RESPEITÁVEL PÚBLICO!

VENHAM TODOS! VENHAM TODAS!

domingo, 17 de outubro de 2010

Hipocrisia I...


 Nos últimos tempos, o Universal Circo Crítico tem sido menos poético... É verdade, nós reconhecemos isso.
Mas, penso que isso é fruto do que estamos assistindo, no cenário nacional, em torno das eleições.
O que impressiona não é apenas a hipocrisia da direita, arrebatada pela mídia tupiniquim, de se considerar baluarte da ética e da democracia, mas o fato, a sensação dele talvez, de que a cartilha de 1989 (sustentada pelos idéias golpistas de 1964) somada à lição recebida por ambas (a direita política e o Partido da Imprensa Golpista) em 2006 – quando seu candidato conseguiu a proeza de perder 2,8 milhões de votos entre o primeiro e o segundo turno, ou seja, na pior das hipóteses, 2,8 milhões de eleitores que votaram em Geraldo Alkminn no primeiro turno de 2006, votaram em Lula no segundo turno – está sendo reeditada nestas eleições. E está dando certo...
Essas lições e a cartilha de décadas destes dois poderes centrais da democracia capitalista estão sendo utilizados em peso... e com “ares” de democrático e republicano. Por isso a hipocrisia.
Os temas que geraram o desconforto eleitoral atual me causam perplexidade e, assim, pretendemos de maneira sucinta (p’ra ver se dá debate), descrevê-los:
Hipocrisia I – a defesa da família brasileira, da mãe e a luta contra o aborto:
Em entrevista a BBC – Brasil (vídeo acima, disponívem em http://www.youtube.com/watch?v=oXmzJmJppZI), a candidata Marina Silva, do PV, declara sobre a questão dos votos que recebeu (ou parcela destes) “as pessoas sabiam que estavam votando em alguém que prima pelo respeito ao estado laico”, completado que, dentre outros, evangélicos e católicos tem o direito de afirmar seu ponto de vista, destacando que este debate, inclusive, deve ser feito “no mérito, não no rótulo”, ou seja, no seu conteúdo e não na sua aparência.
Portanto, o que vem sendo alardeado Brasil afora (e os candidatos, oportuna ou “armadilhamente” vem aceitando isso) é que precisamos defender no Estado brasileiro as questões religiosas e, assim o sendo, precisamos condenar o aborto. Mas se o Estado é Laico, por que vem à tona o debate sob o ponto de vista religioso?
Mas a hipocrisia deste debate precisa ir um pouco mais adiante:
Condenemos o aborto, ok? Está condenado (aliás, ainda é crime... para as mulheres pobres, claro)!
Mas além do Estado ser laico, a questão do aborto não pode ser tratado como caso de polícia ou segurança nacional. “Pelo amor de Deus!”, não me façam isso. Então, é prudente entendermos que a questão do aborto é um tema de saúde pública.
Mulheres abortam e abortaram. Algumas, com poder aquisitivo inquestionável já abortaram, em clínicas especializadas, com toda a segurança e higiene necessárias. Soninha Francine (PPS) e Hebe Camargo (baluartes da defesa da candidatura Serra) já fizeram aborto. Mas, diferente delas, mulheres pobres, semi-letradas ou completamente analfabetas, trabalhadoras exploradas, faveladas ou perdidas nos rincões mais escondidos do Brasil, mulheres que sofrem abuso sexual de parentes, padres (vida a Fé Cristã!) e patrões, latifundiários ou madeireiros, mulheres-meninas, que ainda seguram sua boneca encardida nos braços, recorrem ou são levadas ao exercício do aborto por questões de sobrevivência, apesar da ignorância dos riscos, da própria saúde e de seus direitos – muitas vezes impedidas de os exercerem.
Se assim o é, um caso de saúde pública, pelo menos duas frentes de ação do Estado brasileiro (laico) são necessárias: (i) essas mulheres não podem ser tratadas como criminosas, mesmo que tenham “matado criancinhas”; (ii) é necessária uma política pública que, de um lado, dê amparo a essas mulheres, para que tenham seus filhos em condições ideais e, de outro lado, dê assistência e educação sobre prevenção à gravidez (principalmente em relação às adolescentes).
E aí, a hipocrisia novamente se manifesta.
Ou o Estado (laico) irá defender que as relações sexuais só poderão acontecer após o matrimônio (como entende as religiões mais radicais) ou a política de saúde pública irá tratar este tema na perspectiva das ações de contra-concepção, dentre elas, o uso do preservativo.
A mesma idiotice e hipocrisia religiosa que se posta contra o aborto, se posta contra as ações de prevenção à concepção... contra as ações de “distribuição de preservativos” para evitar a gravidez.
Alguém aí pode me explicar o que eu estou entendendo de errado????
Ah! E não nos esqueçamos: relações após o casamento implica em ações do Estado que evite a gravidez indesejada por ações de poder e/ou força de padrastos e outros parentes, o bandidos, o patrões e alguns sacerdotes que a Santa Igreja sempre procura esconder.
Hipocrisia neste tema realmente não falta!

O Universal Circo Crítico é DILMA PRESIDENTE! E conclama seus artistas e estimado público a votar em Dilma, dia 31 de outubro!

Venham Todos!
Venham Todas!

Vida Longa!
Marcelo “Russo” Ferreira
P.S1.: Eleitores que votaram em Marina Silva, ASSISTAM a reportagem... é reveladora e, por ser reveladora, não tem expressão de alcance público.
P.S2.: Os temas “hipocrisia” irão permear nosso espaço, nas próximas semanas. No próximo texto, a “hipocrisia da privatização”...

14 comentários:

  1. Muito bom ter noticias do Brasil desde uma perspectiva critica....Valeu Russo

    ResponderExcluir
  2. Grande e querida Dany, cidadã do mundo...
    serão as duas semanas mais longas nos últimos tempos...
    Sigamos firmes!
    abreijos
    Ha braços!

    ResponderExcluir
  3. Cá, uma intervenção cirúrgica... Abrir os olhos aos cegos!

    Salve Russo!

    Instrui-vos Povo!

    ResponderExcluir
  4. Hipocrisia é a postura dos companheiros do mensalão... das negociações de interesse apenas partidário... Quem apoia a Dilma é porque não conhece a história desta mulher... acessora direta do Collares do PDT... Mas tudo bem, num país onde a educação (PT) produz em série analfabetos funcionais, a Dilma seria a escolha certa... vista que todo povo deve ter o governo que merece...

    ResponderExcluir
  5. Oi, Marcelo. Acho que a Dilma no debate que vi (retrasado) tentou ir por este caminho, discutir a saúde pública, explicar que é um direito da mulher por questões de segurança, que é contra a "criminalização" destas vítimas... Serra, no entanto, foi contra nós, mulheres, milhares de vezes, distorcendo a discussão sempre pelo caminho pessoal, todas as vezes.
    Difícil apronfundar discussões com tanto cinismo e distorção.

    P.S.: Gostei do texto do dia das crianças e do professor também!
    mvbjs

    ResponderExcluir
  6. Ai, ouvi a entrevista com a Marina, fiquei angustiada. O PSDB faz política enriquecendo pequenos grupos, privatizando e não distribuindo, o PT faz política buscando sempre a distribuição de renda. Estamos na corda bamba para um político cínico chegar ao poder e ela diz que eles são farinha do mesmo saco?
    Só que já viu sob o julgo PSDbista (fascista) sabe que não.
    Não adianta uma "política sustentável" onde a renda não é distribuída, o estado não está à favor de uma boa educação e saúde pública. Será que ela não sabe disso?
    Será que não percebe que a direita está adorando "belo" papel que ela está fazendo?

    ResponderExcluir
  7. Um comentário aqui na sua lista, caro Marcelo, alguém disse que a Dilma foi assessora dos "Collares do PDT"?
    Precisa ir olhar melhor suas fontes.
    Tarefa para este seu comentador:
    1. estudar história contemporânea.
    2. perceber que o Collor "diz" que apoia quem ele quiser e o portunista da personalidade deste sujeito disser que é melhor, não que quem ele diz que apoia tenha pedido algum apoio! Vai bem longe esta diferença!

    ResponderExcluir
  8. Robson: saiu nos principais jornais da Europa a sujeirada que o Serra no metrô de SP. Aqui não sai mesmo muita coisa. Isso é coisa COMPROVADA, a firma da Suiça denunciou. Mensalão não foi nada provado!
    Desculpe, se você for um dos sócios da Abril vou entender sua raiva porque antes, no governo FHC, vocês tinham exclusividade para o material didática distribuído pelo governo, e, depois com o Lula houve licitação, você perderam privilégios... Mas Veja bem, temos que pensar que o PT tirou o equivalente a "dois Chiles" da pobreza! Não pense só em vc, pense na maioria!

    ResponderExcluir
  9. Robson: saiu nos principais jornais da Europa a sujeirada que o Serra no metrô de SP. Aqui não sai mesmo muita coisa. Isso é coisa COMPROVADA, a firma da Suiça denunciou. Mensalão não foi nada provado!
    Desculpe, se você for um dos sócios da Abril vou entender sua raiva porque antes, no governo FHC, vocês tinham exclusividade para o material didático distribuído pelo governo, e, depois com o Lula houve licitação, você perderam privilégios... Mas Veja bem, temos que pensar que o PT tirou o equivalente a "dois Chiles" da pobreza! Não pense só em vc, pense na maioria!

    18 Outubro, 2010

    ResponderExcluir
  10. Salve Victor...
    A intervenção cirurgica pode ser uma saída, mas sabemos que o povo não se instrui sozinho. E o Partido da Imprensa Golpista também sabe...
    Apareça sempre, camarada.
    Vida Longa!

    ResponderExcluir
  11. CAro Robson,
    Seja sempre bem vindo.
    É verdade, mensalão, dindin na cueca, as relações de influência... Mas cá p'ra nós, isso não é novidade na política brasileira e enm foi o atual governo federal que inventou isso. Deveria coibir e não o fez. Mas achar que a volta do PSDB iria "limpar" o estado, também não acho: venda de emendas parlamentares a Câmara e Senado, Os Vampiros da Saúde, Entrega (não dá p'ra chamar de venda) do patrimônio público por bagatelas de dolares, sucateamento das Universidades brasileiras federais, endividamento do Brasil junto ao FMI e Banco Mundial...
    E a hipocrisia do debate do aborto...
    Este debate precisa ser feito, camarada!
    Seja sempre bem vindo.
    Vida Longa!

    ResponderExcluir
  12. Oi, Camila, nobre visitante do Circo.
    TEmos que fazer este debate sim, sobre o que significaria o retorno do PSDB à presidência da república. A Imprensa se ajoelhando e silenciando-se ante as maracutais tucanas, o retorno da nojeira do DEM, o avanço policial sobre os Mosimentos Sociais Organizados, enfim, um risco a um projeto que, com o governo Lula e o (espero) governo Dilma ainda será possível construir, com todas as suas contradições...
    O debate de "mensalão"e de "degociações de interesses partidários" não e exclusivo do atual governo... aliás, muito pelo contrário...
    MVbjs

    ResponderExcluir
  13. "Como educador progressista nem posso perder-me em discursos descontextualizados,inoperantes,autoritários,elitistas,nem tão pouco acomodar-me com a apreciação popular indiscutivelmente errada de "rouba mas faz". Respeito o povo em suas escolhas,mas luto contra a falsificação da verdade" Paulo Freire - Pedagogia da Indignação-1997

    Paulo Freire desde 1997 nos chamava naquele instante a luta contra as sórdidas e mascaradas Bárbarie do discurso neoliberal. Por mais que ainda enquanto intelectual orgânico deva fazer a crítica a 8 anos de um PT assistencialista a moda Getúlio Vargas pós-moderno, a luta cotidiana é contra o disurso midiático que não favorece o debate democrático, a manipulação pelos valores ético-religiosos e mais que todos esses: ao direito de se ter direitos. QUE OS DIGAM OS PROFESSORES DA REDE ESTADUAL DO ESTADO DE SÃO PAULO: CALARAM SUAS VOZES A BASE DA PANCADA MILITAR( março de 2010) - Por isso sou 13 no segundo turno

    ResponderExcluir
  14. Olá, Querida Aline.
    O Universal Circo Crítico fica feliz com sua visita...
    Realmente, só neste primeiro tema sobre "hipocrisia", muitas outras se revelam.
    É interessante isso, não?
    Não veio a vitória de Dilma no primeiro turno, que enterraria de vez o papel do PSDB e, principalmente do DEM. MAs derrotar essa direita facista e a imprensa golpista será, sim, uma grande vitória...
    Mas, fiquemos atentos. Sempre atentos... coisas acontecem à moda da cartilha de 89.
    Abreijos

    ResponderExcluir

O Universal Circo Crítico abre seu picadeiro e agradece tê-lo/a em nosso público.
Espero que aprecie o espetáculo, livre, popular, revolucionário, brincante...! E grato fico pelo seu comentário...
Ah! Não se esqueça de assinar, ok?
Vida Longa!
Marcelo "Russo" Ferreira