RESPEITÁVEL PÚBLICO!

VENHAM TODOS! VENHAM TODAS!

sábado, 29 de abril de 2017

GREVE GERAL!...


“Que as classes dominantes tremam à ideia de uma revolução comunista!
 Nela os proletários nada têm a perder a não ser os seus grilhões.
 Têm muito a ganhar!
 Proletários de todos os países, uni-vos!”
 (Marx e Engels)




Foi ontem, 28 de abril...
O que setores de nossa sociedade incrustados no poder (de vender-se pelo poder do Capital), em executivos e legislativos vários (centralmente o Federal) chamaram de “atos isolados”, “Manifestação pífia” e “atos de vagabundos” foi, à bem da verdade, um movimento forte, grandioso e que deu recado claro ao Congresso e ao Governo (que olham apenas para o movimento que fazem entre eles e o chamam de “unidade nacional”)
A imprensa, claro, cumprindo com seu papel medíocre de fazer a propagando do governo no noticiário nacional (inclusive a propaganda da Previdência que o Governo foi proibido de fazer, por omitir informações claras que apontam que não há déficit). Afirma que a greve ocorreu nas capitais e, assim, deixa um ar de “apenas” nas Capitais.
Ela se espalhou profundamente nos interiores. Só aqui, neste picadeiro, soubemos de atos grandiosos em Castanhal (estávamos lá), Feira de Santana/BA, Caruaru/PE, Santarém/PA, Marabá/PA, Cascavel/PR, Cubatão/SP, Governador Valadares/MG...

Castanhal/PA

Onde tinha uma Universidade Pública, um Instituto Federal Público, os atos aconteceram...
Em granes Capitais, como São Paulo, foram em vários lugares...
Ontem, assistir ao JN (aff, “tem” que assistir), e a coberturazinha meia pataca, passaram em Salvador. Foram dois atos grandiosos e de longa duração e apenas disseram que “os ônibus não funcionaram”. Recife, então? Um mundarel de gente nas Ruas centrais...

Recife/PE
Isso pra não dizer da patética matéria sobre “Nós mesmos” que o JN fez, sobre a cobertura que deram ao dia de ontem. Um “Ta vendo como não escondemos os atos contra o governo?”...
E o que dizer dos comentários sobre ser ato pífio (Ministro da Justiça) e de vagabundos (um bando de idiotas de Estado e de redes sociais)?

– Ah, como eu gostaria que alguém visse me dizer isso: “És um vagabundo”.
– A gente não tem essa sorte, Strovézio...

A greve teve o transporte público parado, com alta adesão... Motoristas e Cobradores se perguntavam: “Vão me deixar dirigir um ônibus com 65, 70, 75 anos de idade? Ou vão garantir que nossos postes de trabalho, substituídos pela tecnologia, garantam nossos empregos como cobradores?”.
Escolas públicas e, também, as escolas privadas pararam... e muitas o fizeram por adesão À greve geral. Se ficaram, os professores, em casa (não gosto muito desta “ação grevista”), é preciso reconhecer que também se torna ato em favor da greve geral.
Bancos, todos sabemos... pararam. Pena que não conseguem impedir que internet e caixas eletrônicos também pudessem parar.
O Serviço Público, claro (e claro que há aqueles que são contra a greve mas não fazem nada em defesa de sua instituição... a não ser permitir que os interesses privados continuem vingando sobre ela). Dos Correios e dos Auditores da Justiça, que chegavam aos atos em Castanhal em baixo de forte e longo aplauso dos demais estudantes e trabalhadores já presentes (como foi em Castanhal).
E a CNBB... A Confederação Nacional dos Bispos do Brasil... Convocaram seus fiéis à Greve Geral. Cristãos vagabundos da gota!



Até os Sindicatos Pelegos, que fazem do governo sombra (como Força Sindical) foram...
Em alguns locais, o Comércio também parou. Em outros não... Mas, o que dizer desta manifestação, de quem não pode parar?



Pífios?
Vagabundos?
Porque cruzam os braços, em um dia de Greve Nacional, Geral... porque escolhem um dia que não será “maquiado” pelo 1º de maio – queriam greve em um feriado????? – para fazer um ato forte e presente? Porque mobilizam um ato a um Governo e um Congresso que opera o assalto tosco aos direitos mais essenciais da Classe Trabalhadora? Porque denunciam um Congresso que está levando, a toque de caixa, mais de 50 projetos que lascam com os/as trabalhadores/as e presenteiam o Capital com todo tipo de “anistia”?
Por isso e muito mais ainda nos chamam de vagabundos?

Mas, ainda faltou o essencial (e estamos em busca de notícias, matérias, artigos sobre isso): o que o Capital perdeu com as paralizações de hoje? Quanto deixaram de “acumular”?
Um exemplo:
Notícias de hoje anunciam uma possível greve de roteiristas de seriados nos EUA. E a matéria não esconde: a última greve de roteiristas no centro do imperialismo mundial, em 2007/2008 mobilizou cerca de 12 mil roteiristas e geral um impacto cofres da Indústria do Entretenimento de mais de 2 Bilhões de dólares. Se acontecer, a partir de 2 de maio, será que nosso jornalismo tupiniquim irá noticiar?

A chamada é Ridícula... deveria ser "Como afeta os grandes grupos do Cinema Americano?"


E aqui, em nossas terras? Ônibus, Metrô, Trem e Barcas parados... só isso... quanto deixou de “entulhar” nos bolsos de nossos empresários do transporte “público”?

– Russo!
– Diga lá, Strovézio...
– Já há uma forte movimentação com os trabalhadores de Cemitérios...




Pois bom...
Ao final do dia de ontem, plenamente satisfeito com o belo e forte ato que participei em Castanhal/PA (com um protagonismo da juventude de arrepiar) e testemunhando inúmeros camaradas Brasil afora registrando os atos em que estavam (inclusive os respondidos com a velha e conhecida violência policial), lembrei-me de uma canção, escrita em meus tempos pernambucanos... aliás, uma das minhas preferidas: “O Menino e o Palhaço”.

“[...]
 Ainda vou fingir minha derrota/
 Minha esperança será também mentira/
 E quando menos esperarem,/

 em seu vultuoso poder e vaidade,/
 os pegarei por trás como um fantasma,/
 e me porei a rir, a cantar e a chorar sem tristeza.
 O palhaço ri...
 O louco ri...
 Quem chorava ri...”

Como não gravamos esta saudosa canção, que cantemos "El pueblo, Unido, jamás será vencido... Pois está em tempo de cantar com mais força... mais força... mais força...



Por mais Greves Gerais!
Por mais Lutas!
Por nenhum passo atrás...

Venham Todos!
Venham Todas!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O Universal Circo Crítico abre seu picadeiro e agradece tê-lo/a em nosso público.
Espero que aprecie o espetáculo, livre, popular, revolucionário, brincante...! E grato fico pelo seu comentário...
Ah! Não se esqueça de assinar, ok?
Vida Longa!
Marcelo "Russo" Ferreira