RESPEITÁVEL PÚBLICO!

VENHAM TODOS! VENHAM TODAS!

quinta-feira, 12 de janeiro de 2012

Conversa ao pé de ouvido de Hector...

“A decisão eu acho que é geral

É cada vez maior o pessoal

Conte comigo no seu carnaval

Seremos nós a nossa voz central.

O nosso enredo tem uma força tal.

Que já pôs medo no cordão rival...”

(Agora é Portela 74 /

Maurício Tapajós e Paulo Cesar Pinheiro)

 

            Salve, Salve, pequeno Hector.


            Cá estamos felizes com sua saudações em 2012 (em que pese teres nascido em 2011, hehehe) e nosso Circo, nossa Lona, nosso Picadeiro, nossos públicos e artistas dizem a ti: “Seja bem vindo, Pequeno Hector, o Guardador”.


            De seus pais, conhecemos mais sua mãe, nossa querida Nelma, uma de nossas aprendizes do Universal Circo Crítico. Uma ex-aluna, hoje professora, deste andante brincante. E estamos felizes em poder saudar, também, aqueles que convivemos quando de um momento tão especial.


            De seu nome, Pequeno Hector, esperamos que faça mais do que guardar, haja vista a origem grega de seu nome (O Guardador). E, como poucas vezes fazemos, é em seu nome que lhe presenteamos (e pode guardar contigo) nossa primeira lição, de todas as humildes lições que sempre gostamos de dar em nossas primeiras conversas: guarde muitos amigos, guarde grandes amores (que, também, são nossos amigos), guarde esperança, amizade, carinho, honra, verdade mas sempre as guarde em um lugar onde Todos e Todas possam ver, tocar, compartilhar. Guarde tudo isso em seu sorriso, em seu abraço, em sua palavra amiga...


            Chegaste em um 27 de dezembro e, da história da humanidade, tanta coisa, tantas lições, tantas histórias este dia nos permite refletir.


            Em dias como este, mundo afora, Inglaterra e Portugal assinaram um Tratado sobre Panos e Vinhos (português comprava pano inglês e este comemorava com os vinhos portugueses), Charles Darwin (aquele, da Lei da Evolução) começava sua viagem que tinha o Brasil como roteiro, A Pérsia muda de nome para Irã, a Indonésia é reconhecida como País Independente pelos Países Baixos e por aí vai...


            Mas, foi em um 27 de dezembro de 1945 que, em um novo ciclo, iniciava-se mais uma luta internacional dos lutadores do povo, dos trabalhadores do mundo. Em neste dia que foi Criado o Fundo Monetário Internacional, o FMI. Instituição que representa, de maneira inquietante e histórica, o mundo em que as pessoas viram coisas, em que o dinheiro vale mais do que a vida. Os donos do Mundo continuarão a comemorar sua criação. Nós celebraremos a chegada do Pequeno Hector. E, aqui, nossa segunda lição: as pessoas valem mais do que as coisas, a vida (e não falo apenas humana) vale mais do que o dinheiro.


            Há tragédias em nossa humanidade, Pequeno Hector, e uma delas escolheu esta data. Aliás, há não muito tempo. Foi em 27 de dezembro de 2008 que Israel fez mais uma de suas muitas ofensivas militares contra o povo palestino. Israel, assim cmo os Estados Unidos e os países mais poderosos da Europa tem essa, digamos, mania bélica. Atacar povos dizendo-os terroristas. Nesta caso, a esta data seguiu-se ataques até a Navios e Fragatas de ajuda humanitária. Sim, era necessária a ajuda humanitária, já que Israel usava “canhões contra bodoques a pedras” e assassinavam mulheres, crianças, idosos, jovens indiscriminadamente. Uma lição importante, mas bastante difícil: nunca se amedronte diante do poder, nem quando tiveres que lutar contra ele, nem quando fores tentado por ele. Que o poder revele aquele “Hector, o Guardador” que deixamos de lição no início desta conversa ao pé de seu ouvido.


            A arte também presenteou este dia 27 de dezembro... ou, também, despresenteou. Alguns nasceram neste dia, outros se despediram. O Maestro brasileiro Isaac Karabtchevsky ou o rockeiro americano Chris Bell, nasceu e despediu-se (respectivamente) num 27 de dezembro. E, exatamente assim (um nasceu, outro partiu) foi com dois grandes nomes da Música Popular Brasileira, da poesia, do samba e por aí vai: Maurício Tapajós e Cacaso (Antônio Carlos Brito) chegou e partiu, nesta ordem, neste dia. E a eles pertencem pérolas, entre as mais belas, de nossa música. Neste caso, pequeno Hector, em tempos em que, a cada dia que passa, a nossa música experimenta, cada vez mais, a massificação do que há de mais baixo, desqualificado, vazio de sua criação, em um tempo em que nossa arte é mundializada pelo que ela tem de pior, mais do que uma lição, nosso Circo, nossos Artistas, nosso público lhe deseja boa música. Como esta que lhe deixamos aqui, de presente, na voz de MPB-4 (que fez parte de minha infância) de Elis Regina...

            “O Brazil não conhece o Brasil / O Brasil nunca foi ao Brazil / Tapir, jabuti, liana, alamandra, alialaúde / Piau, ururau, aqui, ataúde / Piá, carioca, porecramecrã / Jobim akarore Jobim-açu / Oh, oh, oh...” (Querelas do Brasil)

            Mas, de poesia também homenageamos Cacaso: “Se pelo menos meu pensamento não sangrasse, se pelo menos meu coração não tivesse memória. Como seria menos linda e mais suave a minha história”.


            Por fim, pequeno Hector, nossa última e mais honrada lição.

Os Lutadores do Povo também tem suas, digamos, contradições. Foi em 1927 que o grande revolucionário Leon Trotsky fora expulso do Partido Comunista Soviético. Uma das mentes mais brilhantes e um dos principais lutadores revolucionários da Revolução Russa, fora expulso porque expôs e denunciou o pensamento de Lênin sobre o homem (“Quer conhecer o homem, dê o poder a ele!”) no evento mias significativo da luta do Homem contra o Poder na história da Humanidade, a Revolução de 1917 (que, com a revolução Cubana, somam-se as duas mais importantes lutas populares e revolucionárias que já testemunhamos). E é assim, na contradição, que fazemos nossa última saudação, pequeno Hector. Nas palavras de Trotsky, “Que as futuras gerações a livrem de todo mal e opressão, e possam desfrutá-la em toda sua plenitude”.

Parece um fardo grande demais, não é Pequeno Hector. Não te aperreie... não estarás sozinho.

Celebramos o Pequeno Hector!

Vida Longa ao Pequeno Hector!



Venham Todos!

Venham Todas!



Vida Longa

 

2 comentários:

  1. Suas palavras como sempre lindas e fortes! Uma linda homenagem a Hector. Sim vida longa!!
    Feliz 2012 para vc e todoa sua familia. abs
    karina

    ResponderExcluir
  2. Salve, Karina...
    E tu, querida? Quando homenagearemos um/a Pequeno/a Lutador/a do Povo?
    <:0)

    Abraços
    Há braços
    Marcelo Russo

    ResponderExcluir

O Universal Circo Crítico abre seu picadeiro e agradece tê-lo/a em nosso público.
Espero que aprecie o espetáculo, livre, popular, revolucionário, brincante...! E grato fico pelo seu comentário...
Ah! Não se esqueça de assinar, ok?
Vida Longa!
Marcelo "Russo" Ferreira