RESPEITÁVEL PÚBLICO!

VENHAM TODOS! VENHAM TODAS!

quinta-feira, 9 de abril de 2015

Entre o ceticismo e a esperança...


            Algumas vezes fiquei pensando: por que será que nosso circo, esse picadeiro que, mesmo no chão de terra batina, uma humilde e colorida lona furada, andou em silêncio esses tempos?
            Com tanta coisa, com tanta energia (de todos os tipos e antagonismos) presente, com tantas ideias reinantes e provocantes... Os caminhos foram sempre se segundo, na militância e na canção, nos estudos e nos inúmeros diálogos com alunos, orientandos, trabalhadores, militantes outros...
            Se nada parou, se as coisas que o Universal Circo Crítico celebra (assim como, lamentavelmente, aquelas em que nossos artistas e público chora) continuam a acontecer. Se pessoas partem (“Lá vai...”) e Pequenos/as Lutadores/as do Povo chegam (“Conversa ao pé de ouvido...”)... o que aconteceu com nosso Picadeiro?
            Ele foi terceirizado?
            Não... e nem será. Mas, como ter esperança com um Congresso que manda mais do que qualquer coisa neste país? Que está, na sua história recente – pós redemocratização (hein?) após o período de Ditadura Civil-empresarial-militar – com a composição mais conservadora e reacionária que já testemunhamos? Que, além de votar des-ca-ra-da-men-te a favor da fragilização dos já frágeis direitos do trabalhador, ainda esmagará e achincalhará com demais Direitos (de adoção de crianças por casais de mesmo sexo, de regulamentação de terras indígenas, de regulamentação da homofobia)? Que manterá em berço esplêndido da Regulação desta Mídia estúpida e poderosa (descobriu que continua poderosa no último dia 15 de março)? Que não dará um passo sequer em direção a taxação das grandes fortunas? Que continuará servil dos interesses Latifundiários, Banqueiros, Empreiteiros, Mineradores etc.?
            Povo nas Ruas? Desde 2013?... Não sei... vi inúmeras notícias sobre os atos que já comentei aqui. Se em 2014, a tentativa da celebração dos 50 anos da Marcha com Deus pela Liberdade puxada pela TFP, O Globo, Militares e a ala religiosa mais conservadora de 1964 foi um fiasco, este ano, se esconderam atrás de um tal de “#Vemprarua” e “Movimento Brasil Livre” – de estupidez e vazio político e histórico impressionates – de nos mostraram jovens pedindo a volta da Ditadura Militar, o fim de Paulo Freire nas escolas (quando começou? Assim, valendo mesmo...) e até cartazes em defesa do Feminicídio... Defesa do Feminicídio????? Que P... é essa?
            – Calma, Russo! Nunca falaste palavrão aqui!!! (Palhaço Strovésio)
            – Não dá..., mas, releve... a tensão entre ceticismo e esperança é “du canário” pra segurar.
            Vão pras Ruas “contra a corrupção e tudo isso que tá aí!” (aff!) mas escolhem qual corrupção condenar? Sei lá quantas mil pessoas com a Camisa da Seleção Brasileira... ou, melhor explicando: com a Camisa da CBF, protestando contra a corrupção???? “Só Contra a Petrobrás!”... Metrô, USP, FURNAS, HSBC... essas podem!
Mundo afora, vejo pessoas, muitos jovens, defendendo as ações imperialistas sobre Iraque, Irã, Afeganistão, Líbia, Egito... Acabou as Ditaduras de Muammar al-Gaddafi! Liquidaram Osama Bin Laden, Prenderam e condenaram a morte o ditador Saddan Hussein... Mas e Israel e seu genocídio permanente contra a Palestina? Arábia Saudita... alguém aqui acha que tem eleições por lá?
            Viva a Liberdade de Expressão!!! Viva, portanto, a Liberdade de Imprensa!!! “Je suis Charlie!”... Ninguém aqui (ali, acolá, na casa da caixa prego!) pensou em colocar em suas redes sociais “Je sui 147 Professores Assassinados no Kenya!”? (foto ao lado) Ou “Je suis Amarildo?”... Uma imprensa que até o reino mineral sabe mente, que sabota, em inverte, que omite fatos, falas, notícias? Será que 2013, a primeira semana de protestos na Paulista e o desmascaramento desta imprensa não foi suficiente??? Não foi...
            Nos Jornalões Brasileiros (mídia e impressa): “Brasil não atende metas da UNESCO para a Educação nos últimos 15 anos”... E greves de professores no PR, SP, PA (só para citar as que estou acompanhando) contra a precarização das condições de trabalho, escolas deterioradas, falta de segurança, não pagamento de piso, plano de carreira fragilizado... Agora??? Terceirização aprovada???? Terceirização do contrato de professores... Isso já acontece, maquiadamente, no Ensino Superior Privado... pesquisem a Anhanguera, em São Paulo.
            Nós... Essa semana, prestei bem atenção no site do UOL, que é onde está meu e-mail. Nele, tem um campo em destaque, que indica (e, portanto, sugere) as cinco notícias mais lidas... Hoje, duas eram sobre o BBB. Ontem (08 de abril) eram três. Três entre cinco notícias entre as mais lidas...
            Bom... Pessimista na análise, otimista na ação. Uma expressão que aprendi como sendo de Gramsci.
            Continuo acreditando nos Lutadores e Lutadoras do Povo! Aqui, nesta lona de circo, à bem da verdade, são mais do que eles mesmos sabem. Estamos sempre presentes em lugares e tempos de formação constante.
            E, no exercício presente e de esperança que sempre guiou este picadeiro, esta lona furada de circo, seguiremos contando a Esperança!
            Pois esse Congresso escroto e o que tem majoritariamente lá dentro. Essa mídia suja continue a navegar sem sentir uma mínima cócega de risco de regulação. Esses grupos reacionários que estão se organizando e se fortalecendo país afora. Esses saudosistas da Ditadura... Eles não passarão...
            Eles não passarão... e não venceram a Esperança dos Lutadores e Lutadoras do Povo!
            Por isso, dizemos!
            Venham Todos!
            Venham Todas!

            Vida Longa!

P.S.: pedimos desculpas da única imagem ser tão dura... Também o é para nós...

4 comentários:

  1. Caro amigo Russo, que bom que o Circo continua armado! Os lutadores do povo são teimosamente esperançosos e, não raro, sofrem por isso. Confesso que tem sido duro deparar-me, a cada dia, com um passo à trás na política brasileira, com o crescimento da direita que perdeu a vergonha e agora sai de casa, com a ingenuidade manipulada de muitos jovens, mesmo daqueles que frequentam nossas salas de aula na academia. O sentimento de impotência toma conta de mim e a esperança que alimenta a minha existência é posta em causa. Mas, teimosamente, ela se impõe e volta jogar luz sobre minha caminhada que, por não ser solitária, encontra sempre pelo caminho outros esperançosos como você. Sigamos juntos!! Abraços.

    ResponderExcluir
  2. Salve, Salve, Camarada Renilton...
    São camaradas como você (e, sim, somos muitos) que fazem com que nossa Esperança se fortaleça a cada queda, a cada perda e derrota...
    Vida Longa aos Lutadores e Lutadoras do Povo!

    ResponderExcluir
  3. Eita, Mar!
    Só tu mesmo!!! Traduziste minha dor desses tempos! Quero continuar lutando!!!
    Tá pesado demais tudo!
    Tá faltando demais braços na luta! Tem desesperança demais em cada semblante, em cada fala, em cada silêncio... e não são poucos e têm aumentado os silêncios, as ausências, as ausências de reflexão, de norte, de coerência... Quem é quem mesmo hoje?!?!
    SURREAL!
    Tô muuuiittto triste com tudo! E chocada, perplexa!...
    Mas não perco a esperança jamais!!!
    Bj e obrigada por continuar firme e coerente! :)
    Deus nos abençõe e fortaleça e ilumine a luta coletiva sempre!!
    "Fé na Vida, fé no homem, fé no que virá! Nós podemos muito, nos podemos mais! Vamos lá fazer o que será! Vamos lá pra ver o que será!" - Gonzaguinha!...
    Beijo grande!
    Maris :)

    ResponderExcluir
  4. Salve, Maris
    Bom te ver em meio a nosso público e artistas... A terra batida e a lona furada sempre lhe terão alegria de tua presença... e, isso, também, para nós, é sinal de Esperança...
    Abreijos
    Há braços!

    ResponderExcluir

O Universal Circo Crítico abre seu picadeiro e agradece tê-lo/a em nosso público.
Espero que aprecie o espetáculo, livre, popular, revolucionário, brincante...! E grato fico pelo seu comentário...
Ah! Não se esqueça de assinar, ok?
Vida Longa!
Marcelo "Russo" Ferreira