RESPEITÁVEL PÚBLICO!

VENHAM TODOS! VENHAM TODAS!

sexta-feira, 22 de abril de 2011

Deu na Carta Capital: o Vale-tudo das "Olimpíadas"...


            “O senhor Gerente da 19ª GERÊNCIA DE CONSERVAÇÃO da SC/SUBEC/CGC, abaixo assinado, de acordo com o Art. 72 do RPT do Dec. “E” 3.800/70, determina a(o) COMUNIDADE VILA HARMONIA encontrada(o) na(o) AVN DAS AMÉRICAS 19019 E DEPOIS - RECREIO DOS BANDEIRANTES, que em obediência ao presente EDITAL, fica obrigado a, no prazo máximo de 0 dia(s) a contar do recebimento deste, DESOCUPAR ÁREA DE LOGRADOURO PÚBLICO – ÁREA RESERVADA AO TREVO (PRAZO IMEDIATO) - REFERENTE AO PROCESSO Nº 02/375342/2010 na(o) AVN DAS AMERICAS, ÁREA RESERVADA A TREVO - RECREIO DOS BANDEIRANTES, de acordo com as Normas da SC/COR...”
(Carta Capital, nº 642
20 de abril de 2011 - grifo nosso)

            O Esporte é Paz... o Esporte é Educação... o Esporte é Saúde.
            Jargões comuns, permanentes, quase inquestionáveis para este fenômeno historicamente construído, socialmente determinado: o Esporte!
            Em nome do Esporte, assistimos a alguns anos atrás a hipocrisia do futebol brasileiro, em vésperas de Copa do Mundo (2006), legitimar a ocupação de um país que a mais de século já o havia sido (ocupado), além de vendido, comprado e empobrecido por nações ricas do hemisfério norte: o Haiti.
            Em nome do Esporte, atletas “heróis da Copa de 1994” (quando o Brasil foi Tetracampeão mundial) fizeram um jogo amistoso na Chechênia (início de março deste ano) sem sequer conhecerem o contexto de conflito separatista e de estado, que desde os anos 90 do século passado tiram vidas. Foram jogar bola. Alías, Raí se arrependeu (www.rai10.com.br) e Cafú disse que "Fomos inaugurar um estádio e ponto final. Qual é o problema do cara que manda no país jogar com a gente? Se ele é um ditador ou se é gente boa não é problema nosso. Isso é um problema dele com o país dele - disse o ex-capitão da Seleção” (http://globoesporte.globo.com/futebol/noticia/2011/03/cafu-comenta-partida-na-chechenia-e-revela-surpresa-com-critica-de-rai.html).
            Em nome do Esporte, as grandes corporações da mídia esportiva brasileira e a CBF estão definindo o que assistiremos e, certamente, quem serão as equipes ad-eternas da primeira divisão do futebol brasileiro. Mais ainda, estão dizendo para o Norte, o Nordeste e o Centro-oeste brasileiros quais times temos que torcer.
            O Esporte já demonstra suas faces racistas e homofóbicas, há tempos. Para quem achava que havia sido apenas nos tempos de Hitler e da Segunda Guerra Mundial que esporte servia para mostrar quais raças são superiores e viris, é cego, mesmo se torcedor.

            Em tempos de preparativos para Copa do Mundo e Jogos Olímpicos (estes sempre confundidos com as Olimpíadas, que trata-se de outro fenômeno e momento do Movimento Olímpico), o que testemunhamos (tardiamente, pois as desocupações aconteceram em outubro de 2010) não acontece e/ou acontecerá apenas no Rio. Mais lá, por conta do evento de 2016.
            Aliás, há tempos testemunhamos a população mais carente sempre pagando a conta da viúva.
            A Copa do Mundo da África do Sul deixou um lucro para FIFA e patrocinadores folgado. Ao país africano uma dívida pública de cerca de 2 bilhões de dólares. A Vila Pan-americana (Jogos Pan-americanos do Rio, 1997) se transformou em empreendimento imobiliário apenas para quem tinha folgada disposição financeira. Nem o Universal Circo Crítico consegue montar sua lona ali perto.
            A Edição dos Jogos Olímpicos (não as Olimpíadas) do Rio, em 2016, já mostra mais uma face do Esporte moderno. Promover a privatização de uma riqueza cultural múltipla, global, manifesta em práticas corporais as mais diversas. E uma destas maneiras é expulsar o povo de sua história e, possivelmente, de suas populares práticas corporais. Isso, a título de valores baixíssimos de indenização ou moradias distantes.
            Antes dos Jogos Olímpicos, teremos a Copa do Mundo. Eu gosto de futebol, muita gente gosta de futebol. Mas será interessante que um evento desta magnitude demonstre, dois anos antes dos Jogos Olímpicos, o quanto de dinheiro e miséria, riqueza e pobreza será produzido nestes mega-eventos.
Tudo isso em nome do Esporte.
Um jargão, pelo menos, eu concordo: o Futebol promove ascensão social. Da forma, maneira e condição que o Capital quer – uma concentração de ascensão social – mas promove.

Venham todos!
Venham todas!... é preciso!

Vida Longa!

Marcelo “Russo” Ferreira

Em tempo: a CPI da CBF já era, antes de ter sido. Argumentam os parlamentares que uma CPI contra a CBF poderia prejudicar as obras dos Estádios e Aeroportos, já bastante atrasadas... ainda que lé não tenha nada a ver com cré!
Em tempo 2: por falar em “lé” e “crê”: Jogos Olímpicos é o evento! Olimpíada é o espaço entre uma edição e outra dos Jogos Olímpicos. Sacou?
Em tempo 3: Em princípio, o uso de qualquer marca dos Jogos Olímpicos (inclusive os históricos e os termos) são de exclusividade do Comitê Olímpico Brasileiro. Isso quer dizer que serei preso, neste artigo, 11 vezes diretamente e 2 indiretamente... Muito para um Circo tão... miudinho.
           

8 comentários:

  1. Adorei, Marcelo.
    Verdade refletida e dita, verdades!!!
    Beijos.
    Cláudia Marins

    ResponderExcluir
  2. Oi Marcelo,
    Odeio quando vc me chama "para a realidade".
    Odeio essa realidade!
    Odeio mais ainda nossa passividade.
    As "realidades do DF" já eram suficientes??!!
    Mas, como disse a Claudinha, "verdades".
    Beijos,
    Nêta

    ResponderExcluir
  3. SAlve, SAlve, Claudinha...
    E cade a Soma dos Dias? Nunca mais postaste?
    Sobre as verdades, lembro de Trotsky: ela é revolucionária.
    Bom te ver aqui.
    abreijos
    Há braços!

    ResponderExcluir
  4. Olá, Neta...
    Indignação e esperança. Essa é a chave.
    O que odeia é sua indignação. Ela só faz sentido se tivermos esperança. E esperança não é espera passiva, é atitude, protagonismo e responsabilidade coletiva.
    Indignar-se com nossa passividade já é um passo, não acha?
    TEnho certeza que sim.
    Abreijos
    Há braços!

    ResponderExcluir
  5. Oi querido,
    Como diria Gadotti, a Terra continuará apenas sendo considerada como espaço de nosso sustento e de nosso domínio técnico tecnológico, um ser para ser dominado, objeto de nossas pesquisas, ensaios e, algumas vezes, de nossa contemplação.
    Mais uma vez somos impulsionados pelo um paradigma econômico insustentável e as conseqüências são essas o Bicho-homem segundo Freire sem sua toca, sem sua terra como um lar.

    Um enorme abraço!
    Elane

    ResponderExcluir
  6. Fale seu Marcelo! Quisera eu conseguir atingir a eloquência das palavras da Elane... Mas não as conseguindo alcançar, te digo Marcelo, a espetacularização do esporte vem sendo enfatizada já desde a anunciação do Brasil como "abrigo" temporario destes eventos citados, e talvez ai more o mal maior no que diz respeito a "cegação"(do verbo cegar) generalizada esperimentada por nós... E da-lhe pão e circo no juizo do seu Zé e da dona Maria, porque o teto tá ruindo na cabeça, mas a seleção é penta... É seu Marcelo, a coisa tá feia!
    Abraço.
    Diego...

    ResponderExcluir
  7. Olá, Elane.
    Sempre, quando coloco coisas mais da "educação física" fico me perguntando por que nossos outros artistas, de outras profissões, de outros malabarismos não comentam? PArece que é pelo fato de realmente o espetáculo é bonito e, então, o que tem de errado nele? Mesmo sem um lar, todos tem um time para torcer e o comentário do ex-capitão da seleção brasileira é exlícito nesta questão...
    tanto o que fazer...
    Há braços!

    ResponderExcluir
  8. Camarada do Circo Mágico Diego, o malabarista viajante:
    "E da-lhe pão e circo no juizo do seu Zé e da dona Maria, porque o teto tá ruindo na cabeça, mas a seleção é penta... É seu Marcelo, a coisa tá feia!"

    Isso vai dar música!

    abraços
    ha braços!

    ResponderExcluir

O Universal Circo Crítico abre seu picadeiro e agradece tê-lo/a em nosso público.
Espero que aprecie o espetáculo, livre, popular, revolucionário, brincante...! E grato fico pelo seu comentário...
Ah! Não se esqueça de assinar, ok?
Vida Longa!
Marcelo "Russo" Ferreira