RESPEITÁVEL PÚBLICO!

VENHAM TODOS! VENHAM TODAS!

domingo, 26 de dezembro de 2010

O dia em que vi Deus... por Frei Beto...


          "Natal é a "despapainoelização" do espírito. É quando o coração torna-se manjedoura e, aberto ao outro, acolhe, abraça e acarinha. Violenta-se quem faz da festa do Menino Jesus uma troca insana de mercadorias. Quantas ausências nesses presentes!
          Em pleno verão, nos trópicos, o corpo empanturra-se de nozes e castanhas, vinhos e carnes gordas, sem que se faça presente junto àqueles que, caídos à beira do caminho, aguardam um gesto samaritano.
          Ainda criança, em Minas, aprendi com meus pais a depositar junto ao presépio a lista de meus sonhos. Nada de pedidos a Papai Noel. No decorrer do advento, eu engordava a lista: a cura de um parente enfermo; um emprego para o filho da lavadeira; e a paz no mundo. 
         Meu pai insistia para que eu registrasse meus sonhos mais íntimos. Aos 8 anos, escrevi: "Quero ver Deus". Minha mãe ponderou: "Não basta Nossa Senhora, como as crianças de Fátima?". Não, eu queria ver Deus Pai. Nem imagens dele eu encontrava nas igrejas, que exibem, de sobejo, ícones de Jesus e pombas que evocam o Espírito Santo.
           Na tarde de 25 de dezembro, meus pais levaram-me a um hospital pediátrico. Distribuímos alegria e chocolate às crianças, vítimas de traumas ou tomadas pelo câncer e por outras enfermidades. Fiquei muito impressionado com um menino de 6 anos, careca. 
         Na saída, mamãe indagou-me: "Gostou de ver Deus?". Fiquei confuso: "Só vi crianças doentes", respondi. Então ela me ensinou que a fé cristã reconhece que todos os seres humanos são imagem e semelhança de Deus. Por isso é tão difícil ver Deus. Pois não é fácil encarar a radical sacralidade de todo homem e de toda mulher.
           Aos poucos entendi que o modo de comemorar o Natal forma filhos consumistas ou altruístas. E descobri que Deus é tanto mais invisível quanto mais esperamos que Ele entre pela porta da frente. Sorrateiro, Ele chega pelos fundos, via um sem-terra chamado Abraão; um revolucionário, de nome Moisés; um músico com fama de agitador, Davi; uma prostituta, Raab; um subversivo conhecido por Jeremias; um alucinado, Daniel; um casal de artesãos que, recusado em Belém, ocupa um pasto para trazer o Filho à vida: Maria e José. 
          No Evangelho de Mateus (25, 31-46) Jesus identifica-se com quem tem fome e sede, é doente ou prisioneiro, oprimido ou excluído. Aqueles que para os "sábios" são a escória da sociedade, para Deus são os convidados ao banquete do reino. 
          Desde então aprendi que Natal é todo dia, basta abrir-se ao outro e à estrela que, acima das mazelas deste mundo, acende a esperança de um futuro melhor. Sonhar com um mundo em que o Pai Nosso transpareça na grande festa do pão nosso. Pois quem reparte o pão partilha Deus". (Frei Beto - Folha de São Paulo de 24 de novembro de 2000)

        Esta crônica de Natal é de Frei Beto (frade dominicano e escritor, é assessor de movimentos sociais e pastorais e autor do romance sobre Jesus "Entre Todos os Homens" Ática, entre outros livros) e foi enviado por uma grande amiga de São Paulo... 

Aos ollhos do Universal Circo Crítico, nossa melhor expressão de desejo de Feliz Natal... mesmo um dia depois...
Venham Todos!
Venham Todas!
Vida Longa!
Marcelo "Russo" Ferreira

14 comentários:

  1. Oi Marcelo,

    Sempre passo por aqui, leio e na maior parte das vezes mantenho comigo essa leitura.
    Mas, claro, nao eh por isso que estou escrevendo, primeiro feliz natal e muitas saudades, segundo nao te ver em brasilia durante a premiacao foi muito frustrante!!!
    Como estao as "criancas"?
    Beijos e que possamos ter mais momentos juntos em 2011.

    Neta

    Ah! ia esquecendo, amei o texto, tb o vejo todos os dias e ultimamente tenho necessidade de procura-lo em todos os momentos, feliz escolha a sua ao publicar este texto.

    ResponderExcluir
  2. Oi novamente,

    Ia esquecendo, quando parei de chamar a todos de "companheiros" foi no momento que percebi que companheiro partilha o pao, a manteiga, as lagrimas, o sucesso, a derrota e que, principalmente, partilha moral, honestidade, respeito nao apenas com irmao de sangue mas, com o irmao do mundo:

    Nao rouba, porque nao tem fome de dinheiro,
    Nao doa migalhas, porque se doa por inteiro,
    Nao abandona o barco, ajuda a esgotar a agua,
    Nao chora a miseria alheia pois auxilia na superacao,
    Nao faz inimigos pois perdoa a todos e lamenta aqueles que se mantem em magoas permanentes.

    Enfim... Natal eh presentear a todos com amor e acoes!!!

    Beijos,

    Neta

    Ps: Te amo!!!

    ResponderExcluir
  3. Olá meu amigo. Primeiro desculpe por ter acordado vc em pleno Natal com o meu telefonema...Adorei esse texto. Como você muitas vezes dejejei ver Deus, mas hoje compartilho da mesma opinião que você...Acho que o "espírito natalino" é isso: celebrar o amor, a luta pelos direitos humanos, pela educação de qualidade,entre outros.
    bju
    Patrícia

    ResponderExcluir
  4. Falar o que desse texto?
    Apenas uma coisa: É esse Marcelo que eu conheço e conheci a dez anos atrás. Nada de olho de vidro, porque quem te vê assim, não tem sensibilidade de ver sua riqueza enquanto ser humano.
    Que esse Natal cotidiano o faça aprofundar em suas reflexões - auto-reflexões necessárias ao todo da vida. E que a celebração natalina seja verdadeiramente dia a dia em seu viver.
    Continuemos a celebrar lutando pela paz e o amor para todos - o todo que começa em nós - significativamente dentro de nós.
    bjs mil - Ninna

    ResponderExcluir
  5. Olá, Neta.
    Amiga e comadre querida.
    Espero que seja este o "espírito de Natal" que levemos adiante, sempre, em nossas vidas.
    É um presente significativo saber que sempre nos visita por aqui...
    Vida Longa!
    Abreijos no coração...

    ResponderExcluir
  6. Oi, Paty...
    Só lembrando: o texto é do Frei Beto, visse? Mas é perfeito e nos diz o quanto precisamos voltar nossos olhares para, realmente, o sentido e significado do Natal. De um lado,a abundância coisificada burguesa; do outro, a solidariedade burguesa que revela, nas suas próprias imagens, o que a elite não consegue perceber: as crianças ainda sorriem com uma bola de futebol e uma boneca de pano... e isso não é um "obrigado por sua migalha"...
    Sempre feliz com suas visitas e parabéns pelo seu blog, também.
    Abreijos
    há braços!

    ResponderExcluir
  7. Oi, Ninna...
    Grato por suas palavras.
    Realmente, plantar amor em nós para com o mundo é uma arte que pouco conhecemos... o que mostra que ainda há muito o que fazer.
    Abreijos
    Vida Longa!

    ResponderExcluir
  8. Muito lindo, o Frei Betto sempre escreve coisas lindas no natal, tenho outros textos dele sobre esta data...
    Que mãe especial ele teve que fez com que aos 8 anos visse Deus em cada homem e em cada mulher!
    Mvbjs

    ResponderExcluir
  9. Olá,CAmila...
    Também sembre fico embebido com as palavras e a história de Frei Beto, principalmente acerca de suas lições neste período.
    Vida Longa!
    MVBjs

    ResponderExcluir
  10. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  11. oi, Marcelo.
    Viver junto á Verdade é se ver no Próximo, no Semelhante.

    Feliz Frei Beto!
    Obrigado pelo "Circo".

    Beijos, Cláudia Marins.
    P.S.: Exclui o comentario anterior. Havia erros.

    ResponderExcluir
  12. Olá Claudinha. Bom lhe ver no nosso picadeiro...
    A verdade como critério de verdade... Inclusive no Ver o Natal...
    Isso, aprendi agora, contigo...
    Vida Longa!
    Abreijos
    Há Braços!

    ResponderExcluir
  13. Nossa! Vinicius que maravilha chegar e ser recebido com tantas palavras revolucionárias que podem transformar a forma e o sentido do olhar para o nascer.
    Aqui não só o "vô viu a uva" todos nós vimos através da fala sentida do poeta-professor-guerrilheiro.
    Seja muito bem chegado!!!
    Tereza França

    ResponderExcluir
  14. Nossa! Vinicius que maravilha chegar e ser recebido com tantas palavras revolucionárias que podem transformar a forma e o sentido do olhar para o nascer.
    Aqui não só o "vô viu a uva" todos nós vimos através da fala sentida do poeta-professor-guerrilheiro.
    Seja muito bem chegado!!!
    Tereza França

    ResponderExcluir

O Universal Circo Crítico abre seu picadeiro e agradece tê-lo/a em nosso público.
Espero que aprecie o espetáculo, livre, popular, revolucionário, brincante...! E grato fico pelo seu comentário...
Ah! Não se esqueça de assinar, ok?
Vida Longa!
Marcelo "Russo" Ferreira