RESPEITÁVEL PÚBLICO!

VENHAM TODOS! VENHAM TODAS!

domingo, 28 de fevereiro de 2010

O Universal Circo Crítico... O Andarilho...


          Era 2000... Diferente de muitas das canções que por aqui registrei, não foi de um período tão distante.
          Naquele ano, na época em que fiz esta canção, estava iniciando uma relação com a casa onde morava, na Madalena (bairro tradicional do Recife) pois havia retornado de um período de três meses de pesquisa de campo em meu Mestrado, realizada na Catalunha, um Assentamento do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST), na cidade de Santa Maria da Boa Vista, no sertão de PE.
          Havia ficado um tempo sem compor, por conta das circunstâncias objetivas. A principal delas, não tinha um violão à disposição. Dividia a casa na Madalena com um Professor da Universidade Estadual de Pernambuco e ele tinha um violão, que praticamente não usava. Durante aquele ano, naquele belo bairro de Recife (quem conhece, sabe que bairro “mágico” é aquele), entre leituras da Dissertação, atividades com o Setor de Educação do MST/PE, aproximação com a então iniciada gestão do então Prefeito João Paulo (já em 2001 – Égua da eleição que dá arrepio só de lembrar) e um cotidiano de final de semana com o mar, quando pegava o ônibus aos sábados e domingos, bem cedinho, e ia caminhar na praia de Boa Viagem/Piedade.
          A volta daqueles três meses no Assentamento Catalunha (que, antes, era propriedade de Antônio Carlos Magalhães, o próprio – ACM Malvadeza) realmente me deixou com inúmeras idéias, projetos e desejos de sociedade e de mundo. Andar pelos sertões pernambucanos, na cotidiana companhia de companheiros e companheiras, educadoras e crianças campesinas provocava um turbilhão de pensamentos e, para uma época em que o violão ainda fazia parte de minha relação pessoal comigo mesmo, veio do andarilho, um sujeito muitas vezes urbano, de história própria e sofrimentos profundos, mas de lutas cotidianas ante a incompreensão (aliás, a total incapacidade de compreensão) de nossa sociedade sobre a luta diária e a história de vida de uma pessoa que é literal e verdadeiramente ignorada pela sociedade, pela “civilização”. Muitas vezes, inclusive, uma pessoa tratada como objeto de “burilação”, desrespeito e usufruto da capacidade de exercício da desumanidade... a incrível capacidade do homem de expressar, focado no pseudo-direito de divertir-se, sua des e inumanidade. Assim o é, também, com os trabalhadores e trabalhadoras da periferia, da favela, do campo, do quilombo, aqui e acolá. Assim o é com este sujeito só, o qual apenas chamamos de louco, maluco, perdido... andarilho.
          Apresento: “O Andarilho”, uma pequena expressão e voz de

          “As vezes eu caminho contra o tempo / em busca de um segundo. / Mas as coisas que se passam / em um segundo no mundo./ Sol e chuva, noite e dia, / desencontram.
           Ando contra o vento / sou quase imóvel./ O meu corpo não o vence./ Mas o vento é tão inútil aos meus sentimentos./ Miragens de minhas viagens./ Viagens de minhas miragens.
           Mas o tempo passa/ e as pedras sempre vão rolar./ Em algum lugar, seguro,/ talvez possamos brincar / no nosso quintal./ Ainda protegidos do frio concreto.
           Passo a passo nós daremos passos de andarilho./ Passo a passo o andarilho não procura escuridão. / Nem espaço distancia minhas léguas desalucinadas./ Minha luz sempre irá brilhar.
           Adivinha para onde nós iremos?/ Não sabemos,/ pois não existe esse lugar./ Não há tempo para a gente parar.
           Quem viaja em minha estrada não viaja só.../ Quem viaja em minha estrada não viaja só por viajar.”

Venham Todos!
Venham Todas!

Vida Longa!

Marcelo “Russo” Ferreira


P.S.1: Lembrando que as letras estão registradas em cartório comum. Não vale a pena “plagiar”. A melodia... um dia desses...

P. S.2: A foto, no violão, é velhinha... 1997!

6 comentários:

  1. Russo
    O caso é que adoro seu blog, e encontro lá, vc, agora, lindo, com os cabelos grandes, cacheados, tocando violão. Adorei a letra da tua canção. Poderia gravar um cd e também registrar logo e mandar um para eu comprar rsrsr.

    Gostei muito da linda história de amor, real, concreta, de Fucik e Gustina. Também da bonequinha com a sobrinha. Sobrinhas, frevo, Recife, me lembram sempre Erika Suruagy, nossa grande companheira! Também gostei do texto de Nelson Ferreira. Bom, era tudo isso que queria postar no teu blog.

    Abraços,

    Joselúcia

    ResponderExcluir
  2. Olá, Joselúcia...
    Que bom ver você por aqui. Pois é, meus cabelos continuam cacheados, mas com mais fios brancos....
    saudades de nossa querida Erikinha.
    Espero vê-la sempre por aqui.
    Abreijos
    Ha braços
    Marcelo Russo

    ResponderExcluir
  3. Oi menino, linda a letra e concordo com a Joselúcia, grava logo p q a gente possa ter o prazer de escutá-la, beijos

    ps: caramba, tu não mudastes quase nada, manda também a receitinha do formol...hahaha

    ResponderExcluir
  4. Salve, salve, heliene...
    Até tenho duas gravaçoes, mais antigas (falei das gravações)... QUem sabe um dia não consiga fazer isso?
    QUe bom te ver por aqui...
    abreijos

    ResponderExcluir
  5. Nossa! não sabia que você gostava de compor música!Bacana mesmo.Achei que a letra tem tudo haver com você e sua tragetória de vida.
    Seus cabelos agora estão mais lindos, porque que algus ficaram brancos!

    P arabéns!
    A doro teus
    T extos: eles são
    I ncríveis

    bjs

    ResponderExcluir
  6. Coloca a canção aí, pô..
    Fiquei curioso!!!

    ResponderExcluir

O Universal Circo Crítico abre seu picadeiro e agradece tê-lo/a em nosso público.
Espero que aprecie o espetáculo, livre, popular, revolucionário, brincante...! E grato fico pelo seu comentário...
Ah! Não se esqueça de assinar, ok?
Vida Longa!
Marcelo "Russo" Ferreira