RESPEITÁVEL PÚBLICO!

VENHAM TODOS! VENHAM TODAS!

quarta-feira, 23 de janeiro de 2013

Da arquibancada: Olimpíada e Ciência!!!






“O patrimônio é a nossa herança do passado,
com que vivemos hoje,
e que passamos às gerações vindouras.”
(UNESCO)

            Pois é...
            O Comitê Olímpico Brasileiro fez de novo... Coisa do Nuzman.
            NO final de 2012, o COB notificou a UNICAMP (Universidade Estadual de Campinas) sobre o uso indevido e não autorizado da palavra “olimpíada” (que, como já dissemos outras vezes, é constantemente usado de maneira errada) em uma competição por ela realizada denominada “Olimpíada Nacional em História do Brasil”.
            Para tanto, segundo documentos de nossa imprensa nos primeiros dias de janeiro de 2013, o COB se utilizou de alguns aspectos legais, a exemplo da Lei de Propriedade Industrial (égua! Como assim?) Lei Pelé (que é uma porcaria, assim como ele), Lei de Direitos Autorais (aff!), Código de Defesa do Consumidor (essa é de rir até doer o estômago e dar câimbras “nas mandíbulas”) e do tal Ato Olímpico. Faltou a Lei Geral da Copa (já que COB, CBF, CONFEF é tudo comida do mesmo prato indigesto à soberania nacional).
            Mas, claro, houve a reação. E da uma instituição científica das mais importantes não apenas no Brasil, mas na América Latina. A Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC). Mas, num país como o nosso, que ainda não consegue transformar a realidade de seu povo PARA seu povo, profundamente, talvez ela, a SBPC, não seja tão conhecida de nossa nação como é CBF ou COB. Enfim...
            Abaixo, assim como em muitos blogs Brasil afora, também reproduzimos a Carta da SBPC ao Comitê Olímpico Brasileiro. Na minha humilde e circense opinião, foi uma manifestação leve, de uma entidade que sempre prima pela transparência de sua gestão (SBPC) para uma entidade “caixa preta” (COB), mas, pelo menos houve a manifestação.
            Claro, passeamos no site do Comitê Olímpico Brasileiro... silêncio absoluto.

            Volto a declarar: precisamos ter ousadia para com nossa torcida. Não torcer pelo Brasil nos próximos Mega-eventos esportivos (Copa das Confederações, Copa do Mundo, Jogos Olímpicos) não é torcer contra nosso país, contra nosso povo, contra nossa história... Muito pelo contrário.

            Ao nosso público e nossos artistas que, por algum e não questionável motivo, ainda não sabia dessa história, divulguem. Porque se depender de nossa Imprensa e do próprio COB, ninguém fica sabendo.

Ilustríssimo Senhor CARLOS ARTHUR NUZMAN
Presidente do Comitê Olímpico Brasileiro (COB)

Senhor Presidente,

A Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), entidade civil, sem fins lucrativos nem cor político-partidária, que atua em defesa do avanço científico e tecnológico do Brasil e a Academia Brasileira de Ciências (ABC), receberam com espanto e indignação a informação de que o Comitê Olímpico Brasileiro (COB) notificou extra-judicialmente a Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) pelo uso supostamente indevido da palavra “olimpíada”, no nome da competição que organiza, a Olimpíada Nacional em História do Brasil.

Ninguém ignora a importância dessas competições científicas – no país já existem 18 delas – para a divulgação da ciência e o aumento do interesse dos jovens pelas atividades científicas, o que é fundamental para o desenvolvimento tecnológico de qualquer nação e o bem estar econômico e social de sua população.

Sem esquecer que jovens que vencem as olimpíadas nacionais depois vão participar de competições internacionais. E muitos deles têm se destacado, contribuindo para divulgar o nome do Brasil e da ciência e educação do país. É o caso, por exemplo, do jovem Matheus Camacho, de 14 anos, aluno de uma escola de São Paulo, que acaba de conquistar em Teerã, uma medalha de ouro na Olimpíada Internacional de Ciências, concorrendo com estudantes de 28 países.

Por isso, a proibição do uso da palavra “olimpíadas” para designar competições científicas é uma situação que se configura mais despropositada ainda, quando se sabe que a palavra é empregada mundialmente para designar competições científicas, tais como International Mathematical OlympiadMath Olympids for Elementray and Midde SchoolsThe British Mathematical Olympiad SibtrustScience Olympiad, entre muitas outras.

Assim, a SBPC e a ABC não concordam com a decisão do COB de ter a exclusividade do uso da palavra “olimpíada”, pois significará um retrocesso trazendo em prejuízo a todas as tradicionais olimpíadas educacionais (matemática, ciências, língua portuguesa, química, astronomia entre outras) que se realizam no Brasil há anos.

Sempre prontas a defender a ciência e a educação brasileira, a SBPC e a ABC subscrevem,
Atenciosamente,

HELENA B. NADER JACOB PALIS
Presidente da SBPC Presidente da SBC”

            Venham Todos!
Venham Todas!

Vida Longa!

Marcelo "Russo" Ferreira
 
Hei! Nuzman!!!!
Posso publicar a imagem ao lado???

Brrrrlllllssssss!!!!!!!!

4 comentários:

  1. Opa Marcelo, as travessuras do Nuzman, "essa é de rir até doer o estômago e dar câimbras “nas mandíbulas”, ótimo!... rrssss....
    É isso aí, vamos repercutir as estrepolias do cartola mais risível do Brasil...

    Abraço, Fernando

    ResponderExcluir
  2. Salve Fernando.
    Um dos blogs mais recentes e que já está bombando é o Blog do Masca, e aproveitamos para saudar em nosso picadeiro e Lona furada esta empreitada.
    E precisamos ficar atentos e não deixar de apenas divulgar, mas mobilizar a sociedade nesta frente.
    Vida Longa!
    Abraços
    Há braços!

    ResponderExcluir
  3. Participar das olimpíadas de conhecimentos é algo capaz de causar tanto empoderamento. O "cdf" "nerd" é vitorioso ao entrar em um processo assim, maior que a escola.
    Aprendi muito sobre mobilização, amizades, abrir mão de certas coisas por algo maior (as primeiras articulações)...
    E como professora fiquei tão feliz quando iniciaram a de História, foi uma experiência incrível com um grupo de adolescentes divertidos e inteligentes.

    ResponderExcluir
  4. Olá, Suellem companheira aguerrida e querida.
    Que contradição né? O tal "símbolo do olimpismo", que expressa o mais forte, o mais rápido, o mais alto usado para glorificar, valorizar "nerds". Em meus tempos de escola, éramos nerds porque nossos pais sadrificavam-se pelos nossos estudos e, consequentemente, ficávamos de fora das "seleções" da escola... Vai ver que é por isso que o COB não quer que mal-usem os símbolos dos pódium mais alto do esporte...
    Vida Longa!
    Abreijos
    Há braços!

    ResponderExcluir

O Universal Circo Crítico abre seu picadeiro e agradece tê-lo/a em nosso público.
Espero que aprecie o espetáculo, livre, popular, revolucionário, brincante...! E grato fico pelo seu comentário...
Ah! Não se esqueça de assinar, ok?
Vida Longa!
Marcelo "Russo" Ferreira