RESPEITÁVEL PÚBLICO!

VENHAM TODOS! VENHAM TODAS!

terça-feira, 22 de setembro de 2009

Lições de um tempo que já passou... Um dia de aniversário...

“Feliz Aniversário/
Envelheço na cidade”

(Ira)


São realmente inúmeras as passagens que temos em nossa memória, principalmente quando nos aproximamos ou já adentramos aos novos caminhos daquilo que coloquialmente convencionou-se a ser apelidado como “os entas” (40, 50, 60...). Aliás, foi assim que inaugurei a seção de “Lições de um tempo que já passou”, neste Circo. Inaugura-o falando de uma passagem vivida em idos 3 anos de idade, o pequeno “palhacinho”. O interessante daquela passagem foi a manifestações de amigos ao longo da vida, dizendo que conheciam aquela Rua, aquela “vilinha”... Se o mundo é pequeno, imaginem a Vilinha...
Pelo terceiro ano seguido, passo um 22 de setembro por essas bandas virtuais (a primeira celebração brogueira de meu aniversário foi, na verdade, no saudoso ArcaMundo) e acabei, hoje, por ficar recordando, logo quando estava acordando, as histórias de meus 22’s de setembro’s, talvez não os 40 (não tenho a mínima idéia do que aconteceu no meus primeiros três aniversários, apenas a impressão de que algumas cenas que ficaram em minha memória diziam respeito a eles), mas uma parte significativa deles: criança, adolescente, jovem, adulto... alguns com uma energia palpitando imensuravelmente, outros desafiando-me insistentemente.
Passei alguns aniversários em silêncio. Coisas da vida, a internet ainda não fazia parte de nosso cotidiano; Orkut, então, nem pensar!!!
Particularmente, recordo de um 22 de setembro de lições, mais do que de festa (festa, tipo festa mesmo). Lições que puderam ser celebradas por dias antes e dias depois daquele 22 de setembro, razoavelmente recente.
Passei, em um determinada época de meus ares pernambucanos, um período um tanto quanto recluso. Acho, sinceramente, que todos merecem seus períodos de recluso, e merecem, também, tê-lo no tempo e espaço que acharem necessário. Foi, à bem da verdade, um período interessantemente produtivo, nas minha viagens científicas e musicais, amadurecendo meu trabalho docente (Ah! Que saudades do Projeto Nossa Escola!), a minha luta e seus devidos e necessários aprendizados. Enfim, uma reclusão que não se tratou propriamente de sumir do mapa, mas de algumas coisas e pessoas importantes não estarem tão próximas, mais por meu protagonismo.
Era ainda a virada do ano (ou seja, nove meses antes deste particular 22 de setembro) e estávamos celebrando mais um Natal, mais um aniversário do querido Ardigam “Bucho de Zebra” (como meus amigos da época do Movimento Estudantil chamavam painho), e a vinda de parentes do Rio de Janeiro para aqueles dias. O particular daquele ano? O difícil caminho de reaproximação, após alguns anos de silêncio recíproco. Meses depois, em um final de semana de agosto, em um Dia dos Pais, um livro de presente e, finalmente, o 22 de setembro.
Um dia de certa tranqüilidade, aulas no mestrado, dia de estudos e uma passada na casa de (já reaproximado) painho e Glauce, pois esta havia dito “venha almoçar aqui em casa hoje, visse?”.
Por lá, naquele jeito único, característico de painho, um livro: Chatô! O Feliz Aniversário expresso mais do que na obra literária, expresso mais do que no presentear, ato contínuo e contraditório de consumo e do compartilhar. O Feliz Aniversário em todos os seus pequenos atos, que implicava em dizer, sem pronunciar necessariamente essas palavras, “estamos bem e felizes de novo!”. Palavras nunca ditas, mas eternamente expressadas.
... e ainda não cortei o cabelo, a única coisa que ele queria...

Venham Todos!
Venham Todas!

Vida Longa!


Marcelo “Russo” Ferreira


P.S.: Hoje é aniversário de minha jovem irmã, filha de Glauce. Exatos 10 anos de diferença. Ela está em Angola, longe, longe... Feliz Aniversário, Silvinha.

13 comentários:

  1. Feliz aniversário nesta data especial. Estás em Belém, então? Em breve aterrisarei por aí, na feira Pan Amazonica do livro para ler uns poeminhas de minha autoria. Quem sabe não tomamos um açaí e falamos do tempo que passou e do que aprendemos no caminho? Vida longa aos teus longos cabelos!!

    ResponderExcluir
  2. Parabens meu camarada, agora no 22/09 em terras paraenses, hoje vai rolar um carimbo e muito acai com peixe.
    Felicidades e vida longa

    ResponderExcluir
  3. Parabéns Grande...apesar de sequer nos conhecermos na época em que vc fez essa escolha, obrigado por vc ter vindo para Belém! Obrigado por ter mostrado alguns caminhos...

    Feliz aniversário!!!

    Gabriel Paes Neto

    ResponderExcluir
  4. Parabéns por mais este 22 de setembro! Muita saúde e sucesso.
    Beijos de seus amigos:
    Alexs, Michelene e Gabriela.

    ResponderExcluir
  5. Viva!!!!!!
    Salve!!!!!!
    Parabéns!!!!!
    Felicidades!!!!!!
    Vida Longa ao Bruxo das letras!!!!!

    Niver festejado com muito carimbó deve ser o máximo. Siga o conselho do "velho" Ardigam passe num barbeiro e corte o cabelo. kkkkkkkkkkkkkkkk
    Beijos!

    ResponderExcluir
  6. Vanuza Leião22 setembro, 2009

    Parabéns por este (seu) 22 de setembro!!!
    E por (seu) show de blog, digo, picadeiro, circo, espetáculo...Enfim, por tantas histórias vividas, criadas e planejadas.
    Felicidades e muitas saudades.
    Um super beijo

    ResponderExcluir
  7. Parabéns, Marcelo!
    Que suas palavras continuem iluminando e esclarecendo os caminhos de seus alunos e circenses!
    Você é uma pessoa muito sensível e especial! Tem mesmo que comemorar 40 anos de preocupação com justiça social e sensiblidade poética!
    Muvabreijos!

    ResponderExcluir
  8. Oi menino, como falei não entrei ontem na net, então antecipei o paabéns no orkut e aqui ele vai atrasado.

    vida longa a vc e "aos caracóis dos seus cabelos" (by, Caetano)...rs corta, não...rs
    beijos

    ResponderExcluir
  9. faltou um R no parabéns...hahha

    ResponderExcluir
  10. PARABÉNS por mais este ano de muitas alegrias, realizações, experiências, histórias... E cada vez mais, uma vida bem vivida!!!
    Beijos, Vi

    ResponderExcluir
  11. Ahh maninho! Que bom foi poder te dar um abraço e cantar o "feliz aniversário" duas vezes! E nas duas vezes com companheir@s de luta!!!
    Fiquei muito feliz em ter tua presença por poucos dias aqui em SSA e conhecer e contribuir na minha casinha! =D
    Já ando com saudades de todo mundo! Égua!
    heheh
    Que venham mais setembro e especialmente o dia 22 de cada um deles!
    Super beijos!
    Linna.

    ResponderExcluir
  12. queria ter passado e de dado muitos feliz aniversaário nesse 22 de setembro,tô em atraso em 10 aniversários.Apesar de passado o dia,que venha mais 10,e mais10 e muitos mais,agora com certeza lhe parabenizando em todos,quem sabe pessoalmente

    ResponderExcluir
  13. fueled addis farrar rhctotal particles kong immersion equilibrium negotiators soapbox soft
    semelokertes marchimundui

    ResponderExcluir

O Universal Circo Crítico abre seu picadeiro e agradece tê-lo/a em nosso público.
Espero que aprecie o espetáculo, livre, popular, revolucionário, brincante...! E grato fico pelo seu comentário...
Ah! Não se esqueça de assinar, ok?
Vida Longa!
Marcelo "Russo" Ferreira