RESPEITÁVEL PÚBLICO!

VENHAM TODOS! VENHAM TODAS!

sexta-feira, 23 de dezembro de 2011

Natal...!





"Homens, perdoai-lhe, porque ele não sabe o que fez”
(José Saramago – O Evangelho segundo Jesus Cristo”




                De tempos em tempos, vivemos “tempos de...”
                Alguns são rotineiros, regulares e precisos, em sua expressão, em sua manifestação, em seu comércio e a perfeição da “coisificação” do homem.
                Tivemos, ao longo da história, tempos de ditaduras e, claro, tempos de resistência. E como as ditaduras sempre voltam, em formas diferentes, sempre precisamos resistir. Por isso que este espaço sempre saúda seus visitantes com “Vida Longa!”. Não é uma mera saudação, que caracterize o homem, o artista, o revolucionário (ou aprendiz de...). É um princípio.
                Assim, imbuídos e respeitosos (ainda que críticos) dos sentimentos que perpassam mentes e corações mundo afora, de conhecidos, não-conhecidos e desconhecidos, de familiares e amigos (que nos ensinaram, de maneiras diferentes, a verdadeira arte de amar: pelas suas coerências e pelos seus erros), de pessoas de bem e pessoas não tão de bem (que que sempre são vistas assim, em “tempos de...”), desejamos Vida Longa neste Natal...
                Vida Longa aos que ainda lutam contra a opressão. Opressão aos campesinos, aos indígenas, aos quilombolas que até (mais aqui, menos ali) também queriam celebrar seu Natal, mas o Santa Claus de longe não passa em suas casas.
                Vida Longa aos Educadores e Educadoras mundo afora. Que em sua labuta de ensinar e aprender, enfrentam mesmices ou não, reproduzem ou transformam, recuam ou avançam em sua labuta que, cada vez mais, se torna tão necessária e tão contraditória na construção de um Mundo que consiga enfrentar sua própria destruição.
                Vida Longa às crianças nas ruas, nas favelas, nas esquinas... no Brejo da Cruz. Não as queremos nas ruas, nas favelas e nas esquinas em suas formas opressoras que, inclusive transformam seus pais em algozes. O são, tanto quanto somos nós que aceitamos a arte de nos valermos pelo que temos. Quase não dá p’ra defender que precisamos ser o que somos (as crianças ainda pode ser, mas é cada vez mais difícil até para elas), pois cada vez mais nos dizem “sejam o que tenham... tenham o que querem ser!”. Vida Longa a Liberdade criativa, transgressora destas crianças. Vida Longa à Rua, à Favela, à Esquina como locais de encontros, de ideias, de fantasias reais, de música, arte e resistência.
                Vida Longa aos animais, domésticos ou não. Sempre expressão daquilo que melhor temos ou tínhamos no mundo, ao mesmo tempo “infeliz” expressão de desumanização da humanidade. Animais que servem apenas para patê ou roupas de grife, animais arrastados, enterrados e jogados contra a parede, animais cercados em seus habitat’s pelo avanço desenfreado da “civilização”, animais maltratados em locais que servem (em seus maus tratos) como “espetáculo” (nunca no Universal Circo Crítico).
                Vida Longa aos Jovens. Os jovens da Palestina que enfrentam canhões com pedras. Só os jovens que sonham de verdade enfrentam canhões com pedras... Os Jovens do Chile que “de férias” (como ironicamente comentavam os âncoras jornalistas de nossa im-pres-si-o-nan-te imprensa tupiniquim) continuam a lutar por educação... Os jovens da “Primavera Árabe” que não se mobilizaram pela internet, mas pela resistência e luta contra a opressão e a fome... Jovens na Bolívia (que já tinham em sua história a luta contra a privatização da água... da chuva) lutam contra a apropriação de terras indígenas para serviço ao capital. Vida Longa aos Jovens que sabem o significado da palavra esperança.
                Vida Longa as ideias de luta, de sabedoria, de lições das quais este picadeiro, esta lona, seus artistas e seu público sempre é aprendiz. Vida Longa aos ideias de Che, de Zumbi, de Subcomandante Marcos, de Antônio Conselheiro, de Rosa Luxemburgo, de Zapata, de Sandino, Bolivar, Gregório Bezerra... o velho Hiram de Lima Pereira e tantos outros e outras que tombaram firmes em seus propósitos.
                Vida Longa ao nosso aprendizado e às nossas lições.
                Vida Longa à nossa tolerância, pois dela fazemos nossa luta contra a intolerância. Nela, nos sustentamos inclusive para sermos muitos e muitas, que toleram nossos limites e até necessitam deles, ao mesmo tempo que nos ensinam o sentido do amor e da luta, da indignação e da esperança...
                Vida Longa a este Natal, que nos revela o mundo em sua realidade absoluta e nos ensina que “tempo de amor” é tempo de lutar. Que “Tempo de partilhar” é tempo de solidariedade (socialista, não burguesa). Que “tempo de servir” é tempo de aglutinar. Que “tempo de sorrir” é tempo de celebrar! Celebrar! Celebrar nossa consciência, nossa certeza sobre de que lado estamos, nossa certeza de que PRECISAMOS de um novo “tempo de...”...
                Vida Longa ao Natal pelo qual lutamos...
               
                Venham Todos!
                Venham Todas!

                Vida Longa!

                Ps.: Como todo Natal em que por aqui passamos, sempre lembramos. Dia 25 é aniversário de Painho, Seu Ardigam, o “Ardigam bucho-de-zebra!”...
                Vida Longa a Seu Ardigam!

6 comentários:

  1. Feliz, Natal, feliz!!
    A luta continua.
    Beijos.
    Cláudia

    ResponderExcluir
  2. Grande Russo!

    Vida longa!

    Abraços,
    Marcel Cunha

    ResponderExcluir
  3. Ildete Falcão29 dezembro, 2011

    Gostaria de oportunamente desejar a todos um ano novo de muita Luz, Paz,Saúde,Harmonia,Espiritualidade, Amor, Justiça, Equidade, Fraternidade,Respeito, Prosperidade, Felicidades, REALIZAÇÕES!!!!!!!!

    Abraços

    Profa. Ildete Falcão
    Tec. Educacional
    Campus de Castanhal

    ResponderExcluir
  4. Querido Amigo do coração

    Que todas as belas palavras tomem 'corpo concreto' neste ano que esta por vir e todos os demais, pois: para um mundo melhor, primeiramente NÓS devemos nos tornar melhores... e para isso não precisamos simplesmente de palavras, mas sim de Ações!!
    E que possamos refletir e aprender com cada uma dessas 'ações' quaisquer sejam os resultados delas.....

    Grande abraço com carinho

    § µ!-Ðaúd §

    ResponderExcluir
  5. Grande Marcelo,
    vida longa a você e Tábita, família, amigos e todos que "sempre fomos fiéis às causas perdidas".
    Grande abraço.
    Marcílio

    ResponderExcluir

O Universal Circo Crítico abre seu picadeiro e agradece tê-lo/a em nosso público.
Espero que aprecie o espetáculo, livre, popular, revolucionário, brincante...! E grato fico pelo seu comentário...
Ah! Não se esqueça de assinar, ok?
Vida Longa!
Marcelo "Russo" Ferreira