RESPEITÁVEL PÚBLICO!

VENHAM TODOS! VENHAM TODAS!

domingo, 4 de abril de 2010

Páscoa...

          “Jesus morre, morre, e já o vai deixando a vida, quando de súbito o céu por cima da sua cabeça se abre de par em par e Deus aparece, vestido como estivera na barca, e a sua voz ressoa por toda a terra, dizendo, Tu és o meu filho muito amado, em ti pus a minha complacência. Então Jesus compreendeu que viera trazido ao engano como se leva o cordeiro ao sacrifício, que a sua vida fora traçada para morrer assim desde o princípio dos princípios, e, subindo-lhe à lembrança do rio de sangue e de sofrimento que do seu lado irá nascer e alagar toda a terra, clamou para o céu aberto onde Deus sorria, Homens, perdoai-lhe, porque ele não sabe o que fez. Depois, foi morrendo no meio de um sonho, estava em Nazaré e ouvia o pai dizer-lhe, encolhendo os ombros e sorrindo também, Nem eu posso fazer-te todas as perguntas, nem tu podes dar-me todas as respostas. Ainda havia nele um resto de vida quando sentiu que uma esponja embebida em água e vinagre lhe roçava os lábios, e então, olhando para baixo, deu por um homem que se afastava com um balde e uma cana ao ombro. Já não chegou a ver, posta no chão, a tijela negra para onde seu sangue gotejava” (444 – 445)
(O Evangelho Segundo Jesus Cristo – José Saramago)

          Quando li essa magnífica obra de José Saramago, estava em meio às minhas leituras obrigatórias do Mestrado, cursado em Recife. Lembro que depois de lê-la, imediatamente tomei-me pelas mãos com “Levantado do Chão”, também de Saramago, que me acompanhava, um capítulo por dia, no meu percurso de casa ao trabalho, numa van em uma viagem de cerca de uma hora a uma e meia hora.

          Saramago sempre, sempre inspirou-me na relação subjetiva da realidade. Tanto que desafiei-me, a época de fechar minha Dissertação de Mestrado, a utilizá-lo em algumas importantes passagens, não apenas como alegoria e/ou epígrafes, mas como argumentação. Foi, inclusive, alvo de debate na defesa.

          Em “O Evangelho Segundo Jesus Cristo” pude, ainda que em uma literatura, ver o homem, ser humano, com história, com desejos, com ideais, com princípios, com labuta, chamado Jesus. Aquele que líderes revolucionários em tempos recentes caracterizaram como o primeiro revolucionário, o primeiro socialista que se tem registrado na história da humanidade.

          Ele não leu Marx ou Engels. Ele não confabulou nas Florestas da Bolívia, na Sierra Maestra ou em Angola com Che Guevara, El Comandante. Não conversou com Fidel, com Agostinho Neto, Salvador Allende...

          Mas ele dividiu o pão e o peixe com milhares e milhares de pessoas, fazendo do Milagre da multiplicação destes em um ato de solidariedade que apenas seres humanos além de seu tempo poderiam ter.

          Não pretendo, à bem da verdade, criar intrigas com o tema. Passeando em vários blogs, sites os mais diversos possíves, vi que esse tema às vezes chega às rugas de debates inflamados e ofensivos... e talvez por pessoas que sequer se conheçam. Talvez, maiores passeios pelas ondas da internet me colocariam diante de debates mais “violentos”.

          Eu, da minha parte, venho prestar neste final de feriado, minha singela homenagem Pascoalina, depois de dias em que os comerciais de TV e rádio nos inundaram com suas ofertas de peixes e ovos de chocolote, e não apenas estes, aparentemente típicos desta data, mas também “Bota Fora”s de Páscoa: carros, eletrodomésticos, supermercados etc.

          A Páscoa é, até onde entendo, na perspectiva dos religiosos mais praticantes e disciplinados, uma data que representa o renascimento.

          Ao Universal Circo Crítico não cabe outra posição, outro convite: que possamos fazer renascer nossa capacidade de solidariedade, nossa manifestação de vida, nossa transformação social ampla e irrestrita. Nossa capacidade revolucionária... como nos ensinou o primeiro grande revolucionário da humanidade.

          Venham Todos!
          Venham Todas!

          Vida Longa!


Marcelo “Russo” Ferreira


PS.: Não vou negar: saudade do Projeto Nossa Escola, onde desenvolvi anos de prática pedagógica no ensino infantil e fundamental. Na Páscoa, voltava p’ra casa carregado de chocolate.

10 comentários:

  1. Olá Marcelo, parabéns pela tua leitura do contexto em que estamos inseridos, expressado aqui pela temática páscoa/renascimento. Precisamos, sim, retomar os debates em outras bases, buscando identificar, à luz de uma dialética marxiana, o processo de construção social da realidade. O teu texto me faz lembrar o movimento perdido, a totalidade esquecida e a contradição escamoteada. Lembrei-me do Michael Lowy em "Ideologias e Ciência Social: elementos para uma análise marxista". Aprendi muito com vc!!

    ResponderExcluir
  2. Salve, Salve, caro Leonan.
    O aprendizado, inevitavelmente (e quem quer evitar????) será sempre recíproco, camarada...
    Ficamos feliz pela sua visita ao nosso Espetáculo
    Vida Longa!

    ResponderExcluir
  3. Oi Marcelo querido,

    Nunca havia postado em seu blog, mas te acompanho de perto...isso quando o meu tempo permite...

    Tem sido muito gratificante encontrar em você valores e lutas muito próximas às minhas. E, principalmente, fazermos uma corrente de força, não sei se totalmente revolucionária, mas no mínimo, "incomodativa" (se é que existe essa palavra), em campos e lutas que parecem pequenas, mas não são!

    Na verdade, nunca fui muito revolucionária, no sentido mais completo da revolução que defendes, mas tento ser, no mínimo, coerente, justa, crítica e humana.

    Só sei que, sendo ou não sendo revolucionária e marxista, como você o é, defendo uma sociedade que preze por valores de igualdade, de coletividade, de amor, de fraternidade, de limpidez, de "vergonha na cara".

    O que me dá muita alegria, atualmente, é saber que o que sou e defendo, pelo menos em alguns aspectos, “bate” com o que és....

    PUTZ! Isso tem sido muito legal!
    Isso me dá forças para continuar lutando por algumas causas na UFPA.

    E também, se não bater tanto assim, tanto faz...gosto de ti do jeito que és e.... quem sabe, gostes de mim, do jeito que sou.....

    Tem coisa melhor? Tem coisa mais fraterna e pacífica?

    Gosto de conviver contigo na UFPA, principalmente, porque somos “transparentes” e somos quem somos...doa a quem doer!

    Mil beijos,
    Mirleide

    ResponderExcluir
  4. Mirla querida...
    Seja sempre bem vinda ao nosso Picadeiro. O Universal Circo Crítico não quer que as nossas visitas fiquem apenas na platéia, por isso que ele é universal...
    Dizia Che a uma jovem espanhola - Maria Rosario Guevara Casablanca - que achava, pelos sobrenomes, que Che fosse um parente distante. Não o era. Mas che dizia a essa jovem espanhola, desconhecendo de qual parte da Espanha sua família era originária: "Não acredito que sejamos parentes próximos, mas se você é capaz de tremer de indignação cada vez que se comete uma injustiça no mundo, então somos companheiros e isso é muito mais importante"...
    Abreijos, querida companheira...

    ResponderExcluir
  5. Realmente, falar de páscoa é falar de Cristo, de ressureição, vida nova. É trazer à lembranaça, a ceia, ordenança de uma nova aliança. O Deus-homem que se fez presente entre nós e que por nós se deu para que pudéssemos viver a vida que não era nossa. Viva o Cristo ressurreto! Boa lembrança pascoalina Marcelo.
    Abçs.

    ResponderExcluir
  6. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  7. Oi menino, so ia ler...aí vi coment de Mirleide,(pausa p lembrar de Colégio Nazaré e Escola Superior de Educação Física do Pará ..aff, mais de 20 anos, ninguém merece hahaha) beijos aos dois...então "vamo q vamo" q a Páscoa, o renascimento é no dia a dia..e "a vida é curta e o tempo breve," felicidades a todos/as nós, beijos
    Heliana

    ResponderExcluir
  8. Bom te ver por aqui, Bruno...
    E que, já passado o período de Páscoa, possamos renascer nossa vontade de uma vida melhor e plena de direitos para todos.
    Grande abraço!
    Vida Longa!

    ResponderExcluir
  9. Olá, querida Heliana...
    VEja só o que o Universal Circo Crítico fez, hein? O reencontro de colegas de outros tempos. E nada como o tema da Páscoa para deixar esse encontro mais bonito, né?
    Sempre bom te ver por aqui.
    Abreijos
    Vida Longa!

    ResponderExcluir
  10. respondi email p vc e Mirleide...rs, so hoje vi pq quase não acesso o gmail, bjs aos dois

    ResponderExcluir

O Universal Circo Crítico abre seu picadeiro e agradece tê-lo/a em nosso público.
Espero que aprecie o espetáculo, livre, popular, revolucionário, brincante...! E grato fico pelo seu comentário...
Ah! Não se esqueça de assinar, ok?
Vida Longa!
Marcelo "Russo" Ferreira