RESPEITÁVEL PÚBLICO!

VENHAM TODOS! VENHAM TODAS!

domingo, 23 de junho de 2013

O Povo nas ruas... O Povo...? Nas Ruas...?







“A luta do Homem contra o poder
é a luta da memória contra o esquecimento”
(Milan Kundera)





            Fiquei pensando cá com meus borbortões, olhando para meu picadeiro, a Lua aparecendo por entre a fresta na Lona Furada, meus artistas pensando, ou agindo... ou os dois e muito mais... O Público? Confesso que, aparentemente, parece-me também confuso.
            Pensei se estava ficando limitado, que estava caducando ou, sei lá... não acompanho, na velocidade certa, os fatos, os acontecimentos políticos, as posições, opiniões várias (amigos/as ou cientistas políticos e escritores que admiro).
            Nesses dias, li tanta coisa, vi tantas imagens, vídeos, da Globo, Bandeirantes, SBT...
– ... daí, queimaram o carro deles e não filmaram mais!
– Ai! Meus palhaços revolucionários...!
– Não deu p’ra perder a piada...
Bom, voltando... imagens da Record, da TVE e, claro, de amigos, blogs, o Face, sites de notícias mais respeitosos como Carta Capital, Caros Amigos, Brasil de Fato, MST entre outros, que tem suas diferenças entre si e que estabeleceram, em minha pessoa, a cautela. E com ela venho dialogando onde e como posso.

Cronologia ajuda (já estava fazendo isso em rodas de conversa e sala de aula) e a Socióloga Marília Moschkovich – em https://medium.com/@MariliaMoscou – confirmou o que já vinha pensando. Vamos lá:

Ato I: manifestações no Rio e em São Paulo (esqueceram das manifestações de Porto Alegre, meses antes) reprimidas, do início ao fim, com violência pela Polícia Militar, Batalhão de Choque, Polícia Civil (poder bélico estadual) e a já famosa parcimônia da nossa Mídia Tupiniquim. Foram três idas do Movimento Passe Livre, acompanhado de Bandeiras Históricas de Particos Políticos de Esquerda: PSC, PSTU, PSOL (os dois últimos, em tempos diferentes, dissidências do PT), PCO entre eles. Ah! Isso é importante...

Ato II: Folha de São Paulo e Estado de São Paulo (não acessei a Veja, o que, para este tema, foi uma pena) emitem em seus Editoriais: “Desçam a porrada nestes Vãndalos e Barderneiros que não tem o que fazer e atrapalham o trânsito”. O facista de plantão Arnaldo Jabour (como dói no coração quando alguns amigos colocam as frases de amor supostamente dele nos seus perfis de redes sociais) vai mais adiante e vocifera seu ódio de classe em Rede Nacional. A Juventude do PSDB lança nota oficial, não apoiando as manifestações, defendendo que elas tem o único objetivo de desestabilizar o governo de São Paulo (a vinte anos nas mãos do PSDB, eita povo difícil, esse... E só lembrando que sou nascido, crescido e expulsado de São Paulo). O Governo do Estado (e a Imprensa transmite) deixa claro: vai reprimir...

Ato III: Dia 13 de junho: as ações de concentração em várias capitais e outras cidades começam. Em São Paulo, a perícia passará o final-de-semana inteiro para fazer análise em garrafas de vinagre, para confirmar que é vinagre. Jornalistas são presos e o confronto se arma com “prisões políticas” em plena luz do dia. À noite, mais violência nos “jornalecolões” de nossa imprensa golpista. Mas, com seus jornalistas gravando e registrando os excessos da Polícia Militar... mas não editaram... Consequencia do Ato III? Um Ato 3 ½... na sexta... “Sem bandeiras políticas” diziam para o próximo ato! “Sem Movimentos Sociais!”, “Sem Sindicato!”... Todos de Branco... Todos contra tudo!!!! O Ato não aconteceu, até onde me consta e o final-de-semana se avizinhava...

Ato IV: um fim de semana!!!! Um longo e mobilizatório fim de semana! As redes sociais pipocam de imagens, sátiras, crônicas e vídeos gravando policiais quebrando as próprias viaturas (esqueceram as chaves dentro!), trocando de roupa no meio da rua (usando roupas “civis”) e a mobilização se fortalecendo para a segunda-feira que chegará: o maior de todos os atos. Jornalistas globais, SBTais, RECORDotais, BANDetais etc. machucados... Não dá mais para esconder a violência gratuita dos Governos Estaduais. No meio do Ato IV, uma Copa das Confederações e os protestos contra os megaeventos pipocando (aliás, diferente do que dizem, os protestos estão acontecendo a, pelo menos, dois anos contra a Copa e os Jogos Olímpicos) e o pau comendo, também... A mídia não mais silenciosa, mas omitindo a violência policial (principalmente em Brasília). Mas, a segunda-feira estava próxima...

Ato V: O Povo nas Ruas... Quem?

É, tive que dar um “alcunha” ao Ato V... A Melhoramentos e a Aracruz Celulose estão em festa. Talvez a Faber Castel também... foi tanta da cartolina e das canetas piloto que terão que repor o estoque nas papelarias rapidinho... Nos cartazes? “Abaixo isso e tu abaixa aquilo!” (só p’ra não descrever os inúmeros “temas”). Nos microfones jornalísticos? “Contra a Corrupção! Pela Paz!”... Cadê as bandeiras? “Abaixa a Bandeira!”... Mas, tinha Bandeira do PSDB? Do DEMo? Do PPS? Do PSDB? Do PSD? E a ARENA ainda existe (http://partidoarena.info/In%C3%ADcio.aspx). Tinha bandeira da UDR (União Democrática Ruralista)? Tinha (essa é p’ra doer de rir) Bandeira da Globo? Da Record? Do SBT? Da BAND?... As Bandeiras, dentre as que lá estavam nas ruas, E SEMPRE ESTIVERAM E SEMPRE CONVOCARAM O POVO ÀS RUAS, eram do PSOL, PSTU, PCB, PCO... É igual às remoções de bairros (pobres e populares) inteiros nas Capitais da Copa: sempre estiveram lá, mas não podem mais. E que apanharam por três dias nas manifestações da semana anterior.

Ato VI: Palavras de ordem? Ué! Apanharam de quem uma semana antes? Até onde acompanhei, nenhuma testemunha citava os Reacionários de Plantão! Governo, Mídia, Representantes do Grande Capital! Nada... O mais incrível foi a reação de Patrícia Poeta (âncora temporária do JN, enquanto Bonner – que se arrependeu e voltou rapidinho – só cobria a Copa das Confederações), manifestando a ética, honestidade, seriedade e imparcialidade do seu jornalismo ante aos registros nas manifestações contra a presença de seus jornalistas. Um discurso que, claro, “equeceu-se” de Diretas Já, das Eleições de 1989, do Golpe na Venezuela em 2002 e de todo o silêncio ante aos atos políticos dos últimos anos acerca dos Megaeventos Esportivos e (ali, logo ali) na violência da PM nas manifestações da semana anterior.

Ato VII: estamos vivendo. Até programa de auditório faz citações sobre as manifestações desta semana que passou. Mangabeira Unger no “Esquenta”??? Ben-za-de-us!

Mas, que parece que não sabemos?

1.    Ônibus que entre algumas capitas foram parados em “blitz”, passageiros revistados, celulares checados... Tinham vídeos? Vão para a perícia;
2.    Em BH e em Brasília, um jovem foi preso em casa (Lembram de “Chame Ladrão” do Chico Buarque? Ah! Não conhecem? Entra na internet...)
3.    Uma ocupação do Movimento dos Trabalhadores Sem Teto (MTST) em São Paulo havia sido alvo de um incêndio;
4.    A atual enbaixadora dos EUA no Brasil é a mesma que estava na Embaixada dos EUA no Paraguai, quando do Golpe a Fernando Lugo;

Como podem ver, apenas PARECE que não sabemos...

O Universal Circo Crítico é pequeno, humilde, pobre materialmente... talvez alcance poucas pessoas. Talvez não tenhamos o alcance de outros blogs, de outros palcos, de outros “anonymous” da vida... Mas, há algo estranho, esquisito pra dedéu e os poucos diálogos de rua que tive confirmam que realmente tá tudo muito esquisito e, mais ainda, preocupante.
Uma ditadura já não prescinde de tanques na Rua e Militares no Poder... Venezuela em 2002 e Paraguai em 2012 são lições. Espero que possamos lembrarmo-nos dela...
Venham Todos!
Venham Todas!
Ah! E tragam suas bandeiras!!!



Vida Longa!

Marcelo “Russo” Ferreira

Um comentário:

  1. Marcelo, não é de branco à toa. è que a direita está por trás, como Marcha com Deus pela família e a propriedade. Num livrom antigo tinha a foto de umas dondocas com cartazes que dizia: O gigante acordou. Isso é brincadeira?
    Estão falando contra a Copa? Não. Estão falando contra um governo popular de esquerda, que tem muito que discutir com os movimentos sociais e melhorar, mas é o governo que mais fez pelo povo na história deste país.
    Mas agora s mídias fizeram, com trabalho de formiguinha, o povo ficar fascista, acreditar nela: nenhum político presta, vamos para ruas quebrar tudo.
    Estão cegos, eu vejo por meus alunos: NENHUM político presta. Por isso quebram bandeiras do PSOL, PSTU...etc
    É anarquismo no sentido de baderna, então, ele vira para a face fascista.
    Se você pede para lerem um artigo de uma socióloga, eles dizem que não confiam.
    E não querem ler nada, querem apenas acreditar nisso: Quem defende bandeiras, do PT ou do PSOL, não merece confiança.
    E não sabem nada, acreditam em tudo que a mídia quer que eles acreditem, SEM PESQUISAR. nÃO sabem o que é a PEC, mas se a mídia diz que é ruim, acreditam.
    Só quedizem não acreditar na mídia, se ela for a um artigo da Revista Fórum, Caros Amigos, etc. Mas dizem amém para o que a Globo espeera deles.
    Estou com medo desta massa que explodiu odiando, apenas odiando.

    ResponderExcluir

O Universal Circo Crítico abre seu picadeiro e agradece tê-lo/a em nosso público.
Espero que aprecie o espetáculo, livre, popular, revolucionário, brincante...! E grato fico pelo seu comentário...
Ah! Não se esqueça de assinar, ok?
Vida Longa!
Marcelo "Russo" Ferreira