RESPEITÁVEL PÚBLICO!

VENHAM TODOS! VENHAM TODAS!

sábado, 6 de outubro de 2012

Uma Campanha Não-eleitoral: Eleições e Futebol...




 
“A liberdade de eleições
permite que você escolha
o molho com o qual
 será devorado.”
(Eduardo Galeano)



            Hoje, aqui pelas bandas de Castanhal, pudemos participar de uma ação em defesa do Voto Limpo. Ação interessante, em que as pessoas presentes estão cientes e conscientes daquilo que defendem para o momento democrático brasileiro (ainda que burguês) que são as eleições.
            Porém, uma ação que, à bem da verdade, não conseguiu mobilizar (de mobilizar mesmo) a população. Talvez porque não tinha dinheiro envolvido, as pessoas iam por adesão. Até mesmo, entre os candidatos locais, apenas um foi... O que nos dá a impressão de que os demais não tem o compromisso com o Voto Limpo. Mas, se fossem, não significaria muita coisa.
            Estamos, agora, às vésperas de fato das eleições municipais. Há perspectivas de segundo turno em muitas capitais...
– Vai fundo, Rubenixson!!!! Manda ver!!!!
– Calma, palhaços e malabaristas...
– Calma nada! É pra valer!
– ok... também estamos na expectativa aqui em Castanhal... Belém... Rio...
Bom... há toda uma série de expectativas. Tem aquelas que sempre são muito arrepiantes (no sentido da emoção mesmo) e que sempre nos levam a vitórias consagradoras (algumas delas decepcionantes na sequencia, mas não vamos citá-las): Heloísa Erundina em 1988, em São Paulo; Edmilson Rodrigues em 1996, em Belém; João Paulo em 2000, em Recife.. vitórias que os jornais tupiniquins burguesas não anunciavam (muito pelo contrário) e passava a noite pós-eleição quebrando a cabeça para a manchete do dia seguinte que negava a manchete do dia anterior.
Mas, nossa última reflexão antes das eleições é bem “brasileira”: Eleições e Futebol!
É interessante notarmos que os anos de Copa do Mundo foram (e serão) também os anos de eleições para Presidente e Governadores (e seus respectivos legislativos) e sempre esperamos a Copa acabar (ou acabar para o Brasil) para voltarmos nossas atenções ás eleições. Claro, com o empurrãozinho da mídia nativa.
O que me espanta é que essa relação entre Eleições e Futebol, no Brasil (talvez em outros países peladeiros, também) é a de torcida. Como se tivéssemos que votar (ou torcer) para quem “tem chances de ganhar”. E transformamos as eleições – em que pese a representação burguesa de democracia, que não é profunda e verdadeiramente uma democracia – em um jogo de apostas e de números, em que a vitória eleitoral é mais importante que a vitória política.
– O Candidato é bom, aliás, é o melhor, mas não tem chance de ganhar, por isso voto em Fulano...
É incrível como escutei essa frase insistentemente (a frase, não eu escutando) nestes últimos meses.
É claro que quando escolhemos nosso candidato, com afinco, com alegria, indo nas ruas defender o voto nele, ficamos na torcida. É evidente que isso acontece. Choramos em 1989 quando Lula perdeu para o poderio midiático, latifundiário e industrial/empresarial deste país... Assim como fui às ruas, com a bandeira do PT (saudoso...) e do MST em 2000, botando p’ra fora “Trabalhadores no poder!” quando vencemos as eleições em Recife, em 2000.
Esse não é o problema...
O problema é quando apostamos naquele que, aparentemente, é o mais forte.
Bom... se é assim (que bom se não o fosse), lembremos: quantas vezes assististe o jogo de seu time, na condição de franco favorito, e passaste a noite em claro, porque perdeste?
Não façamos isso... que possamos fazer desse próximo domingo a manifestação de maturidade política que tanto perseguimos e que apostemos na vitória política quando formos às urnas. E que ela possa ser uma vitória eleitoral...
O Universal Circo Crítico sabe: isso vale para todos os lados da política, aos olhos de muitos de nossos freqüentadores.
Mas, nosso picadeiro, sempre deixou claro de que lado está, inclusive em processos eleitorais: dos Lutadores e Lutadoras do Povo!

Venham Todos!
Venham Todas!

Voto Limpo e Vida Longa!


Marcelo “Russo” Ferreira

2 comentários:

  1. What a very informative site, I have found alot of very useful information here and still have a lot more to read. Thank you very much for the time and effort you have put in....

    ResponderExcluir
  2. Prezada Lucy.
    Seja sempre bem vinda ao nosso picadeiro.
    Mas, é interessante sua visita, pois em nada pretendes, aparentemente, contribuir com as reflexões que postamos as vésperas da eleição.
    Nosso espaço, em que pese esse apresentador ser ateu, é laico. Não há problema em visitar-nos, seja qual for a expressão religiosa de nossos artistas e público. Esperamos que em próximas visitas possas contribuir com nossas reflexões, ok?
    Venham Todos!
    Venham Todas!
    Vida Longa

    ResponderExcluir

O Universal Circo Crítico abre seu picadeiro e agradece tê-lo/a em nosso público.
Espero que aprecie o espetáculo, livre, popular, revolucionário, brincante...! E grato fico pelo seu comentário...
Ah! Não se esqueça de assinar, ok?
Vida Longa!
Marcelo "Russo" Ferreira