RESPEITÁVEL PÚBLICO!

VENHAM TODOS! VENHAM TODAS!

sábado, 11 de agosto de 2012

Uma Campanha Não-eleitoral...



"Não concordo com uma só palavra
do que dizes
mas defenderei até a morte
o teu direito de dizê-lo"
(Evelyn Beatrice Hall, sob pseudônimo de Stephen G. Tallentyre, em seu livro "Amigos de Voltaire" ("Friends of Voltaire", 1906).


             
            Eleições...
Cá estamos nós novamente.
O Universal Circo Crítico, seus artistas e, a depender do horário de seus mágicos espetáculos, vez em quando sofre com elas. E de maneiras diferenciadas.
Em 2010, por conta das Eleições Presidenciais e Estaduais (mas, é verdade, principalmente as presidenciais), nos deparamos com a hipocrisia do debate político (que, nem de longe superava o vazio do debate nacional, de projeto de nação, esse, totalmente ausente), o papel feio e desqualificado da mídia tupiniquim e a dificuldade de estabelecermos, amplamente, um debate de nação.
Nos posicionamos, naquele momento, mas também defendemos o que acreditávamos ser importante para o país o resultado eleitoral. Alias, sempre destacamos que já estamos convencidos de que o modelo democrático-burguês para eleições não funciona, apenas aprofunda o estado crônico e corrupto de nossa nação e, também, independente de quais bandeiras políticas estiverem no(s) governo(s), que este modelo de nação já está visceralmente dependente do capital privado, salvo raras exceções e resistências.
Mas, neste clima que já começa a fazer parte do dia-a-dia de todo cidadão brasileiro, da cidade mais pequenininha até as grandes capitais, queremos cometer nossa primeira ousadia e, portanto, convocar Trabalhadores da Educação e da Saúde (claro, outros podem entrar nessa fileira) a uma postura pública e determinante.
Que neste período eleitoral defendamos a seguinte proposta:


“NÃO VOTAMOS EM QUEM FAZ BARULHO EM FRENTE DE ESCOLA E DE HOSPITAL” (e, claro, Escola pode ser pública ou privada, creches, Universidades etc. e Hospital pode ser Clínica, Posto de Saúde, Ambulatório etc.).
Coloquemos faixas e mais faixas em frente de escolas, de hospitais, de nossas cassas também, de nossos pontos comerciais com a afirmação acima.
Que esses políticos, de carreira ou não, aprendam a fazer campanha dialogando com comunidades, com associações, com os segmentos da sociedade. Façam lá suas caminhadas, com fotos, sorrisos, apertos de mão e toda essa palhaçada...

– OPA! Palhaçada????
– Ops! Desculpe meus camaradas de Circo, Nariz de palhaço, calças folgadas e SImca Chambord!
– Tá, dessa vez passa!

Mas, se fizerem isso, façam sem barulho, sem carros de som, sem músicas barulhentas com o número, nome de candidato e refrões que nada dizem sobre sua proposta de trabalho ou projeto político (no legislativo ou no executivo municipal).
O Universal Circo Crítico lança sua primeira campanha eleitoral. Seus artistas e seu público, claro, podem propor outras.

Do Blog jerusafaust.blogspot.com

 Ainda falaremos mais!

Venham Todos!
Venham Todas!... sem carro de som, por favor!

Vida Longa
Marcelo “Russo” Ferreira

3 comentários:

  1. adoro seu blog, querido amigo, grandes saudades...Abcs Thaise

    ResponderExcluir
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  3. Olá, Thaíse.
    Que bom que estamos sempre recebendo sua visita.
    Abraços fortes!
    Há braços revolucionários

    ResponderExcluir

O Universal Circo Crítico abre seu picadeiro e agradece tê-lo/a em nosso público.
Espero que aprecie o espetáculo, livre, popular, revolucionário, brincante...! E grato fico pelo seu comentário...
Ah! Não se esqueça de assinar, ok?
Vida Longa!
Marcelo "Russo" Ferreira