Partidos (que irão decidir para quem vai a grana) se mantém.
            – Ah! Isso eu entendi: se meu time perdeu o jogo, o juiz manda começar o jogo de novo, para ver se muda o placar.
            – E só termina SE MUDAR O PLACAR, meu caro palhaço!
            E, para fechar (e não fecha) o Fato 2, o Shopping-Câmara, Câmara-Shopping! Ao custo de 1 bilhão de reais.
            – E as panelas? E as panelas?
            – Serão “chiquês”, compradas neste Shopping... Não servem para serem batidas.
O PL 1411/2015 (“Assédio Ideológico”) já comentado por esses picadeiros... E não me assustará se, daqui a algum tempo, este picadeiro seja perseguido e proibido de realizar seus pequenos e humildes espetáculos por baixo de sua lona furada. Um picadeiro que mal tem 100 seguidores, diga-se de passagem.
– Perigoooooooooso!!!
Fato 3... e pararemos por aqui.
Pará... Professores Estaduais... mais de 50 dias de greve.
A Polícia até que segurou a onda. “Diz a lenda” que até se manifestou aos ouvidos dos professores em greve que não iria agir, mesmo se recebesse ordens. Na verdade, ainda estava fresquinho na memória nacional a violência contra professores no Paraná.
A mídia??? Nossa, essa foi escrota...
– Marcelo Ruuuuuuuuusssssssooooooo??????? Olha a boca!!!!
– O que dizer? Suja, baixa, manipulativa (sempre foi, tá!), agindo ABERTAMENTE em favor do governo, manipulando informações, notícias, fatos! Até artistas presentes em chamadas do governo, em horários caros, pregando “os professores tem tudo, não querem é dar aulas!”.
A justiça??? Ah! Essa justiça que, de cabo a rabo, age em causa própria. O “paladino” queridinho da burguesia batedora de panela, Joaquim Barbosa, até já disse: “juiz deve ter remuneração muito elevada para não ter preocupações de ordem material. É fator primordial de sua independência” (http://tijolaco.com.br/blog/?p=27082).
– Putz! Aumenta meu salário, senão vou pra outro Circo (Palhaço).
– Que salário????
– ... !





         E, aí, para fechar a conta (que não fecha)...
Lá vai ALDYR ARAÚJO...!
Professor, companheiro (confesso que minha convivência com ele foi muito pequena), um bravo Lutador do Povo, que havia chegado ao ponto de fazer greve de fome em greves outras por sua classe. E uma despedida assim, em tempos de descontos no contracheque de um pai de família, leva a situações que desconhecemos à saúde alheia.






Assim seguimos, tentando andar na contramão...
Faixas de apologia à Ditadura Militar e de “tortura somente na hora certa”...
Marcha contra a corrupção que não enche
um ônibus e é recebido pelo Presidente da Câmara dos Deputados (contra a corrupção? Ah! Não! É contra o comunismo, bolivarianismo e outras coisas que acham que tem no Brasil)...
Continuamos a assistir “justiça pelas próprias mãos” com palmas dos presentes e dos que assistem aqui e ali, pelas ondas da internet... Já não basta mortes inocentes sobre este preceito?
Liberdade de expressão como sinônimo de “ateu é do mal, é bandido” e “se não tem Deus no coração, é capaz de maldades” ou “tá ligando de presídio” (https://www.youtube.com/watch?v=JzA1yALX-LY)... Menos mal que a Bandeirantes foi condenada...
Ler Carta Capital em um voo é motivo de seres violentado verbalmente pelos demais passageiros... Como assim? Ler uma revista dá direito às pessoas a lhe agredirem? (http://www.cartacapital.com.br/politica/leitor-de-cartacapital-e-hostilizado-por-defensores-do-impeachment-8794.html)
            Menos mal... isso indigna. E é a minha indignação que alimenta minha esperança.
            Mas andamos em tempos perigosos.
            Em breve viajarei... ou Carta Capital, ou Caros Amigos, ou o tijolão do Marx (porque o estudo é permanente)... talvez com uma camisa vermelha. Talvez do Che (tá velhinha, a danada!)...
            Nunca pensei que ler uma revista durante uma viagem pudesse me causar receio...
            Venham Todos!
            Venham Todas!
PS.: Reiteramos nossa solidariedade e abraço aos amigos mais próximos, camaradas de luta e família de Aldyr, nosso colega professor que foi fazer festa por outras bandas... E que possamos, também, celebrar Aldyr!
            Aldyr, PRESENTE!

            Vida Longa, Aldyr

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O Universal Circo Crítico abre seu picadeiro e agradece tê-lo/a em nosso público.
Espero que aprecie o espetáculo, livre, popular, revolucionário, brincante...! E grato fico pelo seu comentário...
Ah! Não se esqueça de assinar, ok?
Vida Longa!
Marcelo "Russo" Ferreira