RESPEITÁVEL PÚBLICO!

VENHAM TODOS! VENHAM TODAS!

domingo, 1 de julho de 2012

Da arquibancada... Todos num só ritmo...


“Vamos jogar bola”???
(a interrogação é nossa)

            As coisas estão caminhando... Estádios (depois de implodidos) estão sendo construídos, campanhas publicitárias já começam a invadir (é, isso mesmo) nossos lares via “caixinha de fazer doido” (TV paga ou aberta), a Lei da Copa já é mais determinante de nossa soberania do que a Própria Constituição Federal brasileira e as lições da África do Sul passam longe de qualquer debate público decente, pelo menos aqueles que prescindem da presença e responsabilização do Estado brasileiro e os órgãos de governos.
            Nas cidades sedes da Copa e no Rio de Janeiro (que também receberá os Jogos Olímpicos de 2016) continuam desalojando-se... quer dizer, transferindo-se... melhor dizendo, expulsando-se moradores e moradoras, famílias e comunidades inteiras de seus lares (recebendo Ordem de Despejo com “0” – zero – dias para deixar suas casas, já falamos disso antes http://ouniversalcircocritico.blogspot.com.br/2011/04/deu-na-carta-capital-o-vale-tudo-das.html) para garantir a mobilidade daqueles que irão assistir aos eventos esportivos previstos. E isso tudo à sombra de uma questão legal dos próprios Megaeventos Esportivos, que é a consulta popular em todos os locais que os receberão, debatendo e decidindo publicamente os seus impactos sociais. E tudo isso seguindo o mote da Copa do Mundo recém tornado público pelo Governo Federal/Ministério do Esporte. Tudo isso acontece num só ritmo, e para garantir que tudo aconteça como o querem seus patrocinadores privados.
            Daí, nosso Picadeiro resolveu consultar nossos Mágicos e Palhaços, para entendermos o “Todos num só ritmo!”, a marca oficial da Copa do Mundo. Claro, nossa intenção com esses dois artistas não foi dispensar malabaristas, equilibristas, domadores de leões, os líderes de matilhas e seus cães entre outros tantos artistas. Foi só uma consulta aos palhaços (que sempre acabam rindo e brincando com tudo e todos) e aos mágicos (que tiram, literalmente, coelho da cartola para sobreviver).
            Com a palavra, os Palhaços:

Pode colorir...!
            “Vejam só, meus caros e sérios camaradas de Lona Circense. Isso não tem graça nenhuma. Aliás, falo em nome de meus piruetadores e o velho Calhambeque Cinca Chambó que sempre nos conduz, peidando barulhentamente, ao centro do picadeiro: isso, definitivamente, NÃO É UMA PALHAÇADA! Já não tinha graça nenhuma expulsar pessoas de suas casas para garantir um espetáculo (hummm...!) caro, em que os ingressos sociais (ai, que coisa antisocial) serão aqueles que nos colocam com péssima visão do que iremos assistir e longe dos banheiros. E a pipoca, certamente, será “salgada” hahaha! Agora, “Todos Num Só Ritmo”??? NÃO É UMA PIADA! É uma legitimação do que já existe, culturalmente, no país. Só se divulga, em comerciais de TV, músicas de fundo de novelas, matérias compradas em Jornais de âmbito local e nacional, em programas de auditório a mesma coisa: “Eu quero Tchú e Tcha com a mulherada louca no fundo da fiorino ou no banheiro, prá ninguém disconfiar”. Ai! assim nós “reboletion!”. Nós queremos cantar Circo Mágico e não mais acordamos com essa porcaria martelando nossos inconscientes. E temos certeza: esse povo de fora, com um oceano ou não no caminho, vai sair daqui achando que só temos o ritmo que aparece na mídia. E o pior, é que vai ter muita gente rindo disso tudo, e com os fundos cheio de dinheiro sujo... Agora, quem quer dar uma cheirada aqui nessa flor que eu to usando? Chuáááááááááá!”

            Com a palavra, o Mágico:

E aqui também...
            “Meus queridos e espantados público e colegas de picadeiro. È impressionante a modernidade do Ilusionismo, e não falo enquanto corrente filosófica. Falo de meus tutores de cartola, fantásticos ilusionistas que, lamentavelmente, começaram já a algumas décadas a ensinar malfeitores do esporte e da política a arte de iludir e esconder. E vou logo dizendo e registrando: abro e sigilo de minha cartola, de minhas mangas de camisas e a caixa de serrar mulheres ao meio (nunca consegui convencer minha sogra de experimentar esse truque... hahaha! Mágico contanto piada!) a quem quiser, pois, acreditem; NÃO TENHO NADA A ESCONDER! Precisamos fazer mágica para mostrarmos ao mundo todos os ritmos que este belo Circo canta, toca e dança??? Bom, se precisarmos, contarei todos os segredos de minha mágica, pois não há segredos na mágica de nossas músicas, de nossas danças, de nossos instrumentos, concordam? A propósito: alguém quer tirar uma carta?”

            E que nosso público e nossos artistas fiquem a vontade para manifestarem-se:

            Venham Todos!
            Venham Todas!

            Vida Longa!

Marcelo “Russo” Ferreira

5 comentários:

  1. Fantástico CamaradAmigo!

    Parabéns, saudades em q eu não era homens da caverna...

    Ediy Almeida

    ResponderExcluir
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  3. Ai lendo aqui tuas palavras me surgiu uma pergunta: porque tanto preciosismo com esses "eventos megalomaniacos"?
    Respondo com palavras do Gabriel o Pensador: "Futebol? Futebol não se aprende na escola... É por isso que o braZuca é bom de bola."
    E não se aprende nos corredores de hospitais superlotados, nem nas calçadas imundas, que apesar de imundas são a moradia de muitos de nossos "descamisados"... Porque dar dignidade ao povo (o mínimo que seja) não dá lucro! Pro inferno com a saúde, a educação, saneamento,com a dignidade! Importante mesmo é gastar tudo que não temos em obras estelares, pra "inglês" ver que nois é civilizado, nois é país de primeiro mundo "sir"... O problema é que quem paga a conta é nois também... E não me refiro apenas ao lado financeiro, os prejuízos sociais são significativamente maiores.
    É "sir" Marcelo, a coisa continua feia! O que nois faz agora?

    ResponderExcluir
  4. Salve, Salve, Ediy
    Somos homens e mulheres que precisamos acreditarmos em nossa capacidade de enfrentamento e, principalmente, vitória em nossas lutas.

    abraços
    Há braços!

    ResponderExcluir
  5. Camarada de luta, blog e coração Diego.
    "Nóis é jeca, mas nós é jóia!". Era assim que o cidadão tupiniquim era visto ainda a pouco tempo, em um tempo em que a nossa cultura era sempre "avaliada" pela cultura internacional.
    Precisamos fortalecer, por exemplo, os Comitês Populares da Copa e das Olimpíadas (sic!). Precisamos ocupar os espaços de mobilização popular e social. No Pará, estamos no Fórum Paraense de Educação do Campo e no Prócampo da região do Guamá...
    Precisamos mobilizar camarada.
    abraços
    Há braços!

    ResponderExcluir

O Universal Circo Crítico abre seu picadeiro e agradece tê-lo/a em nosso público.
Espero que aprecie o espetáculo, livre, popular, revolucionário, brincante...! E grato fico pelo seu comentário...
Ah! Não se esqueça de assinar, ok?
Vida Longa!
Marcelo "Russo" Ferreira