RESPEITÁVEL PÚBLICO!

VENHAM TODOS! VENHAM TODAS!

segunda-feira, 8 de março de 2010

8 de Março...

"-- O inimigo principal, qual é? A ditadura militar? A burguesia boliviana? O imperialismo? Não, companheiros. Eu quero dizer só isso: nosso inimigo principal é o medo. Temos medo por dentro.

            Só isso disse Domitila na mina de estanho de Catavi E então veio para La Paz, A capital da Bolívia, com outras quatro mulheres e uma vintena de filhos. No Natal começaram uma greve de fome. Ninguém acreditou nelas. Vários acharam que era piada boa esta.

            -- Quer dizer que cinco mulheres vão derrubar uma ditadura?

            O sacerdote Luis Espinal é o primeiro a se somar. Num minuto já são mil e quinhentos os que passam fome na Bolívia inteira, de propósito. As cinco mulheres, acostumadas uma fome desde que nasceram, chamam a água de frango ou peru, de costeleta o sal, eo riso que alimenta. Multiplicam-se enquanto isso os grevistas de fome, três mil, dez mil, até que são incontáveis os bolivianos que deixam de comer e deixam de trabalhar e vinte e três dias depois do começo da greve de fome o povo se Rebela e invadem as ruas e já não há como parar isto.

            Em 1978, as mulheres cinco ditadura militar derrubam uma. "

            (As Cinco Mulheres - Eduardo Galeano)


            Em 1857, um Ataque  Incendiário da polícia causa morte de cento e vinte e nove operárias da fábrica Cotton, em Nova Yourk; em 1911, é celebrado o primeio Dia Internacional da Mulher, em 1917, Em meio à Revolução Russa, Protestos e greves desencadeados por mulheres em São Peterburgo marcam o início da Revolução de Fevereiro (23 de fevereiro do Calendário Juliano ou russo).
            Segundo as pesquisas de meu velho amigo de luta, Giovanni Frizzo, "em 1922, após uma Conferência Internacional das Mulheres Comunistas, realizado na Rússia, é que foi definida uma data do 8 de março (para celebrar o Dia Internacional da Mulher). A data desta definição foi alusiva ao fato que, no dia 8 de março de 1917 (23 de fevereiro do calendário russo), uma greve coordenada pelas mulheres operárias das fábricas russas foi o estopim da primeira fase da Revolução Russa de 1917 que resultou na abdicação do Czar Nicolau II e Instituição do Governo provisório que posteriormente, em outubro do mesmo ano (Revolução de Outubro), seria derrubado pelo Partido Bolchevique passando a segunda etapa da Revolução Russa. "

            Histórias semelhantes, em 1857, em 1917, em 1922 e muitas histórias parecidas ao longa da história da humanidade, até nossos dias. As verdadeiras histórias são, inquestionavelmente, como de luta.

            E somos dioturnamente "avalanchados" Referências de Consumistas, superficialmente estésticas (não nego uma estética, que fique claro) e da manifestação da mulher frágil, da casa, da criatividade ... nunca da Luta Mulher que, verdadeiramente.

            O Universal Circo Crítico passou o dia vendo outros picadeiros, atrizes e outros artistas, palhaços e bailarinas, equilibristas e mágicos falando sobre o seu "Dia Internacional da Mulher.

            Faço o meu para contrapor duas mulheres que nasceram em um 8 de março: Maria Bonita e Hebe Camargo.

            Não é fácil encontrar uma biografia de Maria Bonita, baiana de Paulo Afonso. De Hebe Camargo, é inacreditável ...

            Mas, mesmo pouco, precisamos lembrar que é uma história composta de oito anos de luta no cangaço e Maria Bonita morreu violentamente pela polícia armada oficial na Serra de Angicos. Oito anos no sertão nordestino das primeiras décadas do século XX ...

            Pouco sabemos (pelo menos nós, aqui) de Maria Bonita ... De Hebe, mesmo quando não queremos, somos bombardeados por notícias dela (uma musa "do" paulistano Cansei ").

            Que este Dia Internacional da Mulher seja inundado pela coragem e história de Maria ... Maria Bonita.


Venham Todos!

Venham Todas!

 

Vida Longa à Luta das Mulheres Lutadoras!

Vida Longa!


Marcelo "Russo" Ferreira


PS.: Hoje, na Albânia, Rússia, Sérvia, Montenegro, Bulgária e Romênia é o Dia das Mães! Vida Longa às Mães do Mundo!
            Nënat Long Live Botërore!
            Да здравствует мир матерей!
            Живео свету Маме!
            Long Live в света Майки!
            Mamele Viva do Mundo!

4 comentários:

  1. Oi Russo. Adorei esse texto1 O dia internacional da mulher é realmente uma data interessante!Faz lembar com certeza das lutas que elas e outros grupos específicos (menos favorecidos)travam há séculos em todos os lugares do mundo!As mulheres tiveram muitas conquistas, mas faltoa uma que considero a mais importante: a aceitação como ser humano, que sofre, que tem defeitos,que não é uma heroína, que não é melhor ou pior que o homem, nem o oposto dele,tampouco sua complementação! Escuto quase todo dia uma dessas afirmações que para mim não fazem o menor sentido e, demostram que as mulheres ainda estão longe de sua maior conquista!
    bj
    Pati

    ResponderExcluir
  2. Olá, Pati.
    A luta das mulheres é a luta de uma classe, da classe trabalhadora contra toda e qualquer forma de opressão...
    Que bom que também estás nesta luta...
    Abreijos
    MArcelo Russo

    ResponderExcluir
  3. Daniel Dias17 março, 2010

    Saudações contemplativas, como sempre, fiseste um texto que dá "gosto" de ler, como diz nosso grande poeta e pensador Rubens Alves:"o sabor do saber". As mulheres são um "corpo" fantástico cuja compreensão perpassa a macies da sigularidade feminina. O "corpo feminino" acolhe, afaga, diverte, anima, intrestece, alegra-se,luta, vive, deleita-se, é único, ímpar dentro dá própria complexidade do ser mulher. A mulher é uma maneira de ser e de vestir e de se movimentar, por isso corre-se o risco dos homens perecerem com mulheres,mas isso nem sempre é bem visto por uma sociedade que ainda não compreende a importância do corpo feminino.Portanto....
    Daniel dias.
    Abraços.

    ResponderExcluir
  4. Olá Daniel...
    E tu sabes que eu recebi e-mail's "desatentos", dizendo "se liga, que história é essa de mulher em mim?"???? E são professores, doutores, universitários... nossa tarefa não é pequena, camarada!
    Valeu a visita, de novo!
    Grande abraço

    ResponderExcluir

O Universal Circo Crítico abre seu picadeiro e agradece tê-lo/a em nosso público.
Espero que aprecie o espetáculo, livre, popular, revolucionário, brincante...! E grato fico pelo seu comentário...
Ah! Não se esqueça de assinar, ok?
Vida Longa!
Marcelo "Russo" Ferreira