RESPEITÁVEL PÚBLICO!

VENHAM TODOS! VENHAM TODAS!

terça-feira, 28 de outubro de 2014

The Day After (e o título nem é tão original assim...)




– Não vejo a hora destas eleições acabarem, pois não aguento mais essas manifestações políticas todos os dias...
Essa manifestação, verbal ou virtual, ficou presente nos últimos dias e eu ficava me perguntando: o que fizeram... o que fizemos com um dos bens mais importantes de nosso povo? E de que bem estamos falando? De reconhecer-se política e historicamente, como sujeitos políticos e históricos. Isso dói mais ainda quando escuto jovens assim manifestarem-se.
– Odeio Política! (e desconhecem que é essa uma opinião política).
Aa eleições acabaram, mas, parece-me, ficaram muitas coisas no ar e fora do lugar. Mas muitas mesmo...
Primeiro, o Universal Circo Crítico manifesta, humilde e honradamente: não perdemos nenhum/a amigo/a por aqui, inclusive aqueles que são conservadores e seus demais adjetivos políticos (sem pejorativos). Muitos até “cobraram” a manifestação de voto neste segundo turno para a atual presidenta. E em muitos argumentos, esse apresentador concorda.
Porém, penso que precisamos, agora, nos posicionarmos sobre os blá-blá-blás (nada sem graça) que já testemunhamos e que, à bem da verdade, repetem-se de 2010.
Este apresentador, paulistano de nascença, crescença e espulsença, e que ainda mais tem metade de sua vida (fora os anos fora, ainda com os sentimentos fortemente ligados a São Paulo) vivida naquelas terras, lamenta as manifestações de parte desta sociedade (a mesma de 24 anos atrás, diga-se de passagem) sobre o Norte e Nordeste Brasileiros. Não ecoa, não tem fundamento, não reconhece sequer que os resultado das eleições é o que se tem com a democracia burguesa representativa.
O problema é quando isso é manifesto por nomes de, digamos assim, mais peso. Artistas, Comentaristas Políticos, Legisladores recém eleitos etc. Nem vale a pena dizer todos os nomes. Até porque, dizem que vão embora e depois desdizem... Aqui, vale um grande pensador “bloguiano”, a quem tenho muita admiração, Leonardo Sakamoto:
“Não se enganem, colegas. Esses crimes virtuais cometidos por zumbis incapazes de enxergar no outro um ser humano detentor do mesmo direito à dignidade foram alimentados por argumentos construídos e divulgados, ao longo do tempo, por pessoas que não se preocuparam com o resultado negativo de seus discursos. Mas, autoproclamando-se arautos da decência, sabem que são norte intelectual para muita gente.”

Aos que manifestam as contas sobre quem NÃO votou na Dilma e, portanto, a Dilma NÃO teve maioria, tem meu reconhecimento. Mas, sejam inteligentes. Foi maior o número de eleitores que NÃO votaram no Aécio Neves... Aqui, no nosso picadeiro, também tivemos muitas abstenções (o Circo é pequeno, né?), mas Dilma levou com 71%...
– Então chama ela para ser presidenta deste cirquinho e deixa o Brasil para os Brasileiros... (gritou alguém com a Revista.. ops! Digo.,.. Panfleto da Veja na mão)
– Aff... Até aqui me aparecem esses... Ben-za-de-us!
Aos que se manifestam contra o Bolsa Família, contra a Corrupção, contra o dinheiro no Porto Mariel em Cuba etc. (ou que até dizem “vão pra Cuba”), nosso Picadeiro e humilde (mas segura) arquibancada – que é uma só, aqui não tem essa de ingresso mais caro... aliás, todos os espetáculos são gratuitos – reitera: Aécio não era contraposição, PSDB não era contraposição. E quando dizemos isso, é para reiterar que a distribuição de renda destes se dá no mesmo ponto de vista do atual governo (muda, evidentemente, a questão de cobertura), que a Corrupção se dá na mesma medida também (com a diferença de mídia e legislativos comprados jogarem lixo para debaixo do tapete) e continuariam com as relações externas (talvez com a clara mudança de foco: da “ditadura” cubana pra o imperialismo-bélico americano... grande vantagem essa, aff!)
Aos que aqui e doutros cantos se manifestam sobre Cuba, Venezuela, Bolívia, Argentina de maneira ríspida, ofensiva, degradante... bom, não gosto do termo. Mas, estudem... e PAREM DE LER VEJA!!!! A imperfeição destes países e de seus governo nem se compara a (hummmmmm... o termo agora vai ser sereno) a imperfeição de governo como dos EUA, dos países da União Européia, Israel e tals...
Mas, que possamos aprender um pouco mais com as lutas do Povo Boliviano que pós a correr o governo e a Empresa americana que quis privatizar a água, inclusive da chuva. Que possamos aprender com o Povo Argentino a coragem de apoiar sua presidenta com a “Ley de Meios”, que ver-da-de-i-ra-men-te democratizou os meios de comunicação deste país. Que possamos aprender com o Povo Venezuelano que defende nas ruas a sua democracia e que na última tentativa de golpe, deu um recado alto e claro aos EUA e à mídia burguesa nacional e internacional.
O Universal Circo Crítico voltará a ampliar seus temas, como dantes... Claro, isso não significa que ficaremos imunes aos acontecimentos políticos de nosso país e do mundo.
Venham Todos!
Venham Todas!
Vida Longa...
Marcelo “Russo” Ferreira
           

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O Universal Circo Crítico abre seu picadeiro e agradece tê-lo/a em nosso público.
Espero que aprecie o espetáculo, livre, popular, revolucionário, brincante...! E grato fico pelo seu comentário...
Ah! Não se esqueça de assinar, ok?
Vida Longa!
Marcelo "Russo" Ferreira