RESPEITÁVEL PÚBLICO!

VENHAM TODOS! VENHAM TODAS!

quarta-feira, 16 de novembro de 2011

Da arquibancada e a Universidade...


“Para estufar esse filó / Como eu sonhei / Só / Se eu fosse o Rei / Para tirar efeito igual / Ao jogador / Qual / Compositor / Para aplicar uma firula exata / Que pintor / Para emplacar em que pinacoteca, nega / Pintura mais fundamental / Que um chute a gol / Com precisão / De flecha e folha seca”
(O Futebol – Chico Buarque)

A primeira manifestação de nossas palavras, nossas viagens, ainda nos tempos do maravilho ArcaMundo, lá, pelos idos de 2007, foi sobre futebol... de rua. Após um ano de convivência com os demais artistas daquele espaço – em que sempre nos pronunciávamos com o “Síndrome do Fantástico...”, haja vista ousarmos escrever sempre aos domingos à noite – levantamos nossa lona e nosso espetáculo e inauguramos o Universal Circo Crítico.
Mas, naquela inaugural oportunidade, escrevíamos sobre o nosso Futebol de Rua e como ele acontecia nos bons tempos de Santa Terezinha, um bairro da Zona Norte de São Paulo. Sim, bons tempos...
Mas, o importante de resgatar aqueles tempos (e não, necessariamente, o texto de’ntão) é o que nos move atualmente.
No Universal Circo Crítico temos artistas e público de todo tipo, de toda história, de toda manifestação de trabalho. Somos professores, engenheiros, assistentes sociais, arquitetos... alguns até artistas, palhaços de verdade. E, dentre este tanto que sempre passa por aqui, temos aqueles que atuam como docentes no campo da Formação Superior em Educação Física (labuta de fato deste “escribador”) e outros tantos discentes.
Alguns de nós estão na Universidade Federal do Pará, casa que me acolheu em 2008, após passar pelo processo seletivo necessário. Alguns de nós andam angustiados e, que contradição, justamente pelo caminho que esta casa, a Universidade Federal do Pará, vem tomando justamente no campo de conhecimento que nos identifica (estes “de nós” que mencionei): o Esporte e o Lazer.
Assistimos acerca de dois meses, um estranho, público mas “in-público” movimento de capitação de recursos financeiros da ordem de 2,5 milhão de reais junto a Lei de Incentivo ao Esporte. Como a Lei Rouanet, trata-se da possibilidade de empresas (normalmente grandes) doarem para projetos de esporte e lazer (normalmente mais esporte do que lazer) cifras que podem ser dedutíveis 100% de Imposto de Renda.
Entretanto, várias estranhezas aparecem no caminho que a UFPA (pela sua Pró-reitoria de Extensão – PROEX) vem construindo desde a aprovação do projeto (que autoriza a captação destes recursos) até a sua realização (ainda em curso distante). Destaco alguns:
1. Nunca, enquanto docente e pesquisador (e os “de nós” também) fomos convidados a contribuir com este projeto. Se considerar o fato de desde 2010 este que aqui escreve já realizou reuniões na própria PROEX (sobre este assunto), a coisa fica mais complicada;
2. O projeto em si é de um atraso (de concepção, científico, de projeto de sociedade e por aí vai) que classificaríamos, sem medo, de “tacanho”. De um lado, a tentativa de espelhar na UPA o modelo de Esporte Olímpico moderno e, de outro lado, a de introduzir práticas esportivas (na verdade, apenas quatro manifestações dela) num superado “Esporte na Universidade”. Desde 2010 vínhamos refletindo com esta mesma Pró-Reitora o contrap onto desta proposta;
3. O fato de, recentemente, mesmo com as inúmeras manifestações institucionais (entendam, Faculdade de Educação Física) até mesmo junto ao nosso Reitor, Professor Carlos Maneschy, continuarmos assistindo os avanços na organização de todas as ações pensadas pela PROEX, deixando claro e (im)público que não tem interesse em convidar as suas Faculdades (é a própria Universidade negando a contribuição acadêmica de suas Faculdades);
4. E agora, desde a semana passada, a PROEX inaugurou um processo de “abaixo assinado” para garantir à uma empresa privada (a “Oi Futura”) o apoio da própria comunidade (os alunos, em sua maioria) a este projeto. É como uma eleição: “votem em mim e depois digo o que e como vou fazer, se eleito for”...
É neste espírito de indignação (que sempre permeia as reflexões universais de nossos artistas e público) que declaramos nosso apoio ao abaixo assinado construído pelos Centros Acadêmicos de Educação Física, Letras, Pedagogia e Serviço Social da UFPA (Belém), do HAPAX (Grupo de Pesquisa Histórico Sociológico do Corpo, Educação Física e Esportes – ICED/UFPA) e aqui divulgamos.
Da nossa parte, uma tristeza expressa... mas uma energia de continuarmos defendendo nossos princípios inabalável.
Aqui, convidamos a Todos e Todas, vinculados a UFPA ou não, a incorporarem as fileiras deste abaixo assinado (http://www.peticaopublica.com.br/PeticaoVer.aspx?pi=jgufpa). Nós já o fizemos.

Venham Todos!
Venham Todas!

Vida Longa!

Marcelo “Russo” Ferreira

4 comentários:

  1. MARCELO, COMO O CONTRÁRIO DO QUE ACREDITAMOS SOBRE EDUCAÇÃO TEM ACONTECIDO AVASSALADORAMENTE!!! OS ORGANISMO PRIVADOS TEM ENTRADO NOS ESPAÇOS PÚBLICOS SEM PEDIR LICENÇA. VAMOS Á LUTA!
    BEIJOS,
    CLÁUDIA MARINS

    ResponderExcluir
  2. Olá, Claudinha, a síntese da soma dos dias.
    Há muito, mas muito mais sujeira por conta de nossos direitos ao esporte e lazer. Por mais que existam bravos lutadores por garantir este direito de maneira libertadora, ainda enfrentaremos a teoria do "Pão e Circo" que sempre conduziu o esporte e lazer deste pais como mais forte... e a força de nossos inimigos nos dão força para nossa resistência.
    Vida Longa à Soma dos Dias.
    Vida Longa!
    ABreijos
    Há braços!

    ResponderExcluir
  3. Karina Paraense19 novembro, 2011

    Professor Marcelo "Russo", aprecio muito os seus textos que, por sinal, são sempre bem escritos e argumentados! Parabéns pelo blog, e, confesso que estou sentindo falta de uma discussão sobre a divisão do estado Pará. Acho que a questão, também, merece uma enquete aqui! Boa noite, abração!

    ResponderExcluir
  4. Ola, Karina.
    realmente, estamos devendo este tema...
    Mas, cumpriremos com o nosso papel...
    Abreijos
    Há braços!

    ResponderExcluir

O Universal Circo Crítico abre seu picadeiro e agradece tê-lo/a em nosso público.
Espero que aprecie o espetáculo, livre, popular, revolucionário, brincante...! E grato fico pelo seu comentário...
Ah! Não se esqueça de assinar, ok?
Vida Longa!
Marcelo "Russo" Ferreira