RESPEITÁVEL PÚBLICO!

VENHAM TODOS! VENHAM TODAS!

terça-feira, 15 de janeiro de 2013

Da arquibancada e o fim dos direitos...




            Tempos destes fiquei imaginando o Universal Circo Crítico “adaptado” aos Megaeventos esportivos no (literalmente “no”) Brasil nos próximos anos: Copa do Mundo, Copa das Confederações, Jogos Militares, Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro.
            Essa “imaginação” foi se construindo no sentido de tentar entender porque ainda constatamos tantas atrocidades ao povo brasileiro (com algumas concessões, como o caso do Acarajé em Salvador – e, por favor, que nossos artistas soteropolitanos possam desmascarar o que nosso picadeiro ainda não “sacou”) em nome da Copa e dos Jogos Olímpicos e seus penduricalhos.
            Pensei que poderíamos ter uma Lona bonita, verde a amarela (nada de Lona Vermelha), sem furos e/ou rasgados. Nosso Picadeiro, com inúmeras luzes, limpo, com um chão de mármore (e a calça branca do nosso apresentador não sujaria mais com a poeira do chão de terra batida de hoje) e cercado de um colorido imenso e mais espaçoso também.
            Ah! E teria ar-condicionado. Rir dos nossos palhaços ou maravilhar-se de nossos mágicos e trapezistas com o suor escorrendo o tempo todo (afinal, estamos no PA) não rola.
            Não teríamos mais pessoas andando p’ra cima e p’ra baixo com suas cestas penduradas no pescoço, vendendo pipoca, groselha, puxa-puxa e quebradinha. Não, agora teríamos na entrada do Circo Lanchonetes com renome e... qualidade e lanches de verdade.
            Arquibancada de madeira? As cadeiras de plástico mais perto do palco para idosos ou pessoas com deficiência ou para aqueles/as que acompanham seus filhos mais de perto, pois querem ver tudo de pertinho??? Nem pensar. Cadeiras numeradas e bem confortáveis (até gosto da ideia) e que podem ser compradas na internet (já não gosto mais).
            Os artistas? Os melhores... preferencialmente bonitos, ricos, ídolos e heróis do trapézio, mágica, “domação” ou adestração de animais e por aí vai. Preferencialmente, até o apresentador deverá dominar mais de três línguas. E a principal não será o nosso português brasileiro.
            Ah, e o nosso público? Seleto, “esclarecido” (ai!), crítico (de uma banda só)... Só teríamos gente chique. Possivelmente branca apenas, mais possivelmente rica e inquestionavelmente estrangeira.
            Mais ainda. Todos/as, artistas e público, teriam sempre uma opinião sobre as coisas, não apenas sobre nosso espetáculo. Mas nunca precisaríamos dizer que “é nossa opção política”, pois não precisamos dizer que tomamos partido. Apenas tomamos, mas não assumimos isso. Seríamos freqüentadores do Millenium, leitores assinantes da Veja e ligados no BBB13.
            (...)
            Tudo isso para dizermos o óbvio que a cena que dedicamos neste “Da arquibancada” está dizendo.
            Não modificaremos um centímetro sequer, um artista sequer, uma cor sequer de nosso Circo, de nossa Lona e de nosso Picadeiro.
            Como os inúmeros circos pequenos mundo afora, com a qual nós compartilhamos nossas alegrias, nossa luta diária e o lugar que estamos nesta luta, mais uma vez nosso Picadeiro e nossa Lona Furada de Circo vem compor e engrandecer o grito das famílias removidas nas capitas da Copa e na sede dos Jogos Olímpicos, dos que lutam para manter intacto patrimônios ambientais, culturais e históricos, dos que lutam pela democratização de muitas bandeiras, dentre elas o Espetáculo Esportivo (por que não?).
            Mais ainda, estamos ao lado daqueles que se indignam com a chacota da elite, com o desdém da Imprensa Brasileira, com a mediocridade da nossa elite dirigente e política que tudo destrói em nome do capital e que se expressa, dentre outras formas, pelo sorriso irônico da jornalista deste vídeo...
            E só para ratificar: minha certeza em não torcer para a Seleção Brasileira na Copa do Mundo está tão grande que irei entender às equipes nacionais que participarão dos Jogos Olímpicos e que também se beneficiam dos desmandos da elite esportiva dirigente deste país, praticamente representando-os...
            ... mas isso é pano para outras Arquibancadas!



            Venham Todos!
            Venham Todas!

            Vida Longa!

Marcelo “Russo” Ferreira

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O Universal Circo Crítico abre seu picadeiro e agradece tê-lo/a em nosso público.
Espero que aprecie o espetáculo, livre, popular, revolucionário, brincante...! E grato fico pelo seu comentário...
Ah! Não se esqueça de assinar, ok?
Vida Longa!
Marcelo "Russo" Ferreira