RESPEITÁVEL PÚBLICO!

VENHAM TODOS! VENHAM TODAS!

quinta-feira, 28 de junho de 2012

Greve nas Universidades - Manifesto à População...



Nosso Espaço, nosso picadeiro, nosso público é heterogêneo... Nós reconhecemos isso!
Principalmente entre nosso estimado público, sabemos que há aqueles e aquelas que discordam de nossos sonhos, de nossa ousadia e, principalmente, de nossa posição de Luta da Memória contra o Esquecimento. Há até aqueles e aquelas que discordam existir Luta!
É verdade que nunca testemunhamos, aqui, manifestações destes e destas. Coisas da humanidade.
Mas é verdade, também, que nossa opção é clara: seremos sempre aprendizes dos Lutadores e Lutadoras do Povo... inquestionável e incondicionalmente.
Pois é assim que entendemos o real significado de nossa Lona e de nosso Picadeiro: naõ sermos meramente "pão e circo", a não ser que o Pão seja fruto de nosso trabalho e o Circo de nossa celebração. E por isso seguimos sempre lutando aqui e em outros tempos e lugares.
Já havíamos nos posicionado: Nós apoiamos a Greve nas Universidades! E, por isso mesmo, democratizamos aqui o Manifesto à População, escrito e publicado pelo Andes - Sindicato Nacional.

"A defesa do ensino público, gratuito e de qualidade expressa uma exigência da população brasileira, que há tempos clama por serviços públicos de qualidade e é também parte essencial da história dos movimentos sociais ligados à educação. Vale lembrar que educação, saúde, segurança, transporte, entre outros, são direitos de todos e dever do Estado.
Nas últimas semanas, professores, técnico-administrativos e estudantes das Instituições Federais de Ensino voltaram às ruas para cobrar dos governantes que cumpram seu papel e dediquem atenção, de fato, às reais demandas sociais.
Os trabalhadores da educação federal e estudantes estão em greve, porque estão conscientes de que é imprescindível lutar em defesa das Instituições Federais de Ensino. As negociações com o governo não avançam. No entanto, crescem a degradação das condições de trabalho, ensino e a deterioração da infraestrutura oferecida nas universidades, institutos e centros tecnológicos federais.
Os professores, técnicos e estudantes defendem sim uma expansão, desde que exista qualidade. Não adianta criar novas instituições sem oferecer as condições satisfatórias para que elas funcionem.
A realidade vivenciada pelos professores, técnicos e estudantes é muito diferente do que divulga a propaganda oficial do governo federal. A cada começo de ano fica mais evidente a precariedade de várias instituições federais de ensino, principalmente naquelas em que ocorreu a expansão via Reuni.
Faltam salas de aula, laboratórios, restaurantes estudantis, bibliotecas, banheiros, saneamento básico e em alguns lugares até papel higiênico. Ninguém deveria ser submetido a trabalhar, a ensinar e aprender num ambiente assim.
Além disso, é necessário também oferecer um plano de carreira, que valorize os professores e técnicos e os incentivem a dedicar suas vidas a essas instituições, à construção do conhecimento, aos projetos de pesquisa e de extensão. Só assim, é possível oferecer educação com a qualidade que a população brasileira merece.
No entanto, o governo federal vira as costas para os argumentos e propostas dos servidores públicos e usa seguidamente o discurso da crise financeira internacional como justificativa para não atender às reivindicações que são apresentadas pelos movimentos sociais em defesa da educação.
Não faltam recursos, o que falta é vontade política dos governantes. A verdadeira crise brasileira não é a crise financeira, mas sim ausência de políticas públicas que atendam as necessidades da população.
Priorizar a destinação dos recursos públicos na lógica do setor empresarial financeirizado, como o governo tem feito, causa impactos cada vez mais negativos nos serviços públicos.
Os professores, técnicos e estudantes estão nas ruas para dar um novo rumo ao ensino  federal e, para isso, conclamam toda a população a fazer de 2012 um marco na história da educação brasileira.

ENTIDADES NACIONAIS DA EDUCAÇÃO FEDERAL
ANDES-SN/ FASUBRA/ SINASEFE"



Venham Todos!
Venham Todas!

Vida Longa!
Marcelo "Russo" Ferreira

2 comentários:

  1. "Não faltam recursos, o que falta é vontade política dos governantes. A verdadeira crise brasileira não é a crise financeira, mas sim ausência de políticas públicas que atendam as necessidades da população"

    O trecho diz e tudo e embora seja o óbvio é exatamente o que nega as autoridades políticas desse país.

    Muito bom o espaço para o diálogo

    ResponderExcluir
  2. Salve, querida camarada...
    Que bom te ver por aqui... e estamos sempre juntos em uma luta que vai muito além dos muros da Universidade.
    abreijos
    Há braços!

    ResponderExcluir

O Universal Circo Crítico abre seu picadeiro e agradece tê-lo/a em nosso público.
Espero que aprecie o espetáculo, livre, popular, revolucionário, brincante...! E grato fico pelo seu comentário...
Ah! Não se esqueça de assinar, ok?
Vida Longa!
Marcelo "Russo" Ferreira