RESPEITÁVEL PÚBLICO!

VENHAM TODOS! VENHAM TODAS!

quarta-feira, 27 de outubro de 2010

Hipocrisia V: ficha limpa, transparência, honestidade no uso de recursos públicos etc...


 

 

 Quer conhecer o homem, dê poder a ele

(W. Lenin)

 

 

 

            A reflexão em epígrafe, confesso, me é incerta sua autoria...
            Sempre a escutei e a proclamei como sendo de Vladimir Ilitch Lenin, líder da revolução bolchevique de 1917, na Rússia. Porém, já vi expressões sobre esta fala entendendo-a como sendo de passagens cristãs, da vida de outro inquestionável grande revolucionário que este mundo já conheceu: Jesus Cristo.
            Tanto em Lênin, quanto em Jesus (ainda que muitos dos que passem por aqui “estranhem” essa vinculação histórica), uma coisa é certa nesta expressão: nada como o poder – não o “poder de decisão, vislumbrado por Paulo Freire em Pedagogia da Autonomia – para desvelar-se o homem.
            Se o homem tiver a chave do cadeado do portão da escola, ele se torna poderoso... se a chave é do cofre, tanto quanto. A diferença não está nem no homem, nem no poder que ele exercerá. Está apenas no valor material que existe após o portão ou dentro do cofre.
            E, por isso, nós do Universal Circo Crítico sempre nos posicionamos criticamente em relação ao estado democrático burguês, capitalista. Essa noção absurda, cada vez mais irreal e distante das relações sociais e das necessidades de um povo, de termos que “eleger” pessoas que dirão para nós o que é bom e, assim, decidirão por nós.
            Já tivemos isso na história recente do país. Dois exemplos, com algumas décadas de distância: no último governo militar, o Presidente General João Batista Figueiredo profetizava: “se é bom para os Estados Unidos, é bom para o Brasil”... Há fontes que nos indicam que não foi o último general da ditadura quem o disse, mas minha memória me leva a esta expressão quando o país imperialista estava sob a batuta de Ronald Reagan.
            A segunda, mais próxima de nossos dias: em 2008, quando a (mais uma) crise do capitalismo real em sua expressão neoliberal entrou em novo colapso, todos os Estados da  América do Norte e Europa cortaram tudo em nível de políticas sociais. O Brasil foi na contramão e toda a imprensa nativa (particularmente o PIG) e as lideranças políticas de direita “desceram o verbo”: “tem que fazer como os outros estão fazendo, cortar tudo!”... Hoje, assistimos um cataclismo social e econômico na Europa (não apenas na França e Grécia, mas Portugal e Espanha estão entre os mais enforcados países do velho continente, ainda reflexo da crise de 2008) e nossa terra nativa anda razoavelmente bem no campo econômico... ainda que na perspectiva do consumo. Queriam que os poderosos que criaram a crise decidissem o que deveríamos fazer com ela.
            Mas o “poder de decidir” muitas vezes beira o limite da hipocrisia e, assim, cá estamos em nossa quinta versão
Hipocrisia V – como dizer que não tem ficha suja ou desvio de recursos públicos, tendo tudo isso... mas não dá para descobrir...
Em 2002, duas das revistas mais admiradas por este espaço (Carta Capital e Caros Amigos, além do site da Carta Maior) traziam reportagens importantes sobre o desmonte da Polícia Federal (vide “Hipocrisia II - como privatizar, não privatizando de imediato: A Universidade Pública como exemplo”).
Segundo a Federação Nacional dos Policiais Federais (FENAPEF) Nos 8 anos de governo do presidente Fernando Henrique Cardoso (PSDB) a Polícia Federal sofreu com o sucateamento imposto pelos tucanos. Não havia dinheiro para combustível das viaturas e para compra de armas e equipamentos; ameaças de despejo das delegacias eram constantes por falta de pagamento do aluguel; os servidores não tinham qualquer reajuste; e a autonomia da polícia era, por vezes, ameaçada”.
Estas informações se somavam, à época (2001/2002) ao fato de a PF só não ter sido extinta, concretamente, por conta de um acordo do então governo federal (lembrem-se, FHC) com o FBI que era quem “investia” recursos na PF brasileira. Ou seja, ela já estava sucateada e só não fechou porque tinha um dinheirinho do Tio Sam.
Mas ainda assim, a PF trabalhava, e muito...
Todos (mas se não todos, dá p’ra pesquisar) lembram dos tempos sombrios que pairavam sobre o Estado do Espírito Santo, precisamente nas questões da violência, em meados dos anos 90 do século passado. À época, nada diferente dos grandes estados da região sudeste, mas com a particularidade de a violência e o crime organizado estarem infiltrados nas altas esferas da sociedade, inclusive na Assembléia Legislativa capixaba.
Entra então uma figura que qualquer pesquisa no Google ajuda a entender: Dr. Geraldo Brindeiro, o Procurador Geral da República que, em anos de governo FHC, foi apelidado de “Engavetador Geral da República”... Algo do tipo assim: nenhuma denúncia era apurada, pois ele colocava na gaveta da mesa dele e aquela era esquecida.
Ah! Mas foi a Polícia Federal (sucateada, quase parada) quem investigou? Não muda nada... engaveta-se. No caso, o à época Ministro da Justiça Miguel Reale Júnior pediu ao Procurador Geral da República a “intervenção federal no Estado”, matéria que deveria seguir para o Supremo Tribunal Federal... Ela seguiu para a sala do então Presidente FHC que optou por encerrar o caso, entendendo ser politicamente inviável à época (2002, ano de eleições...).
Isso expressa a disposição e vontade dos tempos de FHC de se investigar, profundamente, todas as ações de corrupção e interesses privados sobre a coisa pública; no final das contas, durante o governo FHC (os oito anos) foram 28 as operações realizadas pela Polícia Federal. Cerca de 3,5 operações por ano. Não dava uma operação de investigação pela PF a cada quatro meses. Durante os 8 anos de governo Lula, foram 1.033... trinta e seis vezes mais operações. Foram uma média de 129 operações por ano e 10 operações por mês... O salário de toda a corporação passava a valer alguma coisa.

(... pensando...)

“Criar a Guarda Nacional ligada à Polícia Federal e ao Exército para cuidar das Fronteiras, dos Portos e Aeroportos”...
Está entre aspas porque está assim, no site do candidato tucano: http://serra45.com.br/proposta/seguranca (olha só, eu fazendo propaganda do site do tal)...
Não tem p’ra onde: a hipocrisia beira a cara-de-pau! Durante todo o período do governo da qual o tucano fez parte, todas as estruturas necessárias à investigações de crimes federais foram praticamente jogadas no lixo. Da Polícia Federal à Procuradoria Geral da República. E este senhor tem a cara-de-pau de defender a segurança nacional, dizendo que irá criar uma coisa que estará ligada a outra que, por pouco, não deixou de existir???
Assim, é fácil dizer que “tem ficha limpa” e nenhuma investigação sobre suas gestões: os segmentos e setores que podem investigar são amordaçados e algemados?!?!
Alguém se arrisca a uma opinião?

Venham Todos!
Venham Todas!

Vida Longa!

Marcelo “Russo” Ferreira

PS.1: Apenas para lembrar dos casos de corrupção que nos escapam a memória: Anões do Orçamento, dos precatórios, do DNER, da compra de votos para a reeleição em 1998 (vulgo “emendas parlamentares”), da SUDENE, da SUDAM, do FAT/PLANFOR, das Privatizações (a Vale foi leiloada e o dinheiro para a vencedora pagar a compra foi emprestado do BNDES – vulgo governo federal), do PROER (os Bancos a-do-ra-ram), da pasta Rosa, do Banestado e dos Bancos Marka e Fonte-Cidam...
PS.2: corrupção é corrupção... e temos que cobrar que sejam punidos todos os casos


2 comentários:

  1. Já que tocaste no Espírito Santo, nada melhor que uma capixaba para falar do assunto. Complementando, os anos de total sucateamento do estado foram exatamente aqueles de 1998a 2002 no governo de José Inacio - PSDB. Toda "corja" desmascarada inclusive o práprio Ignacio junto com sua esposa, que inclusive a verba da merenda escolar não escpava da festa da corrupção no governo capixaba.
    Mais essa eleição tiro uma grande lição: mais do que nunca,educadores ensinem essa geração a História brasileira,pois como esses jovens andam formando sua consciênscia política, não há de se admirar no futuro a volta de militares no poder... É pela história que se faz história

    ResponderExcluir
  2. Oi, Ninna...
    Imaginava que você iria se manifestar sobre os acontecimentos da época no Espírito Santo.
    A minha grande preocupação (como educador, militante, aprendiz de lutador) é que cada vez mais estamos esquecendo das coisas mais recentes da história de nosso país...
    Esse é realmente um grande desafio que temos pela frente...
    Sempre bemvinda és em nossa lona!
    abreijos

    ResponderExcluir

O Universal Circo Crítico abre seu picadeiro e agradece tê-lo/a em nosso público.
Espero que aprecie o espetáculo, livre, popular, revolucionário, brincante...! E grato fico pelo seu comentário...
Ah! Não se esqueça de assinar, ok?
Vida Longa!
Marcelo "Russo" Ferreira