RESPEITÁVEL PÚBLICO!

VENHAM TODOS! VENHAM TODAS!

sábado, 12 de maio de 2012

O Universal Circo Crítico... Mainha...


Mainha

"Os nossos filhos andam pelo mundo! È isso que eu compreendo: andam pelo mundo, pela Terra toda, por toda a parte, com um só fim!... Os melhores corações, os espíritos honestos avançam resolutamente contra tudo o que é mau, esmagam a mentira sob os seus passos firmes."
(“A Mãe” – Máximo Gorky)

E andando pelo mundo, escolhi minhas trincheiras, meus amigos e minhas amigas de luta, Brasil e Mundo afora... até aqueles que eu nem conheço... Porque aprendi pequeno a importância dos amigos e, mesmo não conhecendo a palavra, aprendia o significado da tolerância...
E andando pelo mundo, fui construindo minhas lições de vida e de sobrevivência, de medo e de superação... Porque vez em quando deixava-me em meu quarto (que nem era “quarto”) e vez em quando ia ver como eu estava e, assim, mesmo não conhecendo-a, aprendia o significado da palavra subjetividade...
E andando pelo mundo, fui cantando... porque a música era presente em nossa casa, na alegria ou na aparente ausência dela... ou na certeza da ausência dela. Porque a música é linguagem universal, tocar um ou mais de um instrumento era a forma de ampliarmos nossa relação com o mundo e, assim, mesmo não conhecendo-o, aprendia o significado do termo prática social...
E andando pelo mundo fui estudando, lendo e escrevendo... e lendo e escrevendo, também lia e escrevia a realidade a minha volta... Nas canções que ousava compor, nas cartas, milhares de cartas que escrevia ao mundo, nas experiências que transformava em ciência. E assim, mesmo não conhecendo-a e, até mesmo, não compreendendo-a, aprendia o sentido da palavra conhecimento...

Mesmo distante e nos vai e vem da vida, a saudade se faz presente. Ando pelo mundo, distante em espaço, dizendo de onde vim, porque vim, de quem vim...
Que este dia seja todos os dias!

Abreijos do seu filho!

Ide Todos...! Ide Todas...! Às suas mães...

Vida Longa!

Marcelo Russo

2 comentários:

  1. Lindo!!!! muuiiito lindo! o seu texto (como sempre né?)
    Li esse livro porque vc. me indicou e at hj ele é meu "livro de cabeceira"
    bjs
    Telma

    ResponderExcluir
  2. Oi, Telma, querida.
    Então lá vai outra dica: E assim foi temperado o aço.
    Mas, ralmente, A Mãe é belo...
    Vida Longa!

    ResponderExcluir

O Universal Circo Crítico abre seu picadeiro e agradece tê-lo/a em nosso público.
Espero que aprecie o espetáculo, livre, popular, revolucionário, brincante...! E grato fico pelo seu comentário...
Ah! Não se esqueça de assinar, ok?
Vida Longa!
Marcelo "Russo" Ferreira